Da França, entre os brancos, Chablis é atualmente o preferido dos brasileiros. Ano passado, as importações cresceram 66% em volume e dobraram em valor (Ideal Consulting).

A 186 km de Paris, ao norte da Borgonha, a região de Chablis brinda a geologia, que lhe presenteou com um terroir singular. O solo de calcário jurássico (Kimmeridgiano) formado há 150 milhões de anos, repleto de pequenas conchas e ostras fossilizadas, atribui à Chardonnay um caráter mineral inigualável.

O savoir faire de centenários vignerons da região é outra peça inconfundível que compõe o mosaico desta emblemática AOC. Entre eles, destacam-se Dauvissat, Raveneau e Moreau – este último você encontra no Sonoma Market, com exclusividade. 

Infelizmente, hoje nem tudo são boas notícias… O frio intenso e as geadas da safra 2020/21 marcaram toda a França, que não registrava temperaturas tão baixas desde 1947. A Borgonha sofreu, sobretudo Chablis, com geadas, granizo, alta umidade e a proliferação de fungos, que resultaram em uma significativa perda em torno de 60%.

Na prática, nos próximos anos será muito difícil encontrar Chablis disponível. E certamente a restrição de oferta deverá provocar uma alta significativa nos preços.

A melhor hora para adquirir Chablis e reabastecer a adega pelos próximos meses e anos é agora, sem dúvidas.

Para os que, como nós, são apaixonados por esse vinho branco francês, hoje destacamos os Chablis da nossa curadoria de todas as principais sub regiões. Preços incríveis por vinhos imperdíveis!

Chablis

Curioso para provar e seguir descobrindo Chablis? Então vamos revelar mais alguns segredos.

Petit Chablis

Uma escolha ideal para começar a matar a curiosidade. Um branco leve, fresco e harmonioso, traz flores brancas, notas cítricas de limão e toranja e uma base mineral de sílex. Super agradável, perfeito para ser apreciado com 2-3 anos, ainda melhor quando acompanhado de ostras, peixes crus e camarões, além de queijo de cabra, Gouda ou Gruyère, e bem resfriado a 8°C ou 9°C de temperatura.

Chablis

O preferido dos brasileiros, expressa linda tipicidade e todos os atributos do seu terroir, especialmente quando degustado com 2-5 anos. Harmoniza perfeitamente com excelente companhia, aspargos, peixes ou aves, além de encantar os paladares mais exigentes quando combinado com pratos exóticos, como tandoori, caril ou sushis. Ainda conversa bem com queijos de cabra, Comté e Emmental. Servir preferencialmente a 11°C a 12°C de temperatura.

VINCENT DAMPT CHABLIS VILLAGE 2019 – PRÉ-VENDA

VINCENT DAMPT CHABLIS VILLAGE 2019 PRE VENDA

91 Pontos – Decanter
90 Pontos – Wine Enthusiast 

Um clássico! Mineral, elétrico e vibrante! Notas de pedra quebrada, brisa do mar e o frescor de frutas cítricas seduzem o olfato. Em boca um volume notável surpreende com uma acidez viva e sedosidade. Persistente, seco e extremamente agradável! Compre o Dampt Chablis Village aqui.

DOMAINE CHRISTIAN MOREAU CHABLIS VILLAGE 2020 – PRÉ-VENDA

DOMAINE CHRISTIAN MOREAU CHABLIS 2020 PRE VENDA

Assinado por um dos grandes nomes de Chablis, este exemplar da 2020 nasceu de vinhas com idade média de 40 anos, situadas em Fontenay Pres-Chablis e em Béru. Destaque para as notas minerais de sílex, nuances florais, maçã verde e pêssego. Sutilmente crocante, com frescor salino e maravilhosa acidez.

Chablis Premier Cru

Subindo o nível de exigência, esta região é formada por um riquíssimo e complexo mosaico composto por 40 Premier Cru Climats. Uma linda expressão da região que atinge sua maturidade entre 5 a 10 anos e pede um pouco de arejamento (tempo no decanter) para refletir todo seu potencial. Entrega uma incrível experiência sensorial quando harmonizado com ostras cozidas, peixes encorpados, aves caipiras e vitela ao molho branco e, claro, escargots, a especialidade da Borgonha. Temperatura de serviço: 12°C.

DOMAINE CHRISTIAN MOREAU CHABLIS 1ER CRU VAILLON 2019 (ORGÂNICO)

DOMAINE CHRISTIAN MOREAU CHABLIS 1ER CRU VAILLON 2019 ORGANICO 2

 

 

 

 

 

 

 

 

96 pontos Wine Enthusiast
97 Pontos + Medalha Platinum – Decanter
95 Pontos – Antonio Galloni

Harmonioso e vivaz, um Premier Cru de dicionário! Selecionado #1 Chablis 1er Cru da safra pelo crítico Neil Martin (Vinous), ganhou 97 Pontos e Medalha Platinum pela Decanter, que destacou “Abundante expressão de Chardonnay madura, com bala de limão, cremosidade, traços de baunilha e elegantes amêndoas cruas. Expressão da uva e terroir, com uma persistência longa que lembra lã e acacia.”

DOMAINE MOSNIER CHABLIS 1ER CRU BEAUROY 2018

DOMAINE MOSNIER CHABLIS 1ER CRU BEAUROY 2018 1

 

 

 

 

 

 

 

 

92 Pontos – Wine Enthusiast

Excelente tipicidade, complexos aromas florais, frutas exóticas e amêndoas frescas marcam a primeira impressão deste elegante Premier Cru Beauroy. No paladar, preenche a boca com frescor de capim-limão e notas minerais. Equilibrado e sedutor, evoluirá muito bem pelos próximos 5-10 anos.

DOMAINE MICHAUT CHABLIS 1ER CRU VAULIGNEAU 2019 – PRÉ-VENDA

DOMAINE MICHAUT CHABLIS 1ER CRU VAULIGNEAU 2019 PRE VENDA

Nascido em um vinhedo Premier Cru famoso por sua mineralidade e sabores cítricos, este é um dos Chablis mais lindos que já oferecemos, marcante, suculento e com abundante mineralidade. Para ser desfrutado nos próximos 8 anos, um achado!

Chablis Grand Cru

Expressão máxima de Chablis, um privilégio! Composta por 7 Climats – Blanchot, Bougros, Les Clos, Grenouilles, Preuses, Valmur e Vaudésir, esta icônica denominação oferece um branco extremamente complexo, rico e longevo, que atinge facilmente 10 a 15 anos de guarda, às vezes mais. Conquista com seus intensos aromas minerais de sílex, com frutas secas, amêndoas e um sutil toque de mel e uma característica nota de cogumelo do campo. No paladar, a harmonia sublime entre acidez e untuosidade, o torna um vinho inimitável. Lagosta, camarões, ostras e peixes ao molho branco se tornam cúmplices desta memorável experiência. Servir a temperatura de 14°C.

DOMAINE CHRISTIAN MOREAU CHABLIS “LES CLOS” GRAND CRU 2019 (ORGÂNICO)

DOMAINE CHRISTIAN MOREAU CHABLIS LES CLOS GRAND CRU 2019 ORGANICO

99 Pontos Wine Enthusiast
95 Pontos – Vinous/Neal Martin

Instigantes e sedutoras notas de sílex, pêssegos, fumo e abundante floral convidam o paladar a se esbaldar em uma maravilhosa acidez e encantadora salinidade. Sóbrio, estruturado e complexo, um Grand Cru Les Clos que seguirá evoluindo pelos próximos 20 anos. Sublime!

DOMAINE CHRISTIAN MOREAU CHABLIS “VALMUR” GRAND CRU 2019 (ORGÂNICO)

DOMAINE CHRISTIAN MOREAU CHABLIS VALMUR GRAND CRU 2019 ORGANICO

 

 

 

 

 

 

 

98 Pontos – Wine Enthusiast
94 Pontos – James Suckling

Envolvente e carnudo, este Grand Cru Valmur da 2019 oferece elegantes notas cítricas de lima e tangerina, com nuances florais de madressilva, maçã verde e brioche, com uma suculenta acidez. Generoso, longevo e memorável!

DOMAINE CHRISTIAN MOREAU CHABLIS “VALMUR” GRAND CRU 2018 (ORGÂNICO)

DOMAINE CHRISTIAN MOREAU CHABLIS VALMUR GRAND CRU 2018 ORGANICO

 

 

 

 

 

 

 

96 Pontos – Wine Enthusiast

Da ensolarada e excelente safra 2018, este Grand Cru Valmur entrega um complexo bouquet de frutas do bosque, um delicado toque tostado e uma desejada e irresistível mineralidade, envolta a notas de pêssego, mel, torta de maçã e limão siciliano. Opulento e envolvente, prazer pelos próximos 10-15 anos.

Equipe Sonoma Market

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário