Douro

Localizada no nordeste de Portugal, o Douro foi a primeira região do mundo a ser demarcada como produtora de vinho.

Esse título foi concedido em 1756, por Marquês de Pombal, devido à popularidade do vinho do Porto, que se tornou símbolo do Douro.

O vinho do Porto é o vinho português mais conhecido. Ele é famoso por seu alto teor alcoólico e doçura, características que são obtidas com a adição de uma aguardente vínica ou de um destilado, interrompendo o processo de fermentação do vinho.Justamente por essa adição é que o vinho do Porto também é considerado um vinho fortificado.

Desde a demarcação de Douro, a região passou por uma intensa transformação, sobretudo em sua paisagem.

As castas de uvas passaram a ser plantadas em encostas e socalcos, originando belas paisagens que foram reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, em 2001.

A região é cercada pelas serras de Marão e Montemuro, além de ter como afluente o rio Douro, de mesmo nome.

As características geográficas do Douro propiciam condições favoráveis à produção de uvas com cor intensa e níveis de açúcar mais concentrados.

Dentre as castas de uvas que são produzidas na região do Douro, as mais famosas são as tintas, como a Touriga Nacional, a Tinta Barroca, a Tinta Cão, a Tinta Roriz e a Touriga Franca, utilizadas sobretudo na fabricação do vinho do Porto.

A produção de outros vinhos tintos e brancos do Douro também é destacada.

A região tem castas como a Esgana Cão, a Viosinho, a Côdega e a Moscatel Galego, que resultam em vinhos frescos e com sabores equilibrados.

Por Sonoma Brasil

Na Sonoma você encontra os melhores vinhos portugueses.


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

 

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário