azeites irarema

Fazenda Irarema, berço do azeite brasileiro que ganhou o mundo

Há quase dois séculos produzindo café, a Fazenda Irarema iniciou o cultivo de azeite apenas em 2014. Através de um trabalho dedicado de família, a nova produção não somente teve um início brilhante como também entrou para a história como o primeiro azeite brasileiro internacionalmente premiado!

A Fazenda Irarema está localizada em uma região privilegiada, conhecida como Planalto de Poço de Caldas, na exata divisa entre São Sebastião da Grama, São Paulo e Poço de Caldas, Minas Gerais.

Adquirida em 1865, a terra foi preparada e dedicada ao cultivo de café, muito em alta na época. Eventualmente foi comprada pela família Carvalho Dias, que produziam café de boa qualidade mas que sofria com condições climáticas adversas do local. Em 2004 venderam a propriedade a uma companhia estrangeira, interessada no charme requintado do local.

Dez anos depois, com o encerramento das atividades da companhia, Maurício e Mônica Carvalho Dias tiveram oportunidade de reaver a fazenda. Agarrando a chance, trouxeram uma proposta nova para o local: substituir o café, de produção baixa e mais instável, por oliveiras, em teoria mais compatíveis com o terroir do local.

Com a plantação iniciada, o casal procurou ajuda dos filhos para auxiliar no projeto, sobretudo de Moacir Carvalho Dias, especialista no cultivo e fabricação de azeite, tendo estudado em instituições da Espanha e Portugal. A ideia era implantar um cultivo sustentável e orgânico, aproveitando todos os aspectos da produção.

Em 2015 foi iniciada a construção da pequena fábrica, com equipamentos importados próprios para a produção de azeite com base em qualidade, mas com capacidade suficiente para atender mais do que a demanda da própria fazenda.

Um movimento ousado, mas assertivo: com os resultados da produção, vizinhos cafeicultores seguiram o exemplo de mudar sua produção para a oliva. Em pouco tempo já estavam recebendo azeitonas de 12 diferentes produtores da região, assim como de sua própria produção.

Em 2018, com uma produção pequena mas bem estabelecida, Moacir enviou uma amostra de seu azeite para o Concurso Internacional de Azeite de Oliva de Nova York (New York IOOC International Olive Oil Competition). Para sua surpresa seu azeite, concorrendo na categoria de azeite suave, levou medalha de ouro. Desde então, a Fazenda Irarema vem colecionando prêmios nos últimos anos graças ao trabalho dedicado da família e à qualidade plena de seu azeite.

por do sol irarema

Pôr do sol nas oliveiras.

Um negócio de família

A Fazenda atualmente é administrada pela família Carvalho Dias. Maurício, o pai, cuida das oliveiras e dos outros cultivos como um todo. Como seus avós e tataravós trabalhavam no ramo do café, ele ainda mantém uma pequena produção daqueles que considera especiais. 

Mônica, sua esposa, administra a loja de cosméticos e sais de banho 100% naturais, elaborados com os subprodutos da fábrica de azeite e excedentes de produção da fazenda.

Enquanto Moacir supervisiona a produção do azeite dos produtos a partir das oliveiras, sua irmã Gabriela gerencia o restaurante e a cafeteria do local, sendo responsável pelo direcionamento gastronômico dos produtos.

A sustentabilidade é um valor compartilhado pela família e aplicado na prática, com 100% da produção das oliveiras sendo aproveitado, bem como as outras culturas presentes no local. O azeite da Fazenda Irarema também é o primeiro azeite do Brasil a ser produzido com energia solar.

 

Da esquerda para a direita: Moacir e seu pai Maurício.

O terroir e o cuidado 

Apenas o cuidado com a planta e tecnologia de produção não são suficientes para um azeite de boa qualidade. Assim como o vinho, é necessário um ótimo terroir para o crescimento das oliveiras.

Moacir, após ter estudado a azeitologia, soube identificar este terroir no Planalto de Poço de Caldas. Com um clima seco na maior parte do ano, com incidência de geadas e uma amplitude térmica grande, a oliveira se desenvolveu muito bem onde o café não se adaptava de forma plena.

Identificando também a região como um solo vulcânico, procurou espécies específicas para este aproveitamento, desenvolvendo seu próprio blend de azeites, com seu azeite suave sendo frequentemente premiado, atualmente medalhista de ouro no EVO IOOC 2022 (Concurso internacional de Azeite de Oliva da Itália)

 

Conheça a linha deste maravilhoso azeite premiado!

Fazenda Irarema Azeite de Oliva Extra Virgem Suave (250ml)

O carro chefe da fazenda! Este é o premiado blend suave elaborado com azeitonas Arbequina e Grappolo recém colhidas para preservar o frescor e sabor. Atual ganhador da medalha de ouro no  EVO IOOC 2022 (Concurso internacional de Azeite de Oliva da Itália), traz aromas herbáceos, fruta verde, leve amargor e picância em boca, com uma acidez de apenas 0,02%.

Fazenda Irarema Azeite de Oliva Extra Virgem Intenso (250ml)

A versão mais robusta do blend da fazenda, este é composto de Coratina, Grappolo e Picual. Seguindo o mesmo processo de criação preservando as características principais do azeite, traz aromas mais pungentes de erva e grama cortada, com picância e amargor mais acentuados e persistentes. Medalhista de Ouro na NEW YORK IOOC 2022 (Concurso Internacional de Azeite de Oliva de Nova Iorque)

Fazenda Irarema Azeite de Oliva Extra Virgem com Limão Siciliano (250ml)

Outro produto icônico, um azeite extra virgem infusionado com essência de limão siciliano também cultivado na fazenda. A infusão é feita com óleo essencial destilado, preservando a suavidade do azeite mas conferindo o aroma e sabor do limão. Uma combinação perfeita com peixes, saladas e na receita original da fazenda: sorvete de creme com um toque deste azeite.

Fazenda Irarema Azeite de Oliva Extra Virgem com Manjericão (250ml)

Da série de infusões em azeite de oliva, esta traz um verdadeiro toque italiano. Harmonizando a suavidade pura do azeite com a essência natural do manjericão, nasce uma combinação ideal para pizzas, bruschettas ou mesmo para acompanhar o antepasto.

Fazenda Irarema Azeite de Oliva Extra Virgem com Alecrim (250ml)

Puro azeite de oliva extra virgem infusionado com óleo essencial de alecrim. Como a extração é feita com a erva fresca, é utilizado em poucas quantidades para permitir um equilíbrio e intensidade de sabor. Ideal para temperar pratos diversos, possui aroma vibrante e sabor intenso.

Fazenda Irarema Condimento de Azeite de Oliva Extra Virgem com Alho (250ml)

Condimento natural elaborado com ingredientes cultivados no local. Prezando sempre pelo equilíbrio, este condimento é ideal para preparos com ambos os ingredientes. Trazendo um delicioso aroma composto, é perfeito para preparar um delicioso macarrão ao alho e azeite.

Fazenda Irarema Condimento de Azeite de Oliva Extra Virgem Defumado (250ml)

Elaborado com técnicas de defumação próprias para azeite, este é o condimento perfeito para preparar carnes e vegetais grelhados, dar um toque defumado em uma feijoada ou mesmo o seu blend de hambúrguer caseiro favorito.

Fazenda Serras Altas Azeite de Abacate Extra Virgem

Cultivado na Fazenda Serras Altas e produzido na Fazenda Irarema, o azeite de abacate é feito de 100% de avocado hass, preservando todos os nutrientes e benefícios do alimento, em um delicioso e suave azeite. Também é indicado para preparar alimentos, pois tem um ponto de queima mais alto que o do azeite de oliva, conservando o sabor e aroma do azeite mesmo em temperaturas mais altas. Disponível em 250 e 500ml.

Fazenda Irarema Serras Altas Condimento de Azeite de Avocado Extra Virgem com Limão Siciliano (250ml)

Parceria da Fazenda Irarema com a Fazenda Serras Altas, este é o nutritivo azeite de avocado extra virgem 100% natural com essência de limão siciliano, resultando em um condimento suave e aromático, combinação perfeita para saladas e carnes brancas.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário