Cada terroir onde é plantada a uva Pinot Noir produz um estilo único de vinho. Convidamos você a embarcar nesta volta ao mundo conosco para conhecer as 6 faces da Pinot Noir!
winegrapes harvest Small Vines Wines Sonoma County 001 900x675

As 6 faces da Pinot Noir

A Pinot Noir pelo mundo: embarque nessa viagem!

Se a Cabernet Sauvignon é rainha, a Pinot Noir é a princesa das uvas tintas.

Tem fama de ser umas das mais sensuais castas, pois confere aos seus vinhos aromas expressivos que evoluem lindamente com o passar dos anos e com uma elegância invejável!

Hoje, queremos convidar os Pinot lovers para um passeio especial: vamos percorrer o mundo e descobrir os diversos estilos de vinhos que a Pinot pode oferecer?

Historicamente falando, esta é uma das uvas mais antigas do mundo, datando de 2000 anos atrás (mais de 1000 anos mais velha do que a Cabernet Sauvignon).

Originária da região da Borgonha, na França, a Pinot é conhecida por ser uma uva de difícil cultivo, com forte personalidade e que não se adapta facilmente. Mas quando seus vinhos são elaborados com dedicação e no lugar certo… são espetaculares!

Os Pinots de regiões frias da Europa quase sempre seguem um padrão de vinhos de cor mais clara, enquanto os do Novo Mundo tendem a apresentar tons mais escuros/violáceos.

Geralmente são mais leves do que outros tintos e apresentam taninos mais sutis na maioria dos casos (claro que essa regra não se aplica a muitos Grand Crus borgonheses, por exemplo).

  Nosso passeio começa pela Terra Santa da Pinot Noir, a Borgonha. O Domaine Petit Jean Bourgogne Côtes D’auxerre 2017 é uma excelente introdução à este rico terroir. Elegante, aveludado e elaborado com mínima intervenção enológica em Saint-Bris le Vineux, ele seduz com sabores de frutas vermelhas, sublimadas por uma sutil mineralidade! Um achado!

Os vinhedos da célebre Domaine Bichot, estão situados em solo argiloso e calcário, ideais para o cultivo de Pinot Noir da mais alta qualidade. Nos presenteiam com o Albert Bichot Château de Dracy Bourgogne Pinot Noir 2018. Um clássico de Côte de Beaune, que entrega elegância, frescor maciez e um notável equilíbrio!

Ainda na França…

D’Autrefois Vin de France Pinot Noir 2020, foi elaborado no sul do país sob a influência do mediterrâneo, onde o clima é um pouco mais quente! Lembra um pouco os Pinots do Novo Mundo, com notas suculentas de frutas maduras, nuances minerais e um toque herbáceo.

Este belíssimo Closerie Des Lys 2019 IGP Pays DOC Rouge Pinot Noir, nasceu no Languedoc. Nesta região, as encostas voltadas para os Pirineus, com solos ricos em calcário jurássico, oferecem as condições ideais para Pinot Noir. Ali os ventos frescos permitem com que as uvas ofereçam excelente acidez, e o verão ensolarado faz com que a cepa alcance sua maturação plena. O resultado? Um Pinot lindíssimo!

Agora, explorando os terroir do Novo Mundo, dois lindos exemplares…

Veta Pinot Noir Reserva 2020 vem do Valle del Maule, no Chile. O clima frio, solo mineralizado e com influência marítima do Pacífico, resulta em um vinho com notas de frutas frescas, taninos finos e de grande personalidade!

Curiosamente, apesar do clima quente da região, é na Califórnia que a Pinot Noir ganhou fama de entregar os Pinots mais similares aos da Borgonha. Somos fãs do De Loach Heritage Reserve Pinot Noir 2016. Este tinto californiano, orgânico e biodinâmico, é generoso e complexo, com destaque para suculentas notas de geleia de frutas vermelhas!

O caminho para explorar os vinhos feitos com esta elegante uva é longo…

Esperamos que você tenha descoberto aqui alguns dos seus preferidos.

Aproveite a vida,

Equipe Sonoma Market

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário