PROVENÇA

Provença – Um Paraíso para os Amantes do Vinho

Provença – Você Precisa Conhecer

Provença, região localizada no sudeste da França, tem uma longa tradição na fabricação de vinhos. A área produz tintos e brancos, mas os rosés são o símbolo e carro-chefe de Provença.

Mais de 80% dos vinhos produzidos em Provença são rosés, que têm como característica a leveza, taninos reduzidos, sabor e aroma de frutas, além da linda cor rosada.

Esse tom diferenciado do vinho rosé é obtido durante o processo de fermentação da bebida, no qual o suco da uva tinta fica em contato com a casca da fruta, durante um curto período, o que acaba por conferir também uma leve tanicidade ao vinho.

Além de ser fabricado com uvas tintas, os produtores de Provença utilizam a famosa técnica de corte no vinho rosé, misturando castas brancas e tintas na fabricação da bebida.

Dentre as castas de uvas de Provença estão as tintas Syrah, Grenache, Carignan, Tibouren e Mourvèdre. As uvas brancas Rolle, Ugni Blanc, Sauvignon, Clairette e Sémillon também são cultivadas na região francesa.

O clima de Provença é propício à produção dessas castas de uvas. Dias ensolarados são constantes em Provença, principalmente no verão, enquanto a primavera traz dias chuvosos. No outono, Provença recebe o vento Mistral, que ajuda a proteger os vinhedos contra doenças provocadas pela umidade, garantindo uvas saudáveis e de qualidade.

Todo vinho produzido em Provença, seja tinto, branco ou rosé, é certificado como AOC, que estabelece a Denominação de Origem Controlada. Isso significa que as bebidas da região cumprem um conjunto de normas de produção que asseguram sua qualidade.

Por Sonoma Brasil

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário