Vinho Brasileiro é Bom E Faz Bem Para A Saúde

Vinho Brasileiro é Bom E Faz Bem Para A Saúde

Que vinho faz bem para a saúde todo apreciador já sabe, mas o vinho produzido na Serra Gaúcha é o segundo no mundo que mais contém resveratrol!

Que vinho é prazeroso e faz bem para a saúde todo apreciador já sabe. Mas que o vinho brasileiro produzido na Serra Gaúcha é o segundo no mundo que mais contém resveratrol é uma notícia surpreendente.

Este resultado apareceu em um estudo publicado pela revista Nature que comparou vinhos tintos de vários países do mundo.

A maior concentração de resveratrol foi encontrada nos vinhos franceses, com um teor médio de 5,06 mg/litro.

O Brasil aparece em segundo lugar com 2,57 mg/litro, superando países de produção mais que tradicional como a Itália, que ficou na terceira posição com 1,76 mg/litro e Portugal em sexto com 1,40 mg/litro.

Entre os brasileiros os vinhos da variedade Merlot foram os que apresentaram os maiores teores, seguidos da Tannat e da Cabernet Sauvignon. Além de bons nossos vinhos são também super saudáveis!

O tão falado resveratrol é um polifenol encontrado sobretudo nas cascas e nas sementes das uvas. Ele é responsável por benefícios que vão desde agir como um potente antioxidante e antiinflamatório, aumentar os níveis de HDL (o bom colesterol), até proteger os neurônios e inibir o desenvolvimento de tumores. Para as mulheres, em especial, ajuda ainda no emagrecimento!

O resveratrol é considerado uma fitoalexina, categoria de compostos classificados como antibióticos naturais, produzidos pelo sistema de defesa das plantas sob condições de stress ou por ataque de fungos e pragas.

Costuma-se dizer que, para produzir boas uvas e gerar bons vinhos, a videira deve sofrer.

E é realmente o que acontece, pois quanto mais adverso for o ambiente onde a videira é cultivada, maior a quantidade de resveratrol que ela produz para se proteger.

Na Serra Gaúcha, onde os níveis de umidade são mais elevados, a hipótese que explica este alto teor de resveratrol nos vinhos é de que a maior umidade presente na região favorece a proliferação de fungos, o que faz com que as videiras produzam muito mais resveratrol como forma de defesa natural.

Proteção para as plantas e poderoso aliado da saúde dos consumidores, lembrando que para usufruir de todos os benefícios do vinho, seja ele de que origem for, é preciso consumir com moderação, duas taças ao dia para as mulheres e três para os homens.

Por isso que quando se brinda o costume é dizer “Saúde”!

Por Sonia Denicol

Conheça nossos vinhos nacionais

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário