A Bodegas Godeval é autoridade absoluta quando o assunto é Godello. Localizada na DO Valdeorro, a vinícola é dedicada a uma única variedade chamada Godello, tida por muitos como uma resposta da Espanha para a Chardonnay da Borgonha.

valdeorras

Valdeorras é uma Denominação de Origem Protegida pouco conhecida, na região da Galícia, no noroeste da Espanha. Os vinhedos da DO estão espalhados em terreno íngreme, protegidos por uma cadeia de montanhas da influência do oceano atlântico.

Poucos sabem que o ”Vale de Ouro” se responsabilizava pelos melhores vinhos da Galícia, 2 mil anos atrás, na época do império romano.

Além dos vinhos mais tradicionais produzidos à partir da Garnacha Tintorera (a portuguesa Alicante Bouschet), alguns produtores no começo dos anos 1970’s e 1980’s resgataram a casta Godello, milenar, nativa à região,i quase totalmente devastada pela filoxera, 70 anos antes.

Hoje Godello está em alta. Desde os restaurantes de Madrid a até os wine bars de Nova Iork, tem conquistado o cognoscenti, considerada pelos sommeliers e críticos uma resposta espanhola à Chardonnay da Borgonha, por ser capaz de evoluir e ganhar complexidade na guarda, quase sem paralelo, só encontrando competição nos Riojas Brancos.

Hoje apresentamos a Bodegas Godeval, localizada na Valdeorras DO, autoridade absoluta quando o assunto é a uva Godello, uma casta ainda pouco conhecida (e encontrada) aqui no Brasil.

Fundada em 1986, a vinícola se dedica há mais de 35 anos à produção de uma única uva, se tornando aos poucos os autores da melhor expressão da variedade.

No início, contavam apenas com 2 hectares de vinhedos e uma produção artesanal de apenas 18.000 garrafas por safra. Dois anos depois resolveram expandir e passaram a vinícola para dentro do Monastério de Xagoaza.

godeval espanha vinho espanhol regiao denominacao origem 1

Godeval, vinícola espanhola.

Ao longo dos anos foram aumentando a extensão do seu vinhedo e hoje contam com 21 hectares plantados apenas com Godello, com uma idade média de 15 anos e algumas vinhas chegando nos 40 anos. Estes três raridades impressionam por sua história, exclusividade e qualidade ímpar. Os vinhos de Godeval hoje não são segredos.

godeval vinho branco espanhol

Querido da Wine Spectator e altamente difundidos pelos norte americanos pela publicação, que diversas vezes considerou um dos vinhos da propriedade entre os Top 100 Vinhos do Mundo, os vinhos hoje estão disponíveis somente por alocação.

Alykhan Karim, CEO do Sonoma Market, está falando desde 2014 com o produtor, tentando para trazer algo para o Brasil.

Este ano finalmente conseguimos.

GODEVAL GODELLO 2020

O Godeval Godello Valdeorras DO 2020 trás no nariz a brisa do mar, seguido por pêras, damascos e pêssegos. Tem boca generosa, suculenta e linda acidez mineral.

GODEVAL CEPAS VELLAS 2018

O Cepas Vellas 2018 é elaborado com uvas selecionadas das vinhas mais antigas da propriedade, estagiando em cubas de inox em contato com as borras por um período de aproximadamente 5 meses. Um vinho completo, encorpado, que lembra muito um St. Aubin ou Pouilly-Fuissé Cru, tamanho complexidade.

Com 94 Pontos pela Wine Spectator, este vinho foi rankeado #17 dos Top 100 Melhores Vinhos do Mundo pela publicação em 2021. Apenas 150 garrafas no Brasil.

GODEVAL CEPAS VELLAS 2013

Um vinho branco espanhol com 9 anos de guarda e que está só agora no seu ápice?

Este é o Cepas Vellas 2013, que encanta com aromas de tosta, castanhas e damasco com um fundinho defumado e um toque de pimenta jalapeño. Sua acidez é impressionante, está super vivo! É macio, com linda salinidade e toque herbáceo.

Considerado pela Wine Spectator “#1 Vinho Branco da Espanha,” restam apenas 100 garrafas no mundo e todas estão no Sonoma Market.

Encontrar um Godello no Brasil já é uma grande raridade, ainda mais de um produtor tão significativo para a região.

Clique aqui e conheça essas expressões singulares do especial terroir de Valdeorras.

Salud!Equipe Sonoma Market

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário