mmchd6fem4iocwekmpsq

Como usar corretamente os talheres

Com certeza isso já aconteceu (ou vai acontecer) pelo menos uma vez na vida de todo mundo: você se senta à mesa de um restaurante, ou na casa de alguém que o convidou para um almoço ou jantar, e se depara com garfos e facas de todos os tipos e tamanhos.

Não tenha medo dos talheres! (Só das facas, elas são perigosas…)

Faca de carne, garfo de salada, colher, hashi… Não se desespere! Apesar da variedade, com algumas dicas simples fica fácil seguir a ordem correta dos talheres (confira pelos números na foto).

(1) Faca de manteiga

Esta faca tem como sua principal característica a ausência de uma serrilha. Ela normalmente estará colocada ao lado ou sobre o prato de pão, que, por sua vez, é um prato pequeno que estará à esquerda do prato principal.

Curiosidade: você sabia que hoje em dia existem até facas que se aquecem para derreter e facilitar o corte da manteiga!?

(2 e 7) Talheres de salada

Os talheres de salada normalmente são menores que os talheres de mesa. Em alguns casos, o garfo de salada terá o mesmo tamanho. Na dúvida em qual talher usar para a salada, sempre escolha os que estejam mais afastados do prato.

Curiosidade: você sabia que o garfo originou-se na Europa (especificamente na bela Veneza, na Itália) no século XI?

(3 e 6) Talheres de Peixe

Se existe um prato de peixe no menu, os talheres estarão colocados ao lado esquerdo do garfo de mesa e, respectivamente, a faca estará à direita da faca de jantar. A faca de peixe tem um formato diferente, lembrará de certa forma um diamante.

(4 e 5) Talheres de Mesa

Os principais talheres da refeição serão os mais próximos do prato

Curiosidade: muito mais antigo que o garfo, existem provas arqueológicas do uso de objetos cortantes que se assemelham à faca moderna, datando desde mais de 6.000 anos A.C!?

(8) Colher de Sopa

A colher de sopa é funda e será o talher mais externo. Como tipicamente a sopa é uma entrada, será servida primeiro e deverá ser um dos primeiros talheres a ser usado. A sopa se toma com a colher de lado (e não de frente), e evitando tocar a ponta na boca.

Curiosidade: você sabia que a colher de sopa pode ter muitos diferentes tamanhos e que, na China, podem ter um tamanho muito maior?

(9) Garfo de Marisco

O garfo de marisco é o único que pode ser colocado à direita do prato (ao lado direito dos garfos principais). Ele terá um formato diferente para facilitar o corte/abertura do marisco.

(10 e 11) Talheres de sobremesa

Os últimos talheres que você usará. São também os menores e estarão à cima do prato principal.

E agora que entendeu um pouco mais sobre talheres, está inspirado para preparar aquele prato especial?

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário