A Uva Tempranillo é a terceira casta mais cultivada no mundo, usada em vinhos espanhóis e portugueses. Conheça mais sobre a suas origens e encantos.
uva tempranillo capa compressed

Uva Tempranillo: o que é, características de seus vinhos e muito mais!

Muito mais do que apenas uma “simples casta ibérica”, a uva Tempranillo é a terceira casta mais cultivada no mundo, sendo majoritariamente usada em vinhos espanhóis e portugueses. Conheça mais sobre a suas origens e encantos.

A existência do vinho na Espanha antiga foi descoberta em 1972, quando arqueólogos desenterraram um mosaico do deus do vinho Baco em Baños de Valdearados, no centro-norte da Espanha. O Tempranillo pode muito bem ter sido o vinho mostrado no mosaico já que existe na Espanha pelo menos desde 800 a.C.

Acredita-se que os fenícios trouxeram o vinho para o sul da Espanha, e os  elaborados com a uva Tempranillo originaram-se nesta área. Hoje, as uvas da casta são cultivadas mais comumente nas regiões de Navarra e Rioja, que ficam a cerca de 480 km a oeste de Barcelona.

A Tempranillo é a terceira uva para vinho mais plantada no mundo, por isso te convidamos a embarcar em uma jornada onde desvendaremos juntos as origens, perfil de vinhos e dicas de compra desta uva tão democrática e que conquista o paladar de tantos apaixonados por vinho ao redor do mundo.

O que é a Uva Tempranillo

Como contamos acima, a história da uva Tempranillo é bastante antiga. Os estudos realizados indicam que a casta vem sendo cultivada desde 800 a.C. na atual província espanhola de Cádiz. Ao que tudo indica, foram os fenícios que habitavam o Oriente Médio responsáveis por trazer as videiras até a Península Ibérica.

A Espanha possui aproximadamente 600 espécies de uvas nativas. Esse é um número que supera até mesmo o da Itália, país que também apresenta grande variedade de uvas autóctones.

A Tempranillo tem grande capacidade adaptativa, se desenvolve em locais com distintas altitudes, solos e microclimas, com uma grande preferência por regiões com grande amplitude térmica, em solos secos e vinhedos com alto índice de insolação, necessitando de pouquíssima água durante todo o seu ciclo, desde a brotação. 

É possível obter uvas da melhor qualidade em solos que são os pedregosos, os graníticos e os argilosos calcários, preferencialmente com baixa quantidade de matéria orgânica. Sua grande capacidade em se adequar aos mais diferentes locais, resulta em vinhos bastante distintos. É por isso que a casta ganhou dezenas de nomes diferentes em cada clima e região. Na Rioja, a Tempranillo alcançou a sua maior expressão. Seus vinhos são emblemáticos e têm grande reputação e notoriedade, tornando-se a casta símbolo da forte viticultura espanhola.

Origem Uva Tempranillo

Foto de vinícola de uva tempranillo.Tempranillo é uma casta de uva tinta originária da Península Ibérica. Seu nome vem do termo espanhol ‘temprano’, que em português significa ‘cedo’. O nome Tempranillo foi escolhido pelo fato desse tipo de uva apresentar ciclo de crescimento curto e amadurecimento rápido.

A uva Tempranillo é cultivada em quase todas as sub-regiões produtoras de vinho da Espanha, em Portugal, no Brasil, na Argentina, nos Estados Unidos e também na Austrália, e a uva basicamente recebeu um nome diferente em cada país – apesar de ser internacionalmente conhecida como Tempranillo.

No Douro e Dão, por exemplo, a uva foi batizada como Tinta Roriz, enquanto no Alentejo a casta recebeu o nome Aragonez. Na Itália é chamada de Negretto e, nos Estados Unidos, ganha a denominação Valdepeñas.

Além de serem utilizadas na fabricação de vinhos tintos, a uva Tempranillo também é usada na produção do tradicional vinho do Porto, surgindo como uma das cinco uvas que são permitidas na fabricação do vinho fortificado português.

Qual os aromas e sabores da uva Tempranillo?

Devido à diversidade de terroirs onde as uvas são cultivadas e a possibilidade de ser vinificada de diversas formas diferentes (em aço inoxidável, carvalho, cimento ou argila), a uva tem um perfil aromático e de sabores que é extremamente variado.

Quando jovens, elaborados com foco maior na exuberância da fruta, o vinho tinto feito com a uva Tempranillo apresenta aromas acentuados de frutas vermelhas, como framboesa, cereja e morango, que costumam predominar. Já nos vinhos tintos envelhecidos em carvalho, os aromas de geleia de frutas são marcantes, inclusive o de alcaçuz.

Em geral, também é possível sentir aromas e sabores de ameixa, tomate e figo seco, madeira de cedro, couro, tabaco, baunilha e cravo.

Os vinhos costumam ser bem equilibrados e ter uma acidez média, com teor alcoólico que gira em torno de 13-14,5% e taninos médios para mais, normalmente bem marcantes. 

Quanto maior a qualidade do vinho, mais equilíbrio existe entre a terra e a fruta. O final é tipicamente suave e perdura com o sabor do tanino em ambos os lados da boca.

Os vinhos Tempranillo das regiões do Novo Mundo, incluindo Argentina, México e Estados Unidos, geralmente oferecem mais sabores de frutas como cereja e molho de tomate, seguidos por taninos robustos e notas menos terrosas. O Tempranillo pode ser caracterizado como um vinho de corpo médio a encorpado, com características de frutas vermelhas.

Se você nunca experimentou o Tempranillo antes, pode descobrir que ele tem um perfil de sabor semelhante ao Sangiovese e ao Cabernet Sauvignon.

Uma nota sobre o corpo: o corpo dos vinhos Tempranillo costuma ser cheio-encorpado, principalmente considerando as safras com condições climáticas ideais e também os vinhos que passam por envelhecimento em carvalho – muitas vezes novo.

No entanto, esta casta tem cascas mais finas e uvas maiores que a Syrah, então quando você olha para ele em uma taça, parece mais translúcido. Devido ao estilo de envelhecimento tradicional em carvalho na Espanha, o Tempranillo costuma ter uma tonalidade laranja avermelhada.

Quais as características da uva Tempranillo?

Infográfco da Uva Tempranillo.

Crédito de Wine Folly

Não brotando nem cedo nem tarde, mas amadurecendo, como o apelido de “primeiro pequenino” implica, mais cedo do que as outras uvas ibéricas, a Tempranillo é muito apreciada pelos produtores.

Como é o caso da Garnacha (Grenache), a uva Tempranillo se presta bem ao cultivo em arbusto ou na forma de “cálice”, que é como tem sido tradicionalmente cultivada em toda a Península Ibérica. Pensa-se que a liberdade das vinhas do mato encoraja o desenvolvimento dos sabores frutados dos vinhos resultantes, ao mesmo tempo que proporciona sombra eficaz para os cachos durante os longos dias de verão na Espanha.

Muitos produtores espanhóis também estão obtendo bons resultados com as vinhas Tempranillo conduzidas em arames. Sendo uma variedade vigorosa, um regime de poda destemido é essencial para manter a qualidade dos frutos no seu melhor.

O Tempranillo é relativamente suscetível ao parasita oídio devido aos seus cachos compactos e cilíndricos. Esses cachos são um perigo vitícola, pois podem abrigar uma série de outras pragas e doenças que exigem um manejo cuidadoso dos vignerons.

Como é o vinho feito da uva Tempranillo?

Foto de garrafa de vinho de uva tempranillo.A região de Rioja, no centro-norte da Espanha, oferece o que muitos consideram uma das áreas de referência mundial para a uva Tempranillo. Por que? Bem, exemplos de alta qualidade desta área envelhecem tremendamente bem.

Aos 10 anos evoluem para vinhos tintos polidos com ricas notas de frutos vermelhos.

Aos 20 anos suavizam e adoçam sutilmente com características de nozes e frutas secas.

Ainda assim, a região é bastante extensa (e muito produtiva!) por isso há uma variedade de qualidades a serem encontradas. (Nem todos devem ser envelhecidos.)

Portanto, se você está procurando um ótimo lugar para começar, experimente uma garrafa de Rioja Reserva e mergulhe na história (e estilo) do que esta região tem a oferecer.

Rioja usa alguns sistemas de classificação para qualidade. Uma é por regime de envelhecimento e a outra por especificidade regional.

Na Rioja é muito comum elaborar vinhos com cortes majoritariamente compostos por Garnacha, Mazuelo e Graciano. O carvalho americano é a escolha tradicional dos produtores de vinho em Rioja, e o perfil de sabor do Tempranillo se integra bem com as notas de baunilha e coco transmitidas pelos novos barris de carvalho americano.

Mais a oeste, na Ribera del Duero, dizem que a região tem “10 meses de inverno e 2 meses de inferno”. A estação de crescimento extremamente quente (e mais curta) da região combinada com seus solos (argilo arenoso com margas calcárias) produz um estilo mais rico de vinho Tempranillo. 

Em Ribera del Duero, muitas vezes você vai encontrar a casta sendo chamada de Tinta del País. Por lá a moda é usar proporções mais altas de barris de carvalho francês, para permitir que a fruta de Tempranillo brilhe com foco em sabores de carvalho mais temperados. No entanto, com o tempo, os dois estilos foram gradualmente se consolidando e o consumidor já pode encontrar vinhos complexos elaborados em carvalho que combinam todas essas opções.

Subindo o rio Douro, e mais perto da fronteira portuguesa, existe também a região de Toro. Em Toro, eles costumam chamar a Tempranillo de “Tinta de Toro” e o vinho é feito em um estilo rico bastante semelhante. Esses vinhos são mais difíceis de encontrar do que Ribera del Duero (fora da Espanha) e são conhecidos por seus taninos robustos e aderentes.

Para os entusiastas e colecionadores de Tempranillo, Toro é um lugar para explorar mais.

Em Portugal os vinhos à base de Tinta Roriz (Aragonez) exibem uma cor vermelha profunda acompanhada pelo aroma complexo e sedutor de mirtilo, groselha, amora, framboesa, dentre outras frutas vermelhas. Este aroma é ainda mais realçado e intrincado quando o vinho envelhece em barricas.

O vinho envelhecido tem um efeito mais suave e aveludado no paladar com as notas exóticas de baunilha, coco, tabaco e especiarias. Tem baixo teor de açúcar e tende a exibir um perfil bastante neutro.

Harmonização de comida com vinhos da Uva Tempranillo

Foto de carne em uma tábua.O Tempranillo combina bem com todos os tipos de comida por causa da diversidade nos perfis aromáticos e de sabores dos vinhos produzidos em diferentes lugares do mundo – ou até mesmo dentro da própria Espanha.

Em geral, é um vinho que harmoniza perfeitamente com a cozinha regional espanhola, que inclui legumes assados e carnes curadas, como o vigoroso Jamón Ibérico de Bellota, que cria uma harmonização excepcional. 

foto de jamon.No entanto, como mencionado acima este é um vinho diversificado e que não apenas combina com a comida espanhola local, mas também funciona bem com alimentos de todo o mundo.

Devido à sua natureza neutra, combina bem com pratos indianos picantes, ensopados e legumes assados.Também pode ser bem acompanhado com queijos e pratos com componentes ácidos como limão, tomate ou vinagre.

Algumas sugestões:

  • Lasanhas, pizzas e pratos com molhos à base de tomate
  • Churrasco de carnes grelhadas, pratos defumados
  • Grits, polenta e pratos com milho como ingrediente principal
  • Comida mexicana, como tacos, nachos, burritos e chili relleno

Preço dos vinhos da uva Tempranillo

Produzido em diversos lugares do mundo, mas majoritariamente na Espanha e também em Portugal, estes são vinhos que contemplam absolutamente todas as faixas de preço e de qualidade.

Dentro do portfólio do Sonoma Market temos diversas opções de vinhos Tempranillo de diversas origens, que custam a partir de R$19,80 e outras versões de maior finesse, que podem chegar a custar mais de R$500.

Onde comprar

Dentre os produtores que se destacam na fabricação de vinhos com a uva Tempranillo, podemos citar a vinícola espanhola Valdelosfrailes, a bodega argentina Benjamin Nieto Senetiner e a brasileira Miolo.

E aqui fica uma última dica: se você estiver comprando Tempranillo espanhol, é útil entender os requisitos de rotulagem e como eles afetam o sabor. Existem 4 termos legais de envelhecimento listados na maioria das garrafas de vinho espanhol.

Vin Joven: Raramente envelhecido em carvalho, os Vin Jovens são lançados jovens e devem ser consumidos imediatamente. Estes são incomuns fora da Espanha.

Crianza: Estes tintos requerem 2 anos de envelhecimento, com 6 meses em carvalho. Tradicionalmente, os produtores usam carvalho americano, que é muito mais forte do que outros tipos de carvalho (como o francês).

Reserva: São tintos com 3 anos de idade, sendo 1 ano em carvalho. Estes vinhos são um grande passo em qualidade e têm sabores ricos e redondos por causa da exigência mínima de carvalho.

Gran Reserva: nome usado apenas para vinhos de safras fenomenais e envelhecidos no mínimo 5 anos antes do lançamento com 18 meses de envelhecimento em carvalho, a maioria dos produtores fará 20-30 meses em barril para criar o sabor excepcional.

Que a vitivinicultura espanhola é fantástica todos nós estamos cansados de saber. Mas é impressionante quando começamos a destrinchar cada detalhe que compõem vinhos tão importantes e que fizeram (e fazem) história, há sempre mais a aprender por mais que você já esteja estudando e degustando vinhos espanhóis há muito tempo.

Já tem um Tempranillo favorito? Conta para a gente!

Abraços,

Equipe Sonoma Market

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário