Bebida dos deuses, bebida romântica, bebida de reuniões e negócios, bebida de harmonização e confraternização. O que é vinho, afinal?Bebida dos deuses, bebida romântica, bebida de reuniões e negócios, bebida de harmonização e confraternização. O que é vinho, afinal?

Bebida de deuses gregos (Baco), reis e profetas, o vinho é um dos néctares mais antigos do mundo. E também um dos mais sagrados, sendo até servido em cerimônias religiosas. Poucas bebidas alcoólicas são tão apreciadas no mundo inteiro quanto o vinho. Esse é um dos poucos produtos que atravessa barreiras culturais, geográficas, humanas.

E em qualquer lugar, o ritual de beber uma taça de vinho é associado a momentos de celebração. Qual a bebida que você se lembra de servir num jantar romântico? Quer melhor do que uma boa garrafa de vinho ou uma champagne para selar uma parceria num jantar de negócios? Quer melhor presente para oferecer ao pai ou ao sogro?

Mas não precisa guardar o vinho para ocasiões assim solenes. Tem vários estudos conduzidos por médicos e nutricionistas que provam que uma taça de vinho mantém o coração saudável. E tem até estudos que provam que tanto o vinho tinto quanto o vinho branco podem funcionar como agentes antibacterianos, quando consumidos moderadamente, claro!

O vinho resulta da fermentação das uvas. E se distingue de tantas outras bebidas alcoólicas, porque o seu processo de fermentação é 100% natural, sem precisar adicionar açúcares, ácidos ou qualquer outro ingrediente/nutriente. Mas atualmente, os vinhos que enólogos e produtores oferecem são cada vez mais sofisticados e requintados.

O que faz os vários vinhos terem sabores diferentes e taninos mais ou menos intensos são os tipos de uva em fermentação: as castas. Descubra aqui quais as castas mais populares de vinho tinto e de vinho branco e as quais as propriedades de cada.

Prefere vinhos encorpados e amadeirados ou vinhos frutados e aromáticos? E vinhos envelhecidos? Tem desses na sua garrafeira pessoal? Você é fã de tinto, branco ou rosé? Conhece o vinho verde? Que vinhos licorosos você têm para servir com a sobremesa quando recebe seus amigos em casa?

Há tanto para dizer sobre o vinho. Aqui no Sonoma você vai poder descobrir quais os vinhos premiados que você vai querer oferecer de presente aos seus amigos e familiares. Siga também as principais tendências no mundo dos enófilos.

Por Sonoma Brasil

Conheça os melhores vinhos online


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

 

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário