hqoslspofc95n72y0b4d

As maneiras e maneiras de se fazer café

As maneiras e maneiras de se fazer café
Uns gostam do café mais forte, outros, nem tanto… Uns com açúcar, outros sem. Para o brasileiro o que importa mesmo é fazer! E quais são as maneiras?

Cada um tem o seu jeitinho. Uns gostam do café mais forte, outros, nem tanto… Uns com açúcar, outros sem. Para o brasileiro o que importa mesmo é fazer! E quais são as maneiras?

Que o café é a bebida mais consumida no Brasil, ninguém tem dúvida. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), entre maio de 2011 e abril de 2012, foram consumidos cerca de 20 milhões de sacas, o equivalente a quase 83 litros para cada brasileiro por ano.

Mas você sabia que existem diversas formas de se preparar café, e cada uma resulta em uma bebida com diferentes características? Confira aqui qual delas combina mais com o seu paladar.

O preparo tradicional no Brasil envolve o café coado, antigamente usando um coador de pano e atualmente, o filtro de papel. O coador de pano, por utilizar os grãos moídos em pó muito fino, libera todos os óleos essenciais do café, o que confere corpo à bebida – essa característica, segundo Thabata Creazo, coordenadora da equipe de baristas do Octavio Café, é muito apreciada em geral pelo paladar brasileiro.

Os apreciadores do “cafezinho” que utilizam filtro de papel como substituto do coador de pano perdem os óleos essenciais que conferem o corpo à bebida. Assim, podem ter nas xícaras apenas um líquido com menos corpo e mais cafeína — que é incorporada ao café de acordo com o tempo de contato da água com o grão, e que confere o sabor amargo ao final de cada gole. “Culturalmente, o Brasil gosta de um café mais amargo. É esse fator que nos faz associar a uma bebida mais forte ou fraca. Quando na verdade, deveria ser pelo conjunto da obra: corpo, acidez, aromas, doçuras. É possível sentir tudo isso numa xícara de café que foi bem preparada”, conta a barista.

Entre os preparos que incluem coar o café, misturando os grãos moídos e água quente e depois filtrando a infusão, estão os métodos Chemex e Hario. O Chemex é um coador acoplado a jarra que funciona com filtro de papel e produz uma bebida aromática, mais ácida e de sabor delicado, suave. O método Hario, de origem japonesa, é um suporte de cerâmica ou vidro com sulcos e poros no filtro, e destaca todas as notas do grão.

Muito conhecida e utilizada pelos baristas até pouco tempo, a prensa francesa é o método mais próximo ao cupping, prática utilizada por críticos de café — sim, assim como as uvas do vinho e as azeitonas do azeite, os grãos também são avaliados — no momento da análise de cada grão. A técnica da prensa francesa consiste em misturar água quente, entre 88º e 92ºC, e o grão, moído especificamente para esse processo, deixar repousar por 4 minutos e separar líquidos e sólidos com a ajuda do filtro da própria prensa. O café preparado a essa maneira tem todas as suas características destacadas. “Mas assim como o vinho, o café tem que ser preparado rigorosamente de acordo com a técnica, senão o risco de ter uma bebida amarga é grande. Com a prensa francesa, o principal detalhe é moer os grãos corretamente”, detalha Tabatha.

A primeira técnica de preparo de café teve origem na Turquia. Até então, apenas bebia-se um chá com o fruto verde. Acidentalmente, alguns frutos caíram na fogueira, e o aroma do café torrado surpreendeu. E foi assim que começou a história do café como conhecemos hoje. “O café turco é preparado com a ibiq, um recipiente específico onde o pó e a água ficam misturados até o momento do consumo. E para isso, o grão precisa ser moído muito fino e a água deve esquentar e esfriar três vezes, para decantar o pó”. Tabatha conta ainda que são adicionadas especiarias ao café, principalmente o cardamomo, para deixar a bebida mais doce.

A cafeteira italiana e o café expresso são métodos parecidos, que destacam todas as características do grão, sejam elas boas ou ruins. “A acidez da bebida produzida pelas duas técnicas é bem baixa, e elas podem ter toques mais amargos no fim, por isso são tão consumidas aqui no Brasil. Mas é preciso escolher bem o grão, porque ninguém consegue beber um café que seja muito ácido ou muito doce, e os dois processos são como lentes de aumento: ampliam todas as características do café”, explica.

E você, ficou com vontade? Descubra mais sobre as técnicas com a barista Tabatha Creazo, do Octavio Café, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.996, em São Paulo.

Por Clarissa Viana

Conheça os produtos da Sonoma!

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário