A cidade italiana que deu fama ao macarrão

Embora a história localize a origem do macarrão no extremo oriente, foram os italianos que revolucionaram a receita derivada do trigo para o mundo Ocidental. E, mais especificamente, foi uma cidade em particular, chamada Gragnano, que revolucionou o modo de fazer, distribuir e consumir a massa, ou como em bom italiano se diz: la pasta.

 

Como Gragnano se tornou a cidade da pasta

Mapa de Gragnano

Já no século 19, Gragnano contava com 70% da população envolvida na indústria de produção de macarrão, a ponto de a prefeitura local começar a demolir construções antigas para dar lugar a novas fábricas, tamanha a popularidade do consumo das famosas massas de Gragnano. 

 

A história data a origem da fama de Gragnano como cidade de fabricação de massas no dia 12 de julho de 1845, quando o rei do Reino de Nápoles, Fernando II de Bourbon, durante um almoço, concedeu aos fabricantes de Gragnano o alto privilégio de fornecer à Corte suas massas longas. Desde então, Gragnano tornou-se a Città dei Maccheroni, ou mais popularmente chamada de Città della Pasta.

Conheça abaixo alguns de nossos produtos

Uma massa com “terroir”

Tipos de Macarrão

Gragnano já era conhecida por fazer massa seca de sêmola de grano duro. Mas o que faz de sua produção de macarrão especial é, sobretudo, sua localização geográfica privilegiada. Situada em um vale cercado por montanhas, fazendo muita sombra e protegendo a cidade de chuvas torrenciais, Gragnano assim obteve condições mais favoráveis para o processo de secagem da massa. 

 

A brisa marinha que sopra regularmente pelo vale e as construções das vilas também propiciou aos pastifícios (fábricas de pasta) uma ventilação natural para se secar massas diariamente ao ar livre, ampliando a produção.

 

O que faz da massa de Gragnano especial

Macarrão estilo Rigatoni

Além do microclima favorável, a massa Gragnano precisa obedecer determinadas regras. Por exemplo, necessariamente o macarrão deve ser trefilado em maquinário de bronze, que dará o formato de cada tipo de massa. Esse é um dos requisitos para obtenção do certificado IGP, concedido pelo Consorzio di Tutella da Pasta di Gragnano IGP, que regula e protege os métodos e indicações geográficas da produção de uma autêntica pasta de Gragnano.

 

As massas da região são conhecidas por uma textura mais áspera quando seca. Esse aspecto confere ao macarrão, quando cozido perfeitamente al dente, maior capacidade de retenção dos molhos em sua superfície. 

 

Ao todo, são 49 formatos de massa produzidos nas fábricas de Gragnano. Algumas delas são quase exclusivamente da cidade, caso do scialatielli, uma variedade do espaguete menos longo e mais largo e retangular, também comum na tradição amalfitana.

 

Outros formatos muito famosos de Gragnano são das massas curtas de tubo (penne, rigatoni, tubettoni), conchiglioni, caserecce, paccheri entre outros.

 

Experimente a tradição

Além das massas produzidas em Gragnano, o Sonoma Market importa uma enorme variedade das mais autênticas massas italianas diretamente dos produtores. Conheça nossas opções e escolha a sua favorita!

 

Bon appétit!

Equipe Sonoma Market

 

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário