O Tartiflette é um prato típico do inverno dos Alpes Franceses, região conhecida por Savoia. Essa delicia cremosa é preparada com quatro ingredientes: batatas, queijo, lardons (tiras de toucinho ou bacon caseiro) e cebolas. O nome deriva da palavra usada na Savoia para designar as batatas, “tartifles”, um termo também encontrado em Provençal.
O queijo tradicional para preparar a receita é o Reblochon, um queijo de montanha semi-mole de denominação de origem controlada. Para substituir o tradicional queijo nesta receita, indicamos o Raclette, um queijo de origem francesa e suíça que é produzido em ambos os lados dos Alpes. Feito de leite de vaca, é maturado por pelo menos 90 dias. Um queijo semiduro de textura firme, um pouco cremosa, ideal para ser consumido derretido!
Tempo de preparo: 30 minutos
Receita do Tartiflette
Ingredientes
[et_bloom_locked optin_id=”optin_1″]
- 100 g de Serra Das Antas Queijo Tipo Raclette Fatiado
- 150 g de batata
- 30 g de cebola
- 50 g de bacon
- 1 colher (sopa) de creme de leite fresco
- 20 g de manteiga
Modo de preparo
Cozinhe as batatas com pele em água e sal. Após o cozimento, remova as peles e corte em lâminas de 2 cm de espessura. Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola com o bacon. Em uma travessa coloque essa refoga, distribua por cima as batatas cortadas e cubra totalmente com o queijo e o creme de leite fresco. Leve ao forno para gratinar por quinze minutos a 200ºC ou até dourar.
Harmonização do Tartiflette: um vinho branco seco feito da uva Chardonnay é perfeito para harmonizar com pratos com queijos fundidos.
Procurando uma entrada rápida, fácil e deliciosa feita com queijos? Vale dar uma olhada na receita de queijo brie assado com maças e nozes-pecã.
[/et_bloom_locked]