Muito se fala em decantar, descansar, aerar… Mas afinal, o que é um decanter? Tudo isso para beber vinho? Para que ele serve? Por que esse formato tão esquisito? Nunca mais fique na dúvida!

Muita gente pensa que o decanter é apenas mais um acessório quase todo “enochato” gosta de usar para chamar a atenção, mas a verdade é que essa espécie de jarra de pescoço alongado ajuda (e muito) a capturar as melhores características do vinho.

[et_bloom_locked optin_id=”optin_1″]

Basicamente, o decanter expõe o vinho à oxigenação, responsável por acelerar a maturação (ou envelhecimento) da bebida. Esse processo deixa os aromas mais fortes, os taninos mais suaves e o álcool menos acentuado. Também reduz as notas que vêm do carvalho (madeira e baunilha), tornando os sabores complexos mais perceptíveis (como couro, especiarias, frutas maduras, chocolate e café).

Complicado? Bem menos do que parece. Trata-se de um instrumento muito similar a uma jarra de vidro, só que com uma base bem grande e uma abertura pequena – por ter um fundo grande, o vinho se espalha em uma superfície maior; Já a boca estreita não deixa entrar tanto ar (apesar de “abrir” o vinho, o oxigênio também pode matá-lo em questão de horas).

Outra razão para utilizar o decanter, em especial com os vinhos mais antigos, é separar o líquido do sedimentos que foram surgindo ao longo dos anos (eles vêm principalmente da redução dos taninos e do álcool). Os vinhos não filtrados (geralmente os de produção orgânica) também costumam juntar esse resíduo. Bastam uns 10 minutos para que eles se juntem no fundo da jarra.

Quando usar

Sabendo de tantos pontos positivos que um decanter pode trazer, vale lembrar que não adianta usá-lo o tempo todo. O ideal é decantar vinhos guardados há pelo menos quatro anos ou rótulos com potencial de guarda (aqueles que você não aguentou deixar na adega por mais cinco anos).

Exemplares mais jovens podem até se beneficiar da decantação, mas não é necessário expô-los tanto ao processo. Basta abrir a garrafa cerca de 20 minutos antes para que seus sabores se intensifiquem.

Terceira idade

Mas tome cuidado: não é porque um vinho já tem 10 anos que deve ser decantado por horas. Muito pelo contrário! Vinhos que foram guardados por muito tempo já evoluíram bastante e chegaram ao seu ápice. Eles estão prontos para beber, decantá-los só vai acelerar sua morte por oxigenação.

O truque, aqui, é deixar a garrafa em pé (na vertical) um dia antes de abri-la. Assim, os sedimentos têm tempo suficiente para se depositarem no fundo da garrafa.

Regrinhas básicas

Não se decanta espumantes, ou eles perderão as bolhas que são sua arma secreta. Os brancos, por sua vez, podem ganhar em aromas com 10 ou 20 minutos de descanso (sempre tomando cuidado para que não esquentem muito nesse período).

Quanto aos tintos, vale a pena provar um pouquinho do vinho logo ao abrir a garrafa. Nesse momento, preste atenção nos sabores – quanto mais demorar para notá-los, mais podem ser decantados. O vinho seca muito a boca logo ao primeiro gole? Também vale a pena descansar. A média é de 30 minutos a uma hora, dependendo dessa análise.

“Não tenho decanter, e agora?”

Existem decanters de todos os tipos, um mais moderno e estilizado que o outro, e os preços vão de R$ 30 a R$ 200 ou mais. Não precisa ter medo, pois o formato e o preço em nada interferem no trabalho. Ele precisa apenas ser transparente, de vidro ou cristal – materiais neutros que não interferem nos cheiros e sabores.

Partindo desse princípio, até uma jarra de suco pode ser utilizada como decanter. É preciso apenas tomar cuidado, pois a quantidade de ar que entra em uma jarra, graças à grande abertura, é muito maior (logo, o tempo de decantação deve ser menor).

Abrir o vinho antes de servi-lo e deixá-lo descansar na garrafa também é uma opção. Neste caso, como a superfície de contato é menor, a decantação leva mais tempo.

Faça um teste: beba um vinho antes e depois de decantá-lo. Claro que os resultados não são os mesmos de anos de guarda bem feita, mas a melhora é considerável. E aí, percebeu alguma diferença?

[/et_bloom_locked]

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário