vinho zorzal 7 compressed

Vinho Zorzal – Conheça melhor a vinícola!

Fundada pelos irmãos Gerardo, Matias e Juan Pablo Michelini, a vinícola Zorzal é uma das mais famosas e promissoras de toda a Argentina. Venha conhecer a história dessa vinícola disruptiva que conta com três enólogos artesãos e altamente capacitados para elaborar os vinhos que colocaram Gualtallary e o Vale do Uco nos holofotes da cena internacional do vinho.

A indústria do vinho é repleta de vinícolas com histórias incríveis e vinhos excepcionais. Entre elas, destaca-se a Vinícola Zorzal, uma das mais importantes e respeitadas do mundo. 

Com uma história de sucesso e uma linha de vinhos de alta qualidade, a Zorzal é uma referência para os apaixonados por vinhos. Neste artigo, vamos conhecer mais sobre a vinícola, sua história, diferenciais e linhas de vinhos.

O que é a Vinícola Zorzal

Foto de vinho zorzal.A Vinícola Zorzal é uma empresa de produção de vinhos localizada na Argentina. Fundada pelos irmãos Michelini, enólogos famosos tanto pelo seu outro projeto conjunto, chamado Super Uco, quanto por seus projetos individuais. 

O irmão mais velho, Gerardo, e sua esposa Andrea Mufatto administram a Michelini i Muffato. Matias, o irmão do meio, está por trás da Passionate Wines, enquanto o irmão caçula Juampi Michelini impressiona com sua criatividade através do Altar Uco.

Mas o projeto Zorzal Wines foi o que colocou todo o talento e habilidade dos três no holofote da mídia internacional do mundo dos vinhos. Com vinhedos próprios, a vinícola cultiva as uvas de forma cuidadosa, visando garantir a máxima qualidade na produção dos vinhos. Além disso, conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados, que trabalham juntos com o objetivo de elaborar vinhos que surpreendam e encantem os apreciadores.

Quem são os irmãos Michelini?

Foto de juan muchellini.Gerardo Michelini é enólogo e possui uma vinícola chamada Michelini i Mufatto, que administra junto com a sua esposa, Andrea Mufatto, e seu filho, Manuel Michelini. A vinícola, assim como os outros projetos conjuntos ou paralelos de seus irmãos, é um empreendimento familiar com uma visão comum focada na elaboração de vinhos com uma abordagem baseada no respeito à natureza, na pureza e na precisão, aplicados a três terroirs: Valle de Uco, na Argentina; Bierzo, na Espanha; e Maldonado, no Uruguai.

Matias Michelini atua como assessor enológico da Zorzal e é considerado um dos melhores enólogos do Novo Mundo. Sua formação na vitivinicultura foi feita no Colégio Don Bosco, uma das mais importantes escolas de enologia de toda a Argentina. Matias já trabalhou em grandes vinícolas argentinas, como Doña Paula e Luigi Bosca, e hoje presta consultoria para a Finca Sophenia, Bodegas del Tupún e Bodega Familia Reina.

Juampi Michelini é uma figura caricata por si só. Além dos seus vinhos, famosos ao redor do mundo e cobiçado pelos grandes apreciadores, colecionadores e profissionais dos vinhos, também é conhecido por ser um tanto quanto excêntrico. Também graduado em enologia através do Colégio Don Bosco, Juan Pablo Michelini iniciou a sua carreira em Sonoma, na Califórnia e, posteriormente, adquiriu experiência de vinhos de altíssima gama no período que passou no Pomerol, na França, e na Bodega Doña Paula. Antes da fundação da Zorzal, Juampi passou alguns anos na vinícola mais alta da Argentina (localizada a mais de 1680 metros acima do nível do mar), onde adquiriu parte do conhecimento necessário para elaborar vinhos de alta qualidade em terroir de altitude.

História da Vinícola

Foto de vinícola de vinho zorzal.A Zorzal Wines nasceu em 2008 com o objetivo de fazer de Gualtallary, no Valle de Uco, Mendoza, uma das principais regiões vinícolas do mundo. Hoje, a vinícola é propriedade conjunta dos irmãos Gerardo, Matias e Juan Pablo Michelini e um grupo de investidores canadenses.

A missão principal dos irmãos Michelini, desde o começo, é explorar o rico e cobiçado terroir de Gualtallary com liberdade e curiosidade. Quando se instalaram por ali, a região ainda era pouco explorada por vinícolas e ainda voava sob o radar do mercado do vinho internacional.

E foi graças aos irmãos Michelini e ao vinho Zorzal que o Vale do Uco começou a ganhar fama mundial! Com o passar dos anos, a Zorzal se tornou uma das vinícolas mais importantes da Argentina, conquistando cada vez mais fãs e apreciadores.

2012 foi um ano importante na história da vinícola porque foi quando a Zorzal se tornou uma das vinícolas pioneiras da Argentina a utilizar ovos de concreto na vinificação e envelhecimento de seus vinhos. É a partir daí que começa a ser produzida a linha de vinho Zorzal Eggo, onde grandes vinhos varietais são elaborados com a utilização desta técnica. 

 Atualmente, a vinícola é reconhecida por sua elegância e sabor, oferecendo aos seus clientes uma experiência única e inesquecível a cada degustação.

Como é o vinho Zorzal

Foto de vinho zorzal.Os vinhos da Zorzal são produzidos com a máxima dedicação e cuidado, buscando garantir que cada garrafa transmita toda a paixão e expertise da equipe da vinícola.

São vinhos refrescantes, expressivos e com uma linda expressão de fruta – apenas a linha Gran Terroir possui passagem por carvalho, mas ainda assim de uma forma muito sutil e elegante, sem sobrepor.

Ao comprar um vinho Zorzal você pode ficar confiante de que fez uma boa compra. Da sua linha de entrada, Terroir Unico, até a mais refinada, Eggo, todos os vinhos são elaborados de forma criteriosa, seguindo uma filosofia que respeita a natureza e garante que cada uva utilizada retrata a expressão máxima do seu terroir, tornando possível que cada garrafa de vinho Zorzal carregue em si a essência da vinícola e de toda a equipe enológica.

A vinícola possui uma ampla gama de vinhos, desde os de entrada de linha até os mais sofisticados, todos com uma característica em comum: a excelência na qualidade.

Produtos de vinho Zorzal

Foto de produtos de vinho zorzal.A Vinícola Zorzal possui três linhas principais de vinhos: Terroir Unico, Gran Terroir e Eggo. Cada linha possui características únicas e oferece uma experiência de degustação diferenciada.

Na Linha Terroir Único as uvas usadas são colhidas manualmente e cultivadas em diferentes zonas de Gualtallary (superior, central e inferior), onde a diversidade deste terroir é atingida em cada garrafa. São vinhos honestos e bem equilibrados, sem passagem por madeira, com a mineralidade típica de solos calcários. 

Zorzal Terroir Único Malbec é um Malbec de Mendoza muito especial, uma elegante porta de entrada para os excepcionais vinhos de Gualtallary. Foge do foco de fruta madura e opulenta e apresenta um caráter mineral e refrescante. Recebeu 92 Pontos pelo Guia Descorchados e 90 Pontos por James Suckling. Ao longo dos anos também tornou-se um dos Malbecs favoritos dos nossos clientes.

Zorzal Terroir Unico Chardonnay é um vinho branco que entrega frescor, complexidade e longevidade, combinando expertise, excelente tipicidade e fruta; uma autêntica expressão deste incrível terroir. Recebeu 91 Pontos pelo Guia Descorchados e 89 Pontos pela Vinous, de Antonio Galloni. É uma excelente opção para dias quentes! 

Já o Zorzal Terroir Único Cabernet Sauvignon foi fermentado usando apenas leveduras nativas. É um vinho tinto que oferece excelente tipicidade varietal, com delicioso frescor mineral, sensação aveludada e notas de especiarias. 

Zorzal Terroir Unico Pinot Noir é mais uma excelente expressão do seu terroir, aclamado em uníssono, com 92 Pontos, pela crítica internacional: Robert Parker, James Suckling e Guia Descorchados.

Os vinhos da linha Gran Terroir são Single Vineyard, ou seja, vem de um único vinhedo, localizado no setor central de Gualtallary Superior, que se chama Albo. Por lá o solo é pedregoso, com alta concentração de carbonato de cálcio e granito. 

Nesta linha o carvalho é usado para arredondar e aportar ainda mais elegância ao vinho, sem sobrepor a entrega da fruta. Todos os varietais desta linha passam por 12 meses de estágio em barricas de carvalho francês de terceiro ou mais usos.

Zorzal Gran Terroir Cabernet Franc é um belo Cabernet Franc de Mendoza, que nos deixou em êxtase durante a sua degustação. É um vinho tinto que não deve nada aos grandes Cab Franc do Loire. Elegante, mineral e, ainda assim, um poderoso tinto. Recebeu 94 Pontos pelo Guia Descorchados, 91 Pontos por James Suckling, 90 Pontos por Tim Atkin.

Zorzal Gran Terroir Malbec é um impecável Malbec de Mendoza com passagem por barrica. É um daqueles vinhos que conquistam os sentidos com pureza de fruta e uma incrível mineralidade. Um dos grandes Best Sellers Sonoma Market, recebeu 94 Pontos pelo Guia Descorchados e 91 Pontos de Tim Atkin.

 Zorzal Gran Terroir Chardonnay é uma exuberante expressão da Chardonnay de Gualtallary. Com 12 meses de estágio em carvalho, é rico em aromas e sabores cítricos e tropicais, além de uma mineralidade cortante. Arrebatou 93 Pontos pelo Guia Descorchados e 90 Pontos por James Suckling.

Zorzal Gran Terroir Pinot Noir foi considerado, em 2018, o Melhor Pinot Noir da Argentina. Em 2019 este gante Pinot de Gualtallary está de volta com notas de frutas silvestres, chocolate e avelã. É intensamente refrescante, com taninos cremosos expressivos. Foi premiado com 94 Pontos do Guia Descorchados, 92 Pontos por Robert Parker e 91 Pontos por James Suckling. 

A linha Eggo é única e muito especial. Nasceu a partir da vontade dos irmãos Michelini de expressar o que acontece hoje no mundo, onde cada dia mais a tendência é que os vinhos entreguem cada vez mais a expressão máxima (e pura) de cada variedade e terroir. Pioneiros na América Latina, a Zorzal vinifica toda a linha de vinho Zorzal Eggo nesses especiais ovos de concreto produzidos na Argentina.

Zorzal Eggo Blanc De Cal Sauvignon Blanc é um Sauvignon Blanc que remete muito a Sancerre e foi considerado “Top 5 Vinhos Brancos da Argentina”. Seu nome é uma referência ao solo rico em calcário de Gualtallary. Foi premiado com 94 Pontos por Parker, 93 Pontos por Suckling e 93 Pontos por Antonio Galloni da Vinous.

Zorzal Eggo Tinto De Tiza Malbec está entre os melhores Malbecs do mundo. Este é o “Malbec de Giz”, de Gualtallary, onde se elabora um Malbec de Mendoza com foco em mineralidade e frescor ao invés de fruta madura. Um vinho que foge do óbvio, que entrega acidez vibrante e taninos mastigáveis. Aclamado com 97 Pontos pelo Guia Descorchados e 95 Pontos por Robert Parker.

Zorzal Eggo Filoso Pinot Noir exibe elegância e harmonia, com textura incrível e expressiva, que ajuda a entender seu nome. Para Robert Parker, crítico da Wine Advocate que lhe deu 94 Pontos, este é um vinho extraordinário, a melhor safra já lançada. Exibe elegância e muita harmonia, entre notas terrosas, minerais e um instigante acento herbáceo. Complexo e delicioso, recebeu ainda 93 Pontos pelo Guia Descorchados.

Prêmios da Vinícola

foto de trabalhadora da vinícola.Como você já deve ter percebido até aqui, a reputação do vinho Zorzal o precede, assim como a dos seus cuidadosos enólogos e idealizadores.

Ao longo das 15 safras de vinho Zorzal que foram lançadas até aqui, a Vinícola Zorzal é uma das vinícolas mais reconhecidas pela imprensa especializada em vinhos. Já conquistou inúmeros prêmios ao longo dos anos, sendo reconhecida por sua excelência na produção de vinhos. 

Alguns dos mais importantes prêmios conquistados pela vinícola incluem o prêmio de Melhor Malbec pelo Argentina Wines Awards 2010,o concurso de vinhos argentinos mais importante do país. 

O vinho Zorzal também recebeu inúmeras pontuações e citações do Guia Descorchados, Decanter, Vinous, James Suckling, Tim Atkin e Robert Parker, para citar alguns. Esses prêmios são a prova da dedicação e paixão da equipe da vinícola em oferecer aos seus clientes vinhos excepcionais.

Como comprar Vinho Zorzal?

Comprar um vinho Zorzal é uma tarefa relativamente simples, principalmente se considerarmos que todos os vinhos elaborados pelos Michelini são incríveis, a questão toda é saber o que mais se encaixa no seu gosto ou na ocasião que você pretende apreciá-lo: se é um jantar com amigos, qual é o cardápio? Prefere vinhos leves ou mais marcantes? Brancos ou tintos? Com ou sem madeira? Há opções para todos os gostos – e todos os bolsos.

Os vinhos das três linhas da vinícola estão disponíveis no Sonoma Market, e você basta você clicar em vinho Zorzal(LINK em “vinho zorzal” para pesquisa Zorzal no ecommerce) que poderá acessar agora mesmo o nosso catálogo e escolher os que mais combinam com a sua adega.

Caso opte por comprar em outros lugares, esteja atento: infelizmente há um mercado paralelo que cada vez mais ganha potência no Brasil, os famosos “vinhos de descaminho”, que são importados ilegalmente para o nosso país. Devido a toda a fama do vinho Zorzal, ele acaba sendo bastante visado em ações como essas. Por isso busque sempre adquirir o seu vinho Zorzal através de importadoras especializadas e autorizadas ou, como mencionamos acima, através do Sonoma Market, assim você pode relaxar tranquilo enquanto degusta o seu vinho Zorzal, tendo a certeza de que está tomando uma das obras primas assinadas pelos irmãos Michelini.

Conclusão

A Vinícola Zorzal é uma referência na produção de vinhos na Argentina. Com uma história de sucesso, uma equipe altamente capacitada e uma linha de vinhos de alta qualidade, a Zorzal oferece aos seus clientes uma experiência única e inesquecível a cada degustação.

Se você é apaixonado por vinhos, não deixe de conhecer a Zorzal e se surpreenda com a excelência de seus vinhos.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário