Se Borgonha e Barolo são referências no conceito de terroir do Velho Mundo, do outro lado da Cordilheira dos Andes o Chile é protagonista do Novo Mundo.

De modo geral, podemos atribuir três fatores à reputação, cada vez mais reconhecido mundialmente, do vinho chileno. 

O primeiro diz respeito à indústria, que por meio de gigantes como Concha y Toro, Santa Rita e VSPT, oferece um inimaginável menu de opções para diferentes gostos e bolsos.

O segundo fator trata da excepcional qualidade de ícones como VIK, Almaviva, Seña, Chadwick e Clos Apalta, que refletem a expertise de seus produtores, especialmente quanto ao terroir e aos clássicos cortes de inspiração bordalesa.

O terceiro, e último, combina ética e estética, essência e evolução. Hoje, certamente o fator mais instigante da viticultura chilena.

Um cenário conhecido como Secano Interior – berço da viticultura chilena, onde estão localizados o Valle del Maule e Itata – e onde destacam-se vignerons como o MOVI – Movimiento de Viñateros Independientes, o VIGNO – Vignadores de Carignan, e outros produtores independentes e exploradores de antigas técnicas tradicionais, além dos reconhecidos mestres Pedro Parra e Renan Cancino.

Nesta nova constelação, o brilho de uma estrela chama a atenção, o produtor de destaque desta matéria: o fascinante Garage Wine Co.

Um dos produtores favoritos do renomado crítico Luis Gutiérrez, da Wine Advocate, a Garage Wines faz vinhos de produção limitadíssima. Lideraram o topo do ranking de 2021 de Robert Parker, com pontuações altíssimas – 95, 96… 99 Pontos! – e também marcou presença no “Top 100 Wines 2021”, de James Suckling, com 5 vinhos diferentes que entraram.

E que, orgulhosamente, fazem parte da nossa curadoria e do portfólio Sonoma Market.

Uma história que começou literalmente na garagem de Pilar Miranda e Derek Mossman, em 2001. Uma inovação para aquele momento, com poucas garrafas sempre para um mercado informal de amigos e familiares. Em 2006, começou a exportar para a Dinamarca (terra natal de Mossman) e Reino Unido. 

A matéria-prima?

Carignan, Garnacha, Monastrell, País, Cinsault e Cabernet Franc de vinhas velhas, algumas pré-filoxera, que vem de distintos lotes de 1-2 hectares no Secano Interior, como Bagual, Caliboro, Coelemu, Guarilihue, Loncomilla, Portezuelo, Puico, Ranquil, Sauzal e Truquilemu.

Um lugar onde a agricultura é um modo de vida desde os anos 1500 e que desde então já não se limitava apenas a vinhedos, mas também ao trigo e outros produtos locais. Ali, pequenas propriedades reviravam a terra em busca de nutrientes e da escassa água da chuva sazonal.

Muito longe da zona de conforto do mainstream, a agricultura regenerativa praticada pela vinícola passa distante da busca por selos e certificações. 

Além de educar-se da terra e dos antepassados, nesses pouco mais de vinte anos a Garage Wine Co. aprendeu no dia-a-dia a fazer escolhas mais inteligentes, como a utilização de garrafas recicladas produzidas por uma pequena empresa local, gerando valor para a comunidade.

Pintar com serigrafia as garrafas foi outro aprendizado, já que a indústria estava voltada a longas tiragens de etiquetas e rótulos. Há 11 anos, Luís, o pintor de garrafas, pinta cada uma delas com uma máquina personalizada e construída pela própria vinícola.

O mesmo se deu com as cápsulas para fechamento. A solução foi encontrar uma empresa de material escolar que faria a cera para lacres a partir de giz de cera.

Os tanques de fermentação também provocaram outra alternativa. Com poucos recursos para comprar novos tanques, foram utilizadas sobras e um grande fabricante de inox para a confecção de lagares (tanques abertos). Essa escolha reciclável ainda criou oportunidades para as oficinas locais de soldagem.

Hoje, é Pilar Miranda quem está à frente de todo o trabalho. Uma nova liderança, embora o negócio do vinho ainda seja excessivamente conservador e patriarcal.

Citada constantemente pelos críticos mais relevantes do mundo e ocupando as prateleiras dos mercados mais exigentes, a Garage Wine Co. é um destacado expoente deste novo capítulo da viticultura chilena. Incrível!

Um momento que vem se consolidado a partir de um mergulho profundo no passado para construir com ética, inovação e sustentabilidade, novas pontes para o futuro.

“A realidade tende a desaparecer”, disse o anti-poeta chileno Nicanor Parra, citado em recente ensaio do crítico Joaquín Hidaldo, da Vinous, sobre os novos horizontes da viticultura no Chile.

Palavras que resumem o mundo em que vivemos e nos provocam a descobrir o que está surgindo.

Vem conhecer!

GARAGE WINES CO. CRU TRUQUILEMU D.O EMPEDRADO CARIGNAN FIELD-BLEND 2018

99 Pontos – Robert Parker – Após 20 colheitas chega o seu primeiro Cru, o Cru Truquilemu 2018, que descrevem como “Truqui com mais recheio”. Provém de uma pequena secção triangular com um rendimento natural inferior, com maior concentração e uma personalidade mais escura e taciturna. Foi fermentado com mais hastes que o outro Truquilemu e com um pouco de Syrah, o que agrega peso, profundidade e textura. Foi produzido de forma muito simples e lenta, fermentando em lagares abertos com alguns cachos cheios e acrescentando caules lignificados para evitar a maceração carbónica, com leveduras indígenas; a maloláctica levou 11 meses e o envelhecimento em barricas usadas e neutras foi prolongado por dois invernos. Para a safra de 2018, apenas 3.449 garrafas.

99 Pontos – Robert Parker
95 Pontos – Descorchados

99 Pontos – Robert Parker – Existem três vinhos Carignan/Cariñena do mesmo vinhedo em Truquilemu em 2018, e o Vigno 2018 vem de uma seção mais abaixo ao longo do riacho, onde há uma ótima drenagem e, portanto, baixo rendimento e concentração. É Carignan com pedacinhos de País e Monastrell na composição de campo. Fermentou em cubas abertas com leveduras indígenas e estagiou em barricas usadas durante dois invernos. Somente 3.336 garrafas.

99 Pontos – Robert Parker

GARAGE WINES VIGNO DRY-FARMED OLD VINES D.O MAULE VALLEY RÓTULO

GARAGE WINE CO. PAÍS 215 BC FERMENT 2021

Denominados de Single Ferment Series, a linha de vinhos da Garage Wine Co. é elaborada com frutos de uma ou mais parcelas de vinhedos. No caso do País 215 BC Ferment 2021, as uvas vieram de quatro propriedades perto de Sauzal, Puico Bajo, Alto e Truquilemu, no Chile. 

93 Pontos – James Suckling

92 Pontos – Robert Parker

Garage Wine Co. Cinsault The Soothsayer Ferment 2020

No caso do Cinsault The Soothsayer Ferment 2020, as uvas vieram de duas fazendas em Guarilihue e uma em Ranquil, na região central do Chile. 

91+ Pontos – Robert Parker – Uma combinação de rusticidade terrosa e caráter floral e perfumado no Cinsault, foi produzido com frutas de Guarilihue.

GARAGE WINE CO. CINSAULT THE SOOTHSAYER FERMENTRÓTULO

Garage Wine Co. Old Vine Pale Lot #103 2020

94 Pontos – Descorchados – Mais do que um rosé, remete ao clarete espanhol, aqueles com sabores mediterrânicos maduros, com cores intensas, mas que se bebem como água. De um vinhedo muito antigo – cerca de 75 anos – na zona costeira de Maule, em Truquilemu, de onde vêm algumas das melhores Carignan do Chile.

old vine

Garage Wine Co. Renacido Vineyard Lot #104 2019

94 Pontos – Descorchados – Normalmente, tende-se a identificar os cabernets das terras secas do Maule por sua acidez e taninos fortes, mas este escapa a esse molde. De acordo com Derek Mossman, a diferença se deve ao fato de as macerações terem sido reduzidas ao longo dos anos, de forma a ter uma maior “sensibilidade” com a uva. Há uma certa elegância neste Cabernet, notas suculentas de frutas maduras e taninos afiados. Notas terrosas por toda parte, algo herbal no meio. Um verdadeiro exemplo de estilo. Um camponês muito formalmente vestido.

GARAGE WINE CO. RENACIDO VINEYARD LOT 104 2019

Garage Wine Co. Bagual Vineyard Lot #96 2018

95 Pontos – Robert Parker – O Bagual Vineyard Cariñena Garnacha Monastrell 2018 marcado com o lote #96 vem do mesmo vinhedo que o Garnacha puro – apenas 1,1 hectares de vinhas velhas com um blend de campo das três variedades. Terroso e muito marcado pelo caráter Cariñena, com boa maturação e frescor. A maloláctica costuma levar cerca de sete meses, e o élevage se estende por dois invernos em barris de terceiro uso ou mais velhos, bem temperados e neutros. Isso me lembra um elegante Priorato. 

garage

Garage Wine Co. Las Higueras Lot #102 2018

94 Pontos – Descorchados  – Las Higueras 2018 representa uma mudança importante no estilo deste vinho que Garage, elaborado desde 2013, neste vinhedo com mais de cem anos, plantado em solos aluviais no Maule. Comparado com suas versões anteriores, este Cabernet Franc é muito mais fresco e frutado, com corpo menos concentrado, mas com frutas muito mais refrescantes, vermelhas e vibrantes. Se antes era mais perto de um Bordeaux, agora olha mais para o Loire. 

wine garage

Garage Wine Co. Sauzal Vineyard Lot #95 2018

96 Pontos – Robert Parker – O Sauzal Vineyard está agora na D.O. Empedrado, e provei duas das safras, começando com o Sauzal Vineyard 2018, um blend de campo de Cariñena, Garnacha e Monastrell do produtor Nivaldo Morales, que Derek Mossman descreveu como “um universo de perfume, terra e especiarias.” Sobre o lote, as vinhas velhas do mato que foram trabalhadas a cavalo e seguindo os ciclos da lua de forma ancestral. Mossman explicou ainda que “nas últimas 10 colheitas em Sauzal, o vinho mudou a sua composição varietal. Primeiro era todo Cariñena, depois enxertamos Garnacha e Monastrell e alguns anos depois mais Garnacha até que na safra de 2018 o vinho é composto por partes iguais de Garnacha e Cariñena com 6% de Monastrell.” Tem um paladar vivo e de corpo médio com taninos granulados (pense em granito!) e acidez brilhante. 

wine

Garage Wine Co Truquilemu Vineyard Lot#97 2018

95 Pontos – Descorchados – O lote 97 é basicamente um Cariñena com um barril de Monastrell, todos provenientes de vinhas plantadas na área de Truquilemu, no Empedrado D.O., próximo à costa do Maule. A influência fria do mar tem uma grande presença aqui, marcando ainda mais sua acidez já firme, mas acima de tudo, acentuando o lado refrescante dos sabores frutados. “Como será este vinho daqui a 10 anos?” Possui taninos, acidez e sabores frutados de sobra para uma resposta positiva.

TRUQUILEMU

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário