Vale dos Vinhedos – Paisagens Deslumbrantes

Vale dos Vinhedos é um dos maiores centros produtores de vinho do Brasil. Localizada na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, a região abrange as áreas de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi, famosas por abrigar famílias de imigrantes italianos produtores de vinho, que chegaram ao país por volta de 1875.Hoje, o Vale dos Vinhedos possui paisagens deslumbrantes. Também é uma área cheia de contrastes, já que pequenas propriedades rurais dividem espaço com vinícolas de pequeno a grande porte.

Na mesma região, é possível encontrar boutiques, restaurantes e hospedagens, instalações que cresceram nos últimos anos devido ao enoturismo, que é bastante praticado no Rio Grande do Sul.

Do Vale dos Vinhedos saem os únicos vinhos do Brasil que têm Denominação de Origem, que aqui no Brasil é chamada de Indicação Geográfica, com garantia da produção de vinhos finos pela Aprovale (associação que promove o desenvolvimento sustentável do Vale dos Vinhedos, por meio do enoturismo).

A alta qualidade dos vinhos do Vale dos Vinhedos já foi até mesmo reconhecida com prêmios internacionais, como o Effervescents du Monde, o International Wine Challenge e o The International Wine and Spirit Competition.

Para os fãs do enoturismo, o Vale dos Vinhedos é uma ótima opção de passeio.

É possível realizar visitas guiadas às plantações de uva, degustações em vinícolas, participar de colheitas de uvas para produção dos vinhos e até mesmo de almoços e jantares harmonizados, sem contar outras atrações gastronômicas locais e históricas que também fazem valer a visita.

Por Sonoma Brasil

Conheça nossos vinhos nacionais


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.