Um clássico da culinária italiana é a Pasta alla Norma. Originária da Sicília, ela leva tomate e manjericão. Veja como preparar essa delícia!

Um clássico da culinária italiana é a Pasta alla Norma, originária da Sicília. Entre as versões mais aceitas sobre a origem do nome, está a referência à ópera “Norma”, do compositor Vicenzo Bellini.

Além de tomate (fresco ou como molho de tomate pronto) e manjericão, a berinjela é a grande estrela deste prato, preferencialmente cortada em rodelas ou fatias bem finas e previamente desidratadas com um pouco de sal, finalizado com uma generosa quantidade de ricota salgada. Entre as massas, recomenda-se uma opção de formato curto, como o penne ou o rigatoni.
[et_bloom_locked optin_id=”optin_1″]

Ingredientes

  • 680 g de berinjela, descascada e cortada em pedaços pequenos
  • 90 ml  de azeite de oliva extra-virgem
  • Sal Marinho Maldon
  • 1/2 xícara de cebola branca ou vermelha em fatias finas
  • 1 colher de sopa de alho picado, 2 ou 3 dentes
  • 1 pimenta vermelha fresca picada
  • 1/2 a 1 colher de chá de pimenta vermelha esmagada, a gosto
  • 900 g de tomates italianos maduros cortados em cubos
  • 350 g de massa italiana tubular, como penne, rigatoni ou ziti
  • 1/2 xícara de folhas frescas de manjericão
  • 125 g de queijo ricota salata*, ralado ou raspado em um ralador em fatias finas

*o queijo ricota salata é um queijo italiano fresco e cremoso feito de leite de ovelha. Ele pode ser substituído por queijo Feta, Mussarela Fresca, Burrata ou até mesmo uma ricota brasileira mais cremosa.

Modo de Preparo

1. Pré-aqueça o forno a 230ºC graus.

2. Coloque a berinjela em uma assadeira grande com bordas e regue com 1/4 de xícara de azeite. Polvilhe com 1 colher de chá de sal e misture bem para cobrir a berinjela com o óleo. Asse por 25-30 minutos, até que a berinjela esteja macia e dourada.

3. Enquanto isso, coloque uma frigideira grande (30 cm) em fogo médio. Adicione as 2 colheres de sopa restantes de azeite e a cebola. Cozinhe por cerca de 5 minutos para amolecer a cebola.

4. Junte o alho, a pimenta malagueta fresca e seca, os tomates e 1/2 colher de chá de sal. Cozinhe em fogo brando até que os tomates soltem bastante líquido e, em seguida, reduza a um molho grosso – isso deve levar cerca de 10 minutos.

5. Enquanto os tomates cozinham, leve uma panela grande (4-6 litros) de água para ferver e adicione 3 colheres de sopa de sal. Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem ou até ficar al dente.

6. Escorra a massa. Abaixe o fogo sob os tomates, em seguida, misture o macarrão e a berinjela até misturar com o molho.

7. Transfira para uma travessa e cubra com as folhas de manjericão e o queijo. Sirva e divirta-se!

Harmonização: fica irresistível com os vinhos tintos da Sicília, como com vivaz e calorosa Nero d’Avola do Antonello Cassarà “Trefilari” Rosso Terre Siciliane 2016, ou com elegante, complexo e super pontuado Le Casematte “Peloro Rosso” 2017.

Quer saber mais sobre harmonização de vinhos com massas? No mais novo ebook Pasta&Vino do Sonoma Market você encontra as principais dicas de molhos italianos com orientações incríveis de vinhos para acompanhar. Baixe o ebook de gratuitamente!

[/et_bloom_locked]

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário