Esqueça as flores e os chocolates nesse Dia das Mães: presenteie a sua mãe com um belo vinho ou espumante.
Provavelmente verá uma dezena de indicações de vinhos rosés e espumantes doces para presentear no Dia das Mães, mas não aqui. Não porque não achamos que sejam vinhos bons e dignos para presentear a sua mãe nessa data especial, mas porque queremos sair desse clichê do passado. Sabemos que a sua mãe, assim como você e assim como nós, gosta e entende de vinhos, e foi pensando nisso que pensamos nas dicas a seguir.
#5 Borbulhas nunca são demais
Não importa se Champagne, Prosecco, Cava ou se um grande espumante do Rio Grande do Sul, vinho com borbulha é sempre sinônimo de celebração e de muitos brindes (à dois, em família ou entre amigos). Se for presentear com um espumante, não se esqueça de refrescá-lo na temperatura ideal antes de chegar para a festa, para garantir o primeiro brinde da celebração e também ajudar a abrir o apetite para o almoço de Dia das Mães.
#4 Não tema escolher o vinho pelo rótulo
Quem nunca escolheu um livro pela capa ou um perfume pela embalagem? É inevitável olhar para o rótulo ao presentear alguém com vinho, ainda mais se a pessoa presenteada for a sua mãe. E existem rótulos para todos os tipos de mãe: das mais clássicas e tradicionais às mais disruptivas e divertidas.
#3 Vinhos que serão os próximos destaques
Surpreenda a sua mãe com um vinho que ainda esteja fora dos holofotes, de uma nova região promissora ou de uma uva pouco comum. Quem sabe essa região ou uva não se torna a próxima da vez? É certo que ela vai gostar de estar por dentro antes de todo mundo. Sugerimos que aposte em vinhos artesanais e naturais do Brasil, em tintos da região espanhola de Montsant, em brancos da italiana Trentino-Alto Ádige, tintos do Dão (conhecida como a Borgonha portuguesa) ou espumantes Franciacorta (como Champagne da Itália).
#2 Vinhos clássicos que não saem de moda
Apostar em vinhos clássicos, de regiões vinícolas muito prestigiadas ou de propriedades históricas e desejadas, é navegar em mar seguro (algo que certamente a sua mãe iria preferir!). Brincadeiras à parte, os clássicos são um presente fácil quando não se sabe ao certo o estilo de vinho que vai agradar a pessoa. Sugerimos abaixo algumas regiões vinícolas para procurar nos países mais clássicos do mundo dos vinhos:
Alemanha: Mosel, Pfalz, Rheingau
Argentina: Gualtallary, Luján de Cuyo, Valle de Uco
Chile: Aconcágua, Alto Maipo, Puente Alto, Valle de Cachapoal
Espanha: Bierzo, Jerez, Priorat, Rías-Baixas, Ribera del Duero, Rioja, Toro
França: Chablis, Champagne, Châteauneuf-du-Pape, Côte-Rôtie, Margaux, Meursault, Montrachet, Nuits-Saint-George, Pauillac, Provence, Pomerol, Pouilly-Fuissé, Sauternes
Itália: Chianti Classico, Barbaresco, Barolo, Bolgheri, Brunello di Montalcino, Puglia, Trentino-Alto Ádige
Hungria: Tokaj
Portugal: Alentejo, Douro, Minho, Porto
#1 Chablis is the new black
Temos dito isso há algum tempo, e a máxima segue verdadeira: Chablis é o novo “pretinho básico” quando o assunto é vinho. Se a sua mãe está sempre antenada nas últimas tendências, é certo que já está de olho na majestosa região de Chablis (e pode até ser que colecione alguns exemplares em sua adega!). Feitos a partir da uva Chardonnay na sub-região da Borgonha que tem solo argilo-calcário repleto de fósseis marinhos, estão sempre nos mais vendidos e procurados por nossos clientes. Guardamos aqui algumas jóias valiosas da região e, sem falsa modéstia, com a melhor relação preço x qualidade que vai encontrar no país.
Garanta o melhor presente no Sonoma Market e surpreenda nesse Dia das Mães!