Apesar de não ser uma variedade vinífera nova, a uva Marselan está começando a ganhar mais espaço e notoriedade no mundo do vinho somente agora. A casta híbrida foi criada nos anos 1960 na França para trazer mais rendimento aos vinhedos e surpreendeu a todos com a sua qualidade. Hoje ela é, inclusive, uma das novas uvas autorizadas em cortes bordaleses e também a aposta para a viticultura do futuro.

uva-marselan-origem-e-caracteristicas (2)

Confira a seguir a história da uva, suas características e o que esperar de seus vinhos! Conheça a Marselan, nova casta da vez.

O que é a uva Marselan?

A uva Marselan é uma variedade de Vitis vinífera (uva usada para a produção de vinhos finos) híbrida, criada a partir do cruzamento entre as cepas Cabernet Sauvignon e Grenache.

Qual a origem da uva Marselan?

A uva Marselan foi criada em 1961 no Instituto Nacional Francês de Pesquisa Agrícola (INRA) pelo pesquisador francês Paul Truel. O nome da uva derivou do nome da cidade onde se originou: Marseillan, cidade na qual o Languedoc-Roussillon encontra o Mediterrâneo.

uva-marselan-origem-e-caracteristicas (1)

Truel cruzou duas variedades de uvas conhecidas por sua resistência e alta produtividade: Cabernet Sauvignon e Grenache. Como parte do programa de melhoramento vitivinícola, do qual o pesquisador fazia parte, tinha o objetivo de criar variedades com alto rendimento, bagas grandes e maior resistência a doenças e pragas.

Apesar da resistência natural ao mofo e outras doenças fúngicas e das bagas grandes, o pequeno tamanho dos frutos de Marselan fez com que a variedade não tivesse vingado na época e o estudo foi arquivado, sendo revisitado na década de 1990.

A casta é, de fato, de fácil adaptação a condições extremas de cultivo, o que a torna uma escolha popular para os produtores de vinho, sobretudo com o avanço do aquecimento global. Ela foi adicionada ao registro nacional francês de uvas em 1990, com uso exclusivo para vinhos IGP. Fez sua primeira aparição em um AOC em 2011 e agora é permitida em menores porcentagens nos vinhos Côtes-du-Rhône, Bordeaux e Bordeaux Supérieur.

A aceitação da Marselan na região de Bordeaux se deu juntamente com a chegada das cepas Albariño (Alvarinho), Arinarnoa, Castets, Liliorila, Petit Manseng e Touriga Nacional, visando combater os efeitos climáticos nas vinhas da renomada região francesa em decorrência do aumento da temperatura e redução das chuvas.

Banner de desconto Sonoma

Características da uva Marselan

A Marselan reúne características da Cabernet Sauvignon e Grenache, que foram combinadas na sua criação. Ela tem bagos pequenos, grande concentração de cor, taninos e sabores, de forma que seus vinhos são conhecidos pela intensidade de cor e aromas, bem como pelo paladar estruturado.

Seus vinhos normalmente têm cor púrpura bastante escura, com notas intensas de frutas silvestres, como amora, groselha e cereja preta. Costumam ser vinhos encorpados, tânicos e com um final saboroso e longo.

Cultivo da uva Marselan

A principal região de cultivo da uva Marselan no mundo é o Languedoc-Roussillon, na França, onde o clima é quente e mediterrânico. Apesar disso, a uva também passou a ser encontrada mais recentemente em outras partes da França, como Bordeaux e Rhône, que sofrem constante aumento de temperatura e diminuição da pluviosidade.

uva-marselan-origem-e-caracteristicas (2)

Fora da França, a variedade ganha destaque em demais climas quentes e secos da China, mas também marca presença da Espanha, Argentina e até no Brasil.

Produção de vinho com a uva Marselan

Amplamente usada na produção de cortes tintos e eventualmente varietais, a Marselan também começa a ver as suas primeiras versões rosadas. Ela é amplamente usada em cortes com as principais uvas da costa do Mediterrâneo: Grenache, Syrah, Mourvèdre e Carignan.

Justamente por sua intensidade, alguns produtores preferem usar a Marselan em cortes, de forma a suavizar os seus taninos e adicionar um pouco mais de complexidade ao vinho, que é intensamente frutado e floral.

O que harmoniza com vinhos da uva Marselan?

A intensidade aromática e a estrutura robusta da Marselan fazem de seus vinhos ótimos companheiros à mesa. É preciso um prato igualmente intenso para acompanhar seus aromas e sabores, mas também que tenha estrutura e gordura para amaciar seus taninos vigorosos e acidez vibrante. Nesse sentido, carnes vermelhas mais gordurosas, como costela, ossobuco e pernil serão as melhores escolhas. Também pode optar por embutidos e queijos de sabor intenso.

uva-marselan-origem-e-caracteristicas (1)

Sugerimos harmonizar o seu Marselan com polenta trufada e ossobuco, pernil de cordeiro ao molho de hortelã, costela na brasa com risoto à milanesa ou uma bela tábua de embutidos curados e queijos maturados.

Curiosidades sobre a uva Marselan

O primeiro fato que chama atenção para a Marselan é que ela é considerada uma das apostas para a viticultura do futuro, uma vez que a cepa é bastante resistente a condições climáticas extremas.

Tanto é que a China, investindo na vitivinicultura e também atenta ao futuro do clima, está de olho na variedade e, hoje, é o território com maior extensão de vinhedos de Marselan no mundo depois da sua terra natal, a França. Há quem diga, inclusive, que a Marselan é a “uva assinatura” da China, tal qual a Malbec na Argentina e Carménère no Chile.

Apesar de nova, a variedade já tem um dia no calendário para chamar de seu. Ela é celebrada mundialmente no dia 27 de abril, data criada pelo The Grape Wall of China. Foi escolhido para a comemoração o mesmo dia do nascimento de criador da uva Paul Truel.

Banner de desconto Sonoma

Conclusão

Os vinhos de Marselan ainda são relativamente difíceis fora da França, mas estão ganhando popularidade à medida que mais apaixonados por vinho descobrem suas qualidades e sabores únicos. 

Se você estiver interessado em experimentar um vinho Marselan, procure garrafas de do sul da França. Experimente em primeira mão o sabor de uma possível nova era para os vinhos franceses. Você pode ter uma surpresa agradável! 

Saúde!

 

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário