Clássicos portugueses, espanhóis e italianos que harmonizam perfeitamente com o almoço de Páscoa e esse momento tão especial de comunhão entre quem a gente ama.

Preparamos um rápido guia com 10 achados até 50 reais para deixar a sua celebração ainda mais saborosa e elegante!

1. Bodega Cuatro Rayas Caballito del Mar Rueda Verdejo 2020

Este vinho branco é um 100% Verdejo de cultivo orgânico da Rueda DO, na Espanha (a primeira Denominação de Origem da região de Castilla y León), e recebeu o título de “Melhor Compra” pela Wine Enthusiast.

Apresenta uma estrutura aromática complexa e intrigante, com notas de frutas cítricas, brancas e tropicais, tem corpo médio e deliciosa acidez. Um excelente exemplar de um Verdejo da Rueda de excelente qualidade, em inacreditável relação valor x qualidade.

Harmonize com: bacalhau com batatas ao murro.

Bodega Cuatro Rayas Caballito del Mar Rueda Verdejo 2020

2. Cantine Gualtieri Lambrusco I Puri Bianco

Você sabia que Lambrusco é uma uva tinta e para fazer a sua versão branca basta vinificar as uvas sem a casca? Esta versão da Cantine Gualtieri é delicadamente doce e tem acidez moderada. Com notas de frutas e flores amarelas.

Harmonize com: a versão vegetariana ou vegana da Bacalhoada, a Batalhoada.

CANTINE GUALTIERI LAMBRUSCO I PURI BRANCO

3. Antonio Saramago Ilógico Tinto

António José Ribeiro Saramago é um dos grandes representantes da viticultura portuguesa. Com mais de 50 anos de carreira, é o mais antigo enólogo lusitano.

Seus vinhos inspiram! Segundo Saramago “A acidez do vinho representa o sangue em nosso organismo. Quando eles não têm acidez, não irão viver muito, serão vinhos anêmicos”.

Este é um lindo blend de Aragonez (Tempranillo, na Espanha) e Syrah, com breve passagem por barricas de carvalho francês. Traz deliciosos aromas de fruta bem madura com nuances de café ao leite e taninos muito redondos.

Harmonize com: risoto de beterraba com queijo de cabra.

ANTONIO SARAMAGO ILOGICO TINTO 2018

4. Bodega Los Tinos Sequeral Selección Especial Tierra de Castilla 2018

Gosta de Primitivos e Malbecs mais concentrados e cheios de fruta? Esse Tempranillo de Tierra de Castilla também é uma excelente escolha. Oferece aromas de fruta cozida, tutti-frutti e banana passa. 

Em boca, tem corpo médio e é marcado por notas de frutas bem maduras, envoltas em taninos finos e sutis, com um final picante  e de especiarias doces. Delicioso! 

Harmonize com: tábua de queijos e embutidos.

SEQUERAL SELECCION ESPECIAL CASTILLA 2018

5. Ribadouro Pauliteiros Rosé

Do terroir de Trás-os-Montes, no norte de Portugal, vem esse encantador Rosé, blend de  Touriga Nacional, Aragonez e Tinta Gorda.

Muito elegante, desde a sua cor remete aos Rosé de Provence. Oferece notas de frutas do bosque envoltas em notas florais e inconfundível mineralidade. Com alta acidez e poucos taninos, é o par perfeito para preparos com frutos do mar.

Harmonize com: arroz de polvo.

RIBADOURO PAULITEIROS ROSE

6. Segredo do Abade Tinto

Você já teve a oportunidade de degustar um vinho verde tinto? São vinhos com alta acidez e taninos extremamente marcantes, como é o caso desta versão do Minho, feita com castas nativas.

Nos presenteia com notas balsâmicas e de frutas negras. Tem boa estrutura, mas ainda assim é acessível, com muita suculência, boa acidez e frescor, além de taninos bem marcantes.

Harmonize com: cordeiro com geleia de alecrim.

SEGREDO DO ABADE TINTO

7. Herdade do Esporão “Pé tinto” 2020

O vinho mais vendido do Sonoma Market não pode faltar na sua mesa! O Pé Tinto elaborado pela tradicional família Roquette no Alentejo, a mesma que comanda a Quinta do Crasto, que ano após ano está na lista das TOP 50 Melhores Vinícolas do Mundo!

É uma excelente porta de entrada para os vinhos do Alentejo, pois é frutado, cheio de personalidade e simplesmente perfeito para o dia-a-dia. Seu paladar elegante e fresco permite que seja muito versátil para harmonizações.

Harmonize com: lasanha à bolonhesa.

HERDADE DO ESPORAO PE TINTO 2020

8. Cantine Gualtieri Lambrusco I Puri Rosso

Sucesso entre os brasileiros, o Lambrusco é um vinho frisante frutado, leve e com baixo teor alcoólico, ideal para brindar e confraternizar.

Nesta versão, leva um blend de Lambrusco salamino, Lambrusco maestri e Ancellotta. Revela deliciosos aromas de frutas vermelhas com notas de rosas. É fresco, frutado e equilibrado. Exibe um leve “fizz” que se integra com um toque de dulçor instigante, uma deliciosa acidez e um gostinho de quero mais. 

Harmonize com: penne com ragu de pato e goiabada.

CANTINE GUALTIERI LAMBRUSCO I PURI ROSSO

Quer incrementar ainda mais a sua mesa de Páscoa?

O preparo de saladas, molhos e a finalização dos pratos são essenciais não só para a beleza mas para o complemento do sabor dos ingredientes que usamos ao cozinhar. Pensando nisso, sugerimos um azeite de oliva e um vinagre de vinho que rapidamente se tornarão completamente essenciais na sua dispensa.

9. Herdade do Esporão Azeite Extra Virgem (250mL)

O Azeite Extra Virgem da Herdade Esporão é um dos maiores ornamentos do Alentejo e de Portugal.  A produção é praticamente artesanal, quase manual.

As olivas usadas para formar o blend foram Cobrançosa, Arbequina, Cordovil, Carrasquenha, Galega e Frantoio, juntas formam um conjunto harmonioso. Encontramos aromas de ervas frescas, sabor levemente picante com final amendoado e baixa acidez.

Excelente para o preparo de pratos frios como saladas e sanduíches, mas também pode ser usado para finalizar pratos quentes. Esse azeite nunca deve ser aquecido.

HERDADE DO ESPORAO AZEITE EXTRA VIRGEM 250ML

10. Herdade do Esporão Vinagre de Vinho Tinto (250ML)

Um vinagre de vinho tinto de excepcional qualidade, proveniente de vinhos selecionados e sujeito a meticuloso método de produção, este vinagre faz estágio em barricas de carvalho francês por no mínimo seis meses, beneficiando-se dos aromas da madeira e dos vinhos que estagiaram anteriormente.

Com mínimo de 7% de acidez, tem aroma acético do vinagre com sutis notas de madeira e um saboroso e longo final.

Perfeito para temperar saladas e para compor o preparo de molhos.

HERDADE DO ESPORAO VINAGRE DE VINHO TINTO 250ML 1

Agora ficou mais fácil escolher os vinhos para a sua páscoa, né?

Aproveite!

Abraços,

Equipe Sonoma Market

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário