Vinho Selvagem – Conhece ?

Você sabe o que é vinho selvagem? Já ouviu essa expressão?

Diz-se que um vinho é selvagem quando ele apresenta aromas ou notas que remetem a uma sensação rústica, que lembre ambiente ou fatores animalescos.

Por exemplo, um vinho pode trazer um forte odor de couro curtido, pele, pelo molhado e até esterco.

Esses aromas podem ser conseguidos através de muitas maneiras. Uma delas é a própria genética da uva, que traz esse sabor.

Uvas robustas e de caráter forte são mais fáceis de apresentar vinhos selvagens, como Tempranillo, Cabernet Franc ou Tannat.

Outra característica que faz o toque animal aparecer na bebida é a própria vinificação, a parte interna do carvalho. Geralmente barris mais antigos são mais fáceis de dar esses aromas e sabores. O vinho francês P’tit Piaf é um bom exemplo de vinho selvagem.

Muitas pessoas pensam que vinhos selvagens podem ter sido produzidos em áreas perto de onde se curte couro ou por causa da adubagem da terra, mas essa associação é errada.

Todos os aromas do vinho, sejam eles selvagens, frutados ou florais, advêm da vinificação, e não se elementos externos.

Nossa Indicação: Campos de Cima Tosquia 2018

Campos de Cima Tosquia 2018

Campos de Cima Tosquia 2018

Tosquia é um instigante blend de Tannat, Tempranillo Malbec e Cabernet Sauvignon do terroir da Campanha Gaúcha, assinado pela Campos de Cima, Medalha de Ouro no Wines of Brazil Awards 2019 e 2020.

Atividade muito comum na região da fronteira, “tosquia” é o ato de cortar a lã rente ao corpo do animal, especialmente os ovinos – também de propriedade da vinícola. A ilustração do rótulo é do artista Felipe Constant.

De intensa cor rubi com reflexos violáceos, este tinto entrega aroma de frutas negras, como groselha e ameixa, notas de chocolate e especiarias.

Em boca oferece taninos aveludados e ótima acidez, revelando boa estrutura e harmonia. Com moderado teor alcoólico, é um vinho muito bem elaborado e delicioso!

Combina perfeitamente com churrasco e carnes vermelhas grelhadas, arroz carreteiro e risoto de funghi e pizza de calabresa.

Por Alykhan Karim
Co-fundador e CEO de Sonoma Market

Conheça a melhor loja para comprar vinhos online.


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

 

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário