ferno

A Paradisíaca Fernando de Noronha

Em um lugar tão calmo e distante do continente, onde se vive em um universo praticamente paralelo, há riqueza!A sommelière Stephani Vaz encontrou a oportunidade de conhecer não apenas a natureza exuberante, mas também a grande riqueza e variedade gastronômica, tão marcante na região.

Costumo dizer que, além das praias maravilhosas de águas verde-esmeralda, uma das coisas mais divertidas para se fazer no dia a dia tranquilo da ilha de Fernando de Noronha, é sair para aproveitar a cena gastronômica de poucos – porém ótimos – restaurantes que a ilha oferece. Para quem gosta de uma boa moqueca minha recomendação é o restaurante Tricolor. O lugar, com seus pratos e temperos inigualáveis, conquistou alguns dos maiores chefs de cozinha do Brasil. O local é perfeito para quem deseja comer bem, com simplicidade e sem ostentação.

Já o restaurante Varanda é o lugar ideal para experimentar alguns dos mais típicos e deliciosos pratos da gastronomia nordestina. O simpático chef Auricélio conquista a todos que por ali passam, com sua gentileza e hospitalidade. Mas conquista, principalmente, depois de experimentar seus pratos maravilhosos, como o Camarão ao creme de Jerimum, de sabor e textura delicados e ao mesmo tempo marcantes. Para quem gosta de petiscar, tem também o Trio de Pasteizinhos. E para acompanhar, uma deliciosa e muito bem servida caipirinha de frutas, que também virou uma das marcas registradas da casa. O serviço é excelente.

Na carta de vinhos, um dos melhores espumantes nacionais, o Cave Geisse. Sem dúvida é uma boa sugestão de harmonização para a clássica sobremesa Baba de Moça, a qual o chef Auricélio colocou em seu cardápio inspirado na receita de um de seus grandes mestres, como ele mesmo diz, Cesar Santos, da Oficina do Sabor, em Olinda. E o nome do restaurante não é à toa, uma varanda ampla com uma bela vista compõe o ambiente muito agradável.

Próximo ao porto está o restaurante Mergulhão, daqueles lugares que são tão agradáveis que se quer chegar na hora do almoço e ir embora após o anoitecer. A vista é privilegiada e fala por si só. Os almofadões espalhados pelo gramado e a simpatia de todo o staff tornam o lugar inesquecível, especialmente durante o pôr do sol, quando a vista fica ainda mais incrível. A gastronomia é única e brasileiríssima. O talentoso chef Rafael Sudatti criou combinações especiais e que se completam. Tudo no cardápio, até mesmo pratos que poderiam ser apenas mais um clássico da gastronomia, tem um toque exclusivo dele, o que torna a experiência no lugar ainda melhor.

Destaque para o Tartare de Atum. Sem dúvida, o melhor tartare que já degustei. O sabor do atum fresco é realçado pela manga. Uma delícia. Tem também o Peixe Zen, peixe ao molho de açaí sobre abacaxi grelhado, coberto com farofa salgada de granola, um prato muito saboroso.

Na carta de vinhos, um deles me chamou muito atenção: o Pegasus Bay Riesling, uma das melhores expressões de riesling da Nova Zelândia. A vinícola Pegasus Bay tem se destacado cada vez mais internacionalmente por seus vinhos. É uma honra ter a oportunidade de harmonização com um Pegasus em plena ilha de Fernando de Noronha. Além disso, as Cervejas Colorado de Ribeirão Preto dão um toque ainda mais especial à carta de bebidas, junto com cachaças especiais safradas, um achado muito valioso. São cachaças Boa Vista, vindas de Xavier Chaves-MG, encontradas e negociadas pelo próprio chef e um dos sócios do restaurante, que é de propriedade de amigos de longa data, todos de Belo Horizonte. O café coado na hora diretamente na xícara do cliente, e com a opção de doce de leite para acompanhar também é um charme a parte.

O melhor de tudo é saber que, fazendo parte de um estado tão cultural quanto o Pernambuco, Noronha não deixa a desejar, principalmente quando o assunto é a gastronomia, a mais sublime das artes. Esse é, com certeza, um dos melhores destinos do mundo para férias inesquecíveis e privilegiadas. Vale a pena conhecer!

Por Stephani Vaz

Conheça os produtos da Sonoma.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário