Uva montepulciano capa ral compressed

Venha descobrir tudo sobre a Uva Montepulciano!

Sabe aqueles vinhos que agradam a gregos e troianos e que vai arrancar sorrisos e deixar boas memórias em quem degustá-lo? Estamos falando de vinhos feitos com a uva Montepulciano. Um vinho para todas as ocasiões, que é extremamente acessível sem abrir mão da elegância, profundidade e complexidade.

A Uva Montepulciano é uma variedade desta fruta tinta italiana que é mais conhecida por ser a principal uva por trás dos vinhos DOCG Offida Rosso, Montepulciano d’Abruzzo, Montepulciano d’Abruzzo Colline Teramane, Rosso Conero e do vinho DOC Rosso Piceno Superiore.

Não deve ser confundida com o vinho toscano de nome semelhante, Vino Nobile di Montepulciano, que é feito predominantemente de Sangiovese e recebe o nome da cidade em que é produzido, e não por conter uva Montepulciano no corte.

Esta é uma casta amplamente plantada em todo o centro e sul da Itália, principalmente em Abruzzo, Lazio, Marche, Molise, Umbria e Puglia, e é uma variedade permitida em vinhos DOC produzidos em 20 das 95 províncias italianas.

A uva Montepulciano raramente é encontrada no norte da Itália porque tem tendência a amadurecer tarde e pode ser excessivamente “verde” se colhida muito cedo.

Os vinhos Montepulciano são mundialmente apreciados por seus sabores suaves e fortes pigmentos de cor. Taninos suaves e baixa acidez criam um vinho de corpo médio que normalmente é melhor quanto degustado ainda jovens.

O que é a Uva Montepulciano?

foto de uva montepulciano.

A uva Montepulciano é uma clássica casta italiana e uma das uvas mais amplamente plantadas no país. Produz vinhos tintos profundos e é adaptável a variados estilos de vinificação, desde os tradicionais até os mais modernos.

A Montepulciano produz o famoso vinho Montepulciano d’Abruzzo, o vinho tinto rústico e de corpo médio da Itália central.

A uva Montepulciano já chegou a ser a segunda variedade tinta mais plantada na Itália, pouco à frente de Barbera e depois da Sangiovese. Sua popularidade se deve tanto ao estilo acessível dos vinhos que produz quanto aos altos rendimentos dos vinhedos. A variedade amadurece relativamente tarde e oferece uma boa resistência a pragas e fungos.

A variedade compartilha características fenotípicas com Pugnitello e anteriormente se pensava que eram a mesma variedade. No entanto, o perfil de DNA provou que são diferentes.

Para encontrar vinhos à base de uvas Montepulciano fora da Itália, você teria que viajar para vinhedos bastante únicos nos EUA e na Austrália, onde cerca de 1% dos vinhos de Montepulciano são produzidos. Estes estão mais do lado experimental, ao contrário dos vinhos clássicos desses respectivos países.

Os produtores de vinho Montepulciano na Itália geralmente seguem uma das duas ideologias de vinificação: há aqueles que usam carvalho novo para envelhecer seus vinhos e aqueles que não passam por madeira.

Os vinhos Montepulciano envelhecidos em carvalho têm, de longe, conquistado os enófilos mais entusiasmados ao redor do mundo. Esses vinhos exibem sabores profundos de frutas negras, como amora, amora e ameixa, alcaçuz e sabores de carvalho de cacau, baunilha e mocha. Os vinhos são escuros e às vezes têm taninos pronunciados, então procure um com cerca de 4 anos ou mais. 

Montepulciano é uma uva que tem muita antocianina (cor) nas cascas, por isso alguns produtores que não usam carvalho por vezes optam por fazer o vinho em um estilo mais leve e também versões rosé. Os vinhos saem cheios de sabores de frutas, ervas secas e muitas vezes toques de fumaça ou defumado.

O que significa Montepulciano?

foto da cidade de montepulciano.O nome da uva Montepulciano é, na verdade, uma referência à cidade de Montepulciano, na província de Siena, na Toscana. Porém, historicamente, a sua origem se deu em Abruzzo, mais ao centro da do país, possivelmente na área de Torre de Passeri.

Como a Sangiovese é cultivada na área de Montepulciano, na Toscana, a variedade Montepulciano às vezes é erroneamente considerada sinônimo de Sangiovese, mas isso não se confirma por observações ampelográficas e perfis de DNA. Ou seja, Montepulciano não é uma espécie de Sangiovese e não faz parte dos vinhos que levam o nome de “Vino Nobile di Montepulciano”.

Origem da uva

Foto de vinícola.A uva Montepulciano é uma casta que teve origem na região vinícola de Abruzzo, que está situada no centro da Itália, a cerca de duas horas de carro a leste de Roma. 

Abruzzo estende-se por 130 quilômetros ao longo da costa do mar Adriático e é uma região montanhosa, formada por várias colinas e quilômetros de praias, incluindo a imponente cordilheira dos Appennini e Gran Sasso, que é um dos picos mais altos da Itália com 2.912m.

Abruzzo produz vinho desde o século VI aC, com herança dos etruscos. A uva Montepulciano teve seu primeiro relato histórico em 1793. No entanto, não foi até o final do século XX e início do século XXI que a Montepulciano se tornou a variedade de uva nativa mais exportada da Itália, depois da Sangiovese.

Alguns dos melhores vinhedos estão nas encostas com vista para o oceano ao longe. Tem um clima mediterrâneo com sol abundante ao longo da costa e uma precipitação média de 26 polegadas por ano. No interior, nas montanhas dos Apeninos, é um clima mais continental com neve nos invernos.

Ao norte, o cenário é composto por terrenos arenosos; já no sul, encontram-se terrenos marcados por uma vegetação mediterrânea. A temperatura média anual varia entre 8 e 12 ºC nas áreas montanhosas e de 12 a 16 ºC na parte marítima. 

Seus melhores vinhos com uva Montepulciano são elaborados da parte norte da denominação, sendo que grande parte provém do distrito de Chieti. Assim, a região é considerada uma das maiores produtoras de vinhos italianos, tornando-se fundamental para viticultura do país.

Características da Uva Montepulciano

A Montepulciano é uma uva de amadurecimento tardio com casca grossa, resultando em um vinho roxo de cor rica. Pode ser bastante concentrado com taninos arrojados quando cultivado com cuidado, mas é mais provável que seja bastante fino se for produzido em excesso na vinha. A uva costuma apresentar acidez elevada e álcool moderado.

Existem vários tipos principais de vinho feitos com uvas Montepulciano, todos os quais devem obedecer às leis italianas da Denominazione di Origine Controllata (DOC).

As regiões que cultivam Montepulciano tradicionalmente a combinam com uma porcentagem menor de outras uvas italianas nativas, como Sangiovese, mas também Syrah. Assim, a denominação de origem do vinho muda de acordo com o percentual mínimo da uva Montepulciano na bebida:

Montepulciano d’Abruzzo DOC: Indiscutivelmente o mais famoso de todos, esta mistura de vinhos deve ser feita com pelo menos 85% de uvas Montepulciano e até 15% de uvas Sangiovese.

Há também Montepulciano d’Abruzzo Colline Teramane DOCG (pelo menos 90% de uvas Montepulciano) e Controguerra Rosso DOC (pelo menos 60%).

Riserva: Qualquer vinho Montepulciano com o rótulo Riserva deve envelhecer por pelo menos três anos – pelo menos seis meses de envelhecimento devem ocorrer em barris de carvalho.

Cerasuolo d’Abruzzo: Significa “cereja” em italiano, este Montepulciano rosé oferece uma alternativa de tons profundos às onipresentes versões rosa claro da França ou dos EUA.

Como é o vinho desta uva?

Foto de barris de vinho de uva montepulciano.Na maioria das vezes, os vinhos Montepulciano são de corpo médio com taninos macios, alta acidez e sabores suculentos de frutas. 

Mas não se engane, Montepulciano é um vinho mais seco, então os sabores de frutas não são iguais a doçura.

Montepulciano é conhecido por sua cor profunda, taninos poderosos e acidez bastante alta. Com aromas e sabores fortes, os sabores mais notáveis incluem notas de orégano, pimenta, tomilho, tabaco e frutas negras. No entanto, o sabor deste vinho rústico pode ser drasticamente influenciado pela forma como é envelhecido.

Qual o preço dos vinhos da Uva Montepulciano?

A uva Montepulciano produz uma variedade de estilos. Somente na categoria de vinho tinto, pode produzir tintos delicados e frutados, ótimos para o prazer diário, vinhos idiossincráticos de terroirs únicos e até mesmo expressões densas e longevas, que merecem um envelhecimento prolongado em garrafa para mostrar o seu melhor.

Os vinhos que são feitos com a uva Montepulciano podem ser encontrados aqui no Brasil por uma vasta gama de preços, que vai de R$29 até mais de R$600.

Melhores vinhos feitos com a uva

Foto de vinho feito com uva montepulciano.Em uma área tão abrangente como a região produtora de vinhos com a uva Montepulciano na Itália, é claro que muitos nomes estão dentre os destaques. Hoje escolhemos três que certamente estão no TOP 5 Melhores Produtores da região. 

Começando por Castorani, uma vinícola orgânica que foi fundada no ano de 1793. A propriedade fazia parte do dote de Lady Adelina Ruggeri De’ Capobianchi quando ela se casou com o ilustre Raffaele Castorani, cuja fama veio de seus anos como professor na Sorbonne em Paris e principalmente do desenvolvimento da primeira cirurgia de catarata. Desde então, a propriedade é conhecida como Villa Castorani.

Em meados do século XX a vinícola entrou em uma fase de decadência, e ali permaneceu até ser resgatada por um grupo de cinco amigos e investidores que adquiriram a propriedade em 1999. Hoje em dia, cada membro desse grupo supervisiona de perto todas as fases envolvidas na preparação de um bom vinho, desde o cultivo exclusivamente orgânico, a colheita que é feita de maneira muito cuidadosa, a vinificação em si e também o marketing e distribuição dos seus vinhos. 

Temos também a vinícola Masciarelli, que foi apontada pela revista Wine Enthusiast como o “anjo da guarda do Abruzzo”. Masciarelli revolucionou a produção de vinhos na região, “alcançando o ponto máximo não apenas entre os vinhos do Abruzzo, mas de toda Itália”, na opinião do Gambero Rosso.

Entre os inúmeros prêmios que recebeu, a vinícola emplacou também o cobiçado título de Produtor do Ano, do Gambero Rosso, um dos guias vinícolas mais importantes da Itália, além de notas altíssimas de toda a imprensa especializada.

Por fim, mas não menos importante, temos Emidio Pepe, uma vinícola que tem como filosofia a simplicidade e a mínima intervenção humana durante o processo da vinificação. Todo o trabalho é feito nas vinhas e isto, por si só, deve ser o suficiente para elaborar um grande vinho. 

O respeito pelas uvas é o seu lema: esmagam as uvas para seu vinho Trebbiano com os pés, como faziam antigamente todos os enólogos italianos e deixam o vinho envelhecer em silos de vidro e cimento, como manda a tradição.

Os vinhos falam por si, teimosos, honestos mas elegantes e complexos ao mesmo tempo. Uma verdadeira experiência de vinho italiano para os apaixonados por vinho!

Harmonizações 

Foto de macarrão a bolonhesa.Montepulciano é melhor apreciado com pratos fartos e saborosos, como carne bovina, hambúrgueres, carne à bolonhesa, tagliatelle, ragu e pizzas com alto teor de proteína. Também é uma ótima opção para os apreciadores de grelhados, harmonizando bem com carnes defumadas ou grelhadas. Como bônus, a carne temperada com sálvia, manjericão, alecrim ou tomilho complementam os tons de ervas e terrosos do vinho.

Pratos de carne não são a única harmonização de Montepulciano. Pode ser uma adição saborosa a vegetais ricos e assados oferecidos durante o inverno, incluindo batatas assadas, cogumelos, beterraba e tomate, tornando-o um vinho perfeito para climas mais frios. Quando se trata de queijo, experimente um copo de Montepulciano com cheddar envelhecido, asiago ou parmesão.

Procurando um ótimo vinho para acompanhar a comida asiática? Combine Montepulciano com pratos salgados temperados com alho, gergelim, gengibre ou molho de soja para uma combinação perfeita. Este vinho é para você, se você gosta de comer churrasco coreano ou pato laqueado.

Para a sobremesa, dê destaque para as notas frutadas de um Montepulciano d’Abruzzo com um crumble de cereja, amora ou amora. Para um Riserva mais envelhecido, você não pode errar com nada de chocolate amargo.

Das colinas da Toscana à sua mesa de jantar, o vinho Montepulciano é um daqueles vinhos que iniciantes e enófilos experientes podem concordar sobre. Com seus sabores arrojados de frutas, qualidade tânica suave e final seco, este tinto profundamente colorido complementa uma variedade de pratos e ocasiões.

Montepulciano oferece uma experiência fácil de beber que ajuda você a saborear o momento. 

Aproveite a vida,

Equipe Sonoma Market

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário