Orecchiette con cime di rapa, ou orecchiette com folhas de nabo, é uma receita camponesa italiana tradicionalíssima da região da Puglia, que fica no salto da bota!

Orecchiette con cime di rapa, ou orecchiette com folhas de nabo, é uma receita camponesa tradicionalíssima da região italiana da Puglia, que fica no salto da bota!

Além das folhas de nabo para o molho, a receita leva anchovas refogadas e taralli, uma rosquinha salgada tradicional que é feita de farinha, azeite e vinho branco. Aprenda a preparar!

Ingredientes

Para 2 pessoas

Preparação

Limpe a rama do nabo, tirando apenas os botões internos e as folhas pequenas. Branqueie as mais bonitas por um minuto. Coloque-as em uma panela com óleo e toste por 10 minutos no forno. Em uma panela grande, ferva o restante das folhas por 10 minutos.

Numa panela, doure ligeiramente o alho com metade do azeite, passados ​​alguns segundos junte os filés de anchova, um pouco de malagueta e por último as ramas cozidas, sem jogar fora a água do cozimento.

Cozinhe a massa na mesma água que os ramos durante 9 minutos, escorra a massa al dente, salteie e se necessário, adicione um pouco de água do cozimento e o restante azeite.

Sirva esmigalhando o taralli sobre a massa e acrescentando as folhas de nabo crocantes.

Harmonização com vinho

O prato típico da região da Puglia vai muito bem com vinhos de uvas regionais, como a Primitivo. Conheça aqui nossas opções de vinhos italianos Primitivo!

Conheça os tipos e formatos de massas italianas!

Nossa Indicação: Macarrão Orecchiette de Cecco 500g

Macarrao Orecchiette de Cecco 500g

Macarrao Orecchiette de Cecco 500g

Já ouvir falar em massa grano duro? São massas preparadas sem adição de ovos e com grãos de trigo selecionados que passaram por moagem grossa, ficando maiores para manter parte de seus nutrientes.

É dessa forma que a De Cecco elabora a linha de massas Sêmola, da qual o Macarrão Orecchiette De Cecco 500g faz parte. Orecchiette é uma palavra italiana, que traduzida para o portugês significa orelha, um formato de massa típico da cozinha da Puglia.

As pequenas massas têm formato de disco, com uma leve cavidade no centro, realmente lembrando uma orelhinha. Com cozimento em 9 minutos para a massa ao dente e de 11 para uma massa mais macia, uma receita tradicional da Puglia é cozinhar a massa junto com brócolis, acompanhadas de molho de tomate e pecorino ou com alho&óleo.

Ou então, com ragu de carneiro e ricota.

Que tal experimentar acompanhado de um bom vinho?

Por Alykhan Karim
Co-fundador e CEO de Sonoma Market

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário