Conhecida sobretudo pela sua principal contribuição, os espumantes de Prosecco, a uva Glera está no pódio das variedades viníferas mais famosas para a produção de vinhos espumosos, ao lado da Chardonnay e Pinot Noir. Mas as características e sabores únicos dessa cepa originada da Itália fizeram com que se destacasse, ganhando reconhecimento mundial.

Este artigo vai mergulhar no mundo da uva Glera, explorando suas origens, características, origem e história, produção do Prosecco, sugestões de harmonização e curiosidades intrigantes.

O que é a uva Glera?

A Glera, variedade de Vitis vinifera (uva usada na produção de vinhos finos), é uma cepa branca nativa da região de Vêneto, no nordeste da Itália. Tem uma longa história que remonta à época romana, quando foi cultivada pela primeira vez na região. Embora esteja principalmente associada à produção de Prosecco, a uva Glera também pode ser usada para dar origem a espumantes que estão fora da área demarcada para Prosecco, além de vinhos tranquilos com níveis variados de doçura.

Uva-glera

Características da uva Glera

A uva Glera possui várias características únicas, que tornam os seus vinhos essenciais e marcantes. Seus vinhos e espumantes têm perfil frutado e ácido, com corpo leve e álcool moderado. Seus aromas costumam ser de maçã verde, melão, zest de laranja e flores brancas, mas também de mel, podendo ter toques lácteos e minerais.

As uvas são também conhecidas pela sua elevada acidez, que confere um carácter refrescante e vivo aos vinhos resultantes – e é ótima aliada na produção de espumantes. As uvas Glera também apresentam níveis moderados de açúcar, contribuindo para sua capacidade de produzir vinhos equilibrados e aromáticos.

Banner de desconto Sonoma

História e adaptação da variedade

Ao longo dos séculos, o cultivo e a evolução da uva Glera desempenharam um papel fundamental sobretudo no nordeste da Itália, onde provavelmente a cepa se originou. Suas características fazem com que se adapte perfeitamente bem às condições únicas de clima e solo do Friuli-Venezia Giulia e do Vêneto, resultando no desenvolvimento de aromas e perfis de sabores distintos.

uva-glera-origem

A área permitida para a produção de Prosecco contempla quatro províncias de Friuli-Venezia Giulia (Gorizia, Pordenone, Trieste e Udine) e outras cinco províncias do Vêneto (Belluno, Padua, Treviso, Venice e Vicenza). A região está localizada exatamente entre as Dolomitas, cadeia montanhosa dos Alpes orientais, e o Mar Adriático. A região tem clima ameno, com generosa exposição solar e pluviosidade, e seu solo costuma ser formado por uma mistura de calcário, argila, marga e arenito marinho.

Apesar de estar bem adaptada à região, também é possível encontrar vinhos produzidos a partir da uva Glera em diversas outras partes do mundo, inclusive na Serra Gaúcha, sul do Brasil.

Prosecco da uva Glera

Uma das contribuições mais significativas da uva Glera é seu papel na produção do Prosecco, um vinho espumante que ganhou popularidade internacional. O Prosecco é produzido apenas nas regiões de Vêneto e Friuli Venezia Giulia, na Itália. A uva Glera é o principal componente do Prosecco, normalmente respondendo por pelo menos 85% da mistura, embora outras variedades de uva, como Chardonnay e Pinot Grigio, possam ser incluídas no corte.

O processo de produção do Prosecco deve seguir o método Charmat, também conhecido como método do tanque. Este método, que consiste na realização da segunda fermentação do espumante em tanque, e não em garrafa, resulta na formação de borbulhas de forma natural, a partir da transformação do açúcar residual do vinho em álcool e gás carbônico, que ficará contido no tanque sendo posteriormente engarrafado.

uva-glera

Este método preserva os delicados aromas e sabores da uva, resultando em um espumante fresco, frutado e acessível. O Prosecco, espumante produzido principalmente a partir de uvas Glera, pode variar em doçura, indo de seco (Brut) a levemente adocicado (Extra Dry) e até meio doce (Demi-Sec).

Banner de desconto Sonoma

Harmonização de Prosecco da uva Glera

O Prosecco, feito majoritariamente da uva Glera, é conhecido por oferecer uma ampla gama de possibilidades de harmonização, justamente devido à sua versatilidade e frescor. A sua acidez vibrante e efervescência fazem dele uma excelente escolha para uma recepção ou vernissage, onde serão servidos canapés leves com frutos do mar, queijos e castanhas.

Também será boa escolha para acompanhar um aperitivo, estimulando o paladar antes da refeição e preparando para os demais pratos. Seus aromas frutados e florais o tornam um companheiro delicioso para antepastos, frutos do mar e saladas – de tradicionais antepastos italianos como presunto cru enrolado no melão  a culinária tailandesa e indiana.

Curiosidade sobre a uva Glera

uva-glera-salton

Até 2009 a uva Glera era oficialmente chamada de Prosecco e havia certa confusão sobre o que era o espumante feito na região de Prosecco seguindo as normas da DOC e o que era o vinho ou espumante feito a partir da uva homônima. Entendeu-se, portanto, que para proteger a integridade e a indicação geográfica do vinho Prosecco, a uva foi renomeada para Glera, e o Prosecco tornou-se a denominação de origem protegida (DOC) para o vinho.

Conclusão

Em conclusão, a uva Glera se estabeleceu como uma variedade de destaque no mundo do vinho, principalmente por seu papel na produção do amado espumante Prosecco. Com suas características únicas, a uva Glera contribui para a criação de vinhos refrescantes e aromáticos, que encantam os enófilos do mundo todo.

Sua evolução, versatilidade e capacidade de harmonizar bem com vários pratos aumentam ainda mais seu apelo. A jornada da uva Glera continua a cativar o paladar dos amantes do vinho, garantindo sua presença duradoura no mundo do vinho nos próximos anos.

Saúde

Banner de desconto Sonoma

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário