A Primitivo Queijaria é uma loja de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais, além de queijos artesanais e embutidos (alguns de fabricação própria), e também um bar de aperitivos.

Queijaria Primitivo, epicentro de queijos artesanais e vinhos naturais

O Sonoma Market já é o maior site de curadoria de vinhos do Brasil. 

Hoje, selecionamos não só bebida de altíssima qualidade, mas também alimentos. 

Ao virarmos uma plataforma marketplace, viramos curador de curadores. 

Nesta busca pela excelência, nos deparamos com o simpático casal de gaúchos Eduardo Borges e Rita Brandão. 

A dupla deixou a cidade de Porto Alegre e consequentemente a loja Borges Queijos Artesanais, até então ali instalada, em setembro de 2020, para abrir um lindo e aconchegante espaço familiar, na rua Ferreira de Araújo, em Pinheiros. 

A Primitivo Queijaria é uma loja de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais, além de queijos artesanais e embutidos (alguns de fabricação própria), e também um bar de aperitivos. 

Ao adentrar, nos deparamos com mais de 35 opções de queijos artesanais e mais de 300 variedades de vinhos, minuciosamente selecionados por este casal que esbanja bom gosto. E de quebra, quase que escondido nos fundos da loja, abre-se um jardim de pedras, acolhedor e com poucas mesas, onde é possível sentar-se e apreciar todas essas deliciosas iguarias. 

Antes de apresentar um pouquinho desta incrível curadoria, vamos dar uma pincelada no que são os vinhos “naturebas”?

Vinhos Naturais

Os vinhos naturais são feitos de mostos fermentados de uvas orgânicas (cultivadas sem agrotóxicos) que possuem quase nenhuma ou nenhuma intervenção, nem conservantes químicos, nem aditivos e quase nenhuma tecnologia, além da colheita  e engarrafamento.

Os vinhos biodinâmicos seguem fortemente um modelo de agricultura, que leva em consideração a biodiversidade ao redor das vinhas. Utiliza-se de várias técnicas, onde os produtores cultivam plantas específicas para controlar a proliferação de pragas, são adeptos de alguns preparos para mineralizar o solo de forma natural e levam em conta outros fatores em sua produção, como o calendário lunar e a astrologia.

Já os vinhos orgânicos, além das práticas sustentáveis, precisam ter 95% de seus compostos orgânicos e certificados para receber os selos oficiais de agricultura orgânica.

Baseados nesta filosofia que respeita a terra e busca a elaboração de vinhos mais puros, selecionamos alguns dos mais emblemáticos produtores que fazem parte da curadoria da Primitivo. 

O Atelier Tormentas produz vinhos artesanais a partir da melhor matéria-prima disponível – cultivada nas melhores regiões vitivinícolas do Brasil. No lagar, poucos vinhos são elaborados de forma tão natural e criteriosa, o desengace manual é um exemplo.  A cada ano o trabalho cresce em credibilidade e repercussão. Seus rótulos? Uma obra de arte. 

A Vivente Vinhos Vivos, um dos grandes destaques da nova geração de produtores de vinhos naturais brasileiros, nasceu da amizade entre Diego Cartier e Michael Eckert. A vinícola e o vinhedo próprio com uvas de agricultura biodinâmica se iniciou em 2018  na Linha Ano Bom Alto, município de Colinas, próximo de Garibaldi e Teutônia, no RS. Seus vinhos são de uma pureza e complexidade impressionantes! 

A Casa de Mouraz abrange 25 hectares de vinhas maioritariamente velhas, plantadas com castas autóctones, distribuídas entre as regiões do Douro, Vinho Verde e Alentejo em Portugal. É um projeto de viticultura sustentável e produção de vinhos autênticos e naturais, que respeitam e exprimem toda a riqueza do seu terroir de origem e entregam vinhos que são verdadeiras joias. 

Em 2015, o gaúcho Roger Köetz resolveu começar a produzir vinhos de forma ancestral, em sua propriedade na cidade de Taquara, Rio Grande do Sul, e fundou a Bodega  Köetz.  Seus vinhos são rústicos, autênticos, artesanais e com pouca intervenção, além de raridades.

E por falar em raridades, você já deve ter ouvido falar dos vinhos de Jura. Um mundo à parte, tão longe dos vinhos comuns encontrados nas gôndolas dos supermercados ou até nas lojas das grandes importadoras. No Jura, encontramos vinhos de nicho, de pequeníssima produção, geralmente com uma filosofia de mínima intervenção. A qualidade? Espetacular. Os valores e a disponibilidade? Quase nulos. A região vende tudo que produz, quase nada é importado ao Brasil. E adivinhe só? A Primitivo tem, e o Sonoma Market agora também! 

E não para por aí, agora chegou a hora de falar de…

Queijos e charcutaria!

A maioria das pessoas não sabe, mas antigamente, todos os queijos tradicionais eram fabricados a partir do leite cru. Atualmente, devido às legislações sanitárias, este mesmos queijos são principalmente encontrados pasteurizados e industrializados, o que leva à perda da diversidade característica dos queijos artesanais. 

Os queijos artesanais de leite cru são produtos vivos, que exibem texturas, sabores e aromas singulares. Apresentam uma rica diversidade de sabores, que variam entre as regiões, mas também de produtor a produtor e com as estações do ano. 

Quer conhecer mais um produtor destaque do nosso querido seller e alguns dos seus deliciosos queijos?

A Queijaria Pardinho Artesanal tem uma história iniciada a mais de 40 anos, esta reconhecida queijaria possui em seu DNA a tradição de inovar, unindo o que há de melhor do ponto de vista técnico e laboratorial com o modo de fazer artesanal, assegurando excelência à produção manual.

O Cuestinha é um queijo esplêndido, elaborado com leite cru em antigos tachos de cobre na Fazenda Sant’Anna, no município de Pardinho, interior de São Paulo. Tem aparência rústica, o que contrasta com a sua textura macia, com sabores frescos e adocicados além de uma sutil picância. A casca lhe confere um sabor ligeiramente amargo. Este é um daqueles queijos que não passam despercebidos! 

O queijo Cuesta é elaborado artesanalmente a partir do leite cru de vacas da raça Gir, originárias da Índia. Tem a massa semidura, é untuoso e macio. Oferece um leve amargor ao paladar, com notas amendoadas e um sabor delicioso e marcante.  

O Cuesta Azul entrega uma consistência macia e grande complexidade! Delicioso! O equilíbrio preciso entre seu mofo externo e interno, em harmonia perfeita com sua massa de consistência macia, entrega um queijo de grande complexidade. 

O Queijo Mandala, ganhou a medalha super ouro do 1º Mundial de Queijos do Brasil,e ainda foi considerado o melhor queijo dos quase mil participantes. É macio, traz uma certa seriedade, sentida através de notas de madeira e couro, combinadas com seu sabor amanteigado, e nuances doces de amêndoas e nozes. Cheio de personalidade, possui ótima capacidade de derretimento, apesar do seu tempo de cura.

Para os amantes de Charcutaria e de carnes nobres, não poderíamos deixar de falar sobre a parceria que Eduardo e Rita fizeram com o charcuteiro Hugo Sobrinho.  Juntos desenvolvem receitas específicas, elaboradas a partir de cortes com a raça suína Duroc. 

Criada nos Estados Unidos no início do século 19, a Duroc entrou no Brasil nos anos de 1950. É uma carne excelente para cortes in natura e para curados, como bacon e salame também. Entrega maciez, sabor, suculência e versatilidade. 

Dentre os cortes produzidos exclusivamente para a Primitivo, tem o Copa, o Speck (parte mais nobre do presunto), a Pancetta Tesa (barriga do porco maturada) e o Lonza (raridade, é um corte muito delicado, com uma deliciosa camada de gordura). A Guanciale é a bochecha do porco curada e temperada por 3 meses e pode ser vendida em cubinhos prontos. Excelente para preparar uma Carbonara. 

Note como uma uma pequena porta situada na região de Pinheiros, nos abre uma grande possibilidade de conhecimento e descobertas valiosas!

 

 Já pensou em quem quer convidar para uma noite de aperitivos?

 

Um abraço,

Equipe Sonoma Market

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário