Conheça um pouco mais sobre o tipo de espumante brut, aprenda a escolher o ideal para o seu gosto, dos seus convidados e harmonizá-lo com suas refeições.
espumante brut capa compressed

Espumante Brut : o que é, quais os sabores e como escolher!

Espumante Brut : o que é, quais os sabores e como escolher!

O “Brut” em espumante Brut é a palavra francesa para “seco”, indicando a classificação do espumante a partir da sua concentração de açúcar residual.

Seja para um jantar íntimo, data comemorativa ou um brinde especial, os espumantes estão sempre presentes em momentos significativos, e dentre todos os estilos diferentes, o que mais se destaca é o espumante brut.

Coringa à mesa e famoso por ser extremamente democrático, é uma excelente opção para harmonizar com diversos frutos do mar em preparos leves e com poucos condimentos, mas também vai bem por si só, embalando uma boa conversa.

Conheça um pouco mais sobre este estilo, para aprender a escolher espumante brut ideal para o seu gosto, dos seus convidados ou que melhor harmonize com a sua refeição.

Champanhe ou Espumante Brut?

Foto de espumante brut.Antes de falarmos especificamente sobre espumantes brut, vamos primeiro entender o que é um espumante.

Espumantes são vinhos brancos ou rosés que possuem uma quantidade de dióxido de carbono que faz com que o vinho apresente bolhas, resultado de um processo de dupla fermentação em seu processo de elaboração.

Ocorrência de vinhos carbonatados, frisantes ou efervescentes são observadas desde a antiguidade, onde não se tinha conhecimento do que causava as misteriosas bolhas e era considerado um defeito. 

Na antiguidade, a região de Champagne na França tinha ocorrências particularmente frequentes de bolhas em seus vinhos, com pressão tão intensa que poderia explodir as finas garrafas de vidro e até mesmo adegas inteiras devido a reação em cadeia, rendendo a estes vinhos o apelido de “vinhos do diabo”.

Com o passar dos anos, estudos foram feitos para compreender este fenômeno, e o interesse por vinhos espumantes cresceu, levando a região de Champagne ao reconhecimento internacional.

Para ser chamado de Champagne, o vinho precisa ser elaborado nesta região do extremo norte da França, portanto nem todo espumante brut é um Champagne.

Através dos estudos, os produtores descobriram métodos para carbonatar o vinho de modo seguro e intencional, além de entenderem que era necessário a fabricação de garrafas com o fundo de vidro grosso e reforçado, para aguentar a pressão. 

O método de elaboração dos espumantes geralmente são indicados no rótulo. Para espumantes Brut são tradicionalmente utilizados:

Método tradicional ou método Champenoise 

Método desenvolvido no século XIX, na região de Champagne, onde uma segunda fermentação ocorre diretamente na garrafa, após a adição de leveduras e açúcar.

Neste processo, o líquido deve descansar por no mínimo um ano e meio e as garrafas viradas diariamente para que a fermentação ocorra de maneira correta e o vinho se desenvolva plenamente. A filtragem é feita através do congelamento e retirada das leveduras restantes, concentradas no gargalo da garrafa.

Após a retirada, as garrafas são novamente lacradas. Este método é utilizado na produção de Champanhe (único lugar onde pode ser chamado de método Champenoise), Cavas na Espanha, Franciacorta na Itália e os mais variados espumantes em todo o mundo. 

Método Charmat

O método Charmat foi aperfeiçoado e patenteado pelo inventor Eugene Charmat em 1907. Neste método o vinho também passa por uma segunda fermentação que, ao invés de ocorrer dentro da garrafa, ocorre em um tanque de inox, que recebe as leveduras e açúcar, sendo selado para preservar o gás carbônico. Após a fermentação a filtragem ocorre no tanque e em seguida o engarrafamento. 

O método Charmat é consideravelmente mais barato e rápido do que o método tradicional, resultando em vinhos mais acessíveis mas pode afetar a qualidade dos aromas e do perlage do espumante, características ligadas diretamente ao tempo de fermentação, quanto maior o tempo de fermentação maior será o desenvolvimento dos aromas, bolhas e cremosidade do espumante.

O que significa Espumante Brut?

foto de espumante brut.

Sabemos o que é um vinho espumante, mas o que significa o Brut? Espumante Brut significa um espumante seco, com baixo teor de açúcar residual.

A quantidade de açúcar residual, expressa em gramas de açúcar por litro de bebida, define o estilo do vinho juntamente com o método de fermentação. A legislação em relação a quantidade de açúcar pode variar entre diferentes países, mas no Brasil temos as seguintes quantidades definidas por estilo:

Espumante nature: 0 a 3 g/L.

Espumante extra-brut: 3 a 8 g/L.

Espumante brut: 8 a 15 g/L.

Espumante sec, seco, ou extra dry: 15 a 20 g/L.

Espumante demi-sec, meio-seco ou meio-doce: 20 a 60 g/L.

Espumante doce: superior a 60 g/L.

Originalmente os champanhes e espumantes franceses eram muito mais doces do que hoje em dia. O estilo mais doce era considerado muito elegante na época, então o açúcar residual presente na bebida era muito maior, em alguns casos mais do que refrigerantes da atualidade.

Mas enquanto este traço era apreciado por alguns, não agradava a todos, particularmente o mercado inglês da época, que tinham interesse em espumantes menos doces.

Por serem um dos principais compradores dos franceses na época, esta preferência influenciou a produção de champanhe. O estilo Brut foi iniciado pela casa de champanhe de ponta Perrier-Jouët em meados do século XIX, originalmente para seu extenso mercado na Inglaterra.

A safra de 1846 marcou o início de uma nova era; naquele ano, a Perrier-Jouët tomou a corajosa decisão de não adicionar açúcar aos seus vinhos destinados ao mercado inglês. Desta forma foi criado o estilo espumante Brut, que em francês significa “seco”, embora o champanhe elaborado naquele ano pela Perrier-Jouët seria classificado hoje como um brut nature. 

O estilo se popularizou desde então e tornou-se um padrão para espumantes de todo o mundo, muito mais popular do que outras versões mais adocicadas. Como vemos nas quantidades, o espumante Brut se encontra exatamente no meio da tabela entre estilos mais secos e doces, sendo o mais encontrado de forma generalizada, mesmo em supermercados e adegas não especializadas.

Qual o sabor do espumante brut?

Assim como qualquer outro vinho, os aromas e sabores de um espumante Brut são definidos pelas uvas utilizadas, método de fermentação e quantidade de açúcar. Como o Brut está entre os estilos mais secos e doces, sendo considerado um vinho seco, sem dulçor proeminente, isto é uma característica marcante. Mas estamos provando um Brut Rosé ou Branco? Charmat ou método tradicional?

As castas utilizadas na elaboração podem variar mas temos algumas uvas que são tradicionalmente utilizadas para fabricação de champanhe que foram adotadas universalmente na produção de espumantes: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier.

foto de uva chardonay.Enquanto a Pinot Meunier é utilizada em locais frios demais para as outras uvas, tanto a Chardonnay quanto Pinot Noir são amplamente utilizadas em vinhos em geral e espumantes nacionais de forma brilhante.

A Pinot Noir contribui com bom peso no paladar e aromas mais escuros e carnudos, tradicionalmente utilizada na elaboração de espumantes rosé. Já a Chardonnay traz elegância e requinte aos espumantes, juntamente com uma estrutura mais cremosa e aromas elevados de frutas de caroço, amplamente utilizada na elaboração de espumantes brancos.

Devido a combinação de diferentes uvas o sabor e aromas de um espumante brut não possuem um perfil definido, mas sendo elaborado com as castas comuns podemos esperar aromas de fruta amarela crocante e fruta de caroço, aromas cítricos e às vezes flores brancas para espumantes brancos, de sabor seco e acidez bastante presente, de boa cremosidade em boca.

Para os espumantes brut rose, seriam notas de fruta vermelha não madura, com cereja e morango azedinho, brioche e nozes das leveduras, com acidez equilibrada em boca, boa cremosidade e notas frutadas.

Um ótimo exemplo é a linha Hermann Lírica, espumante nacional elaborado na Serra Gaúcha, reconhecido produtor recomendado pelo Guia Descorchados, em suas versões espumante Brut e espumante Brut Rosé disponíveis em ótima oferta no Sonoma Market!

Os espumantes brut que passam pelo método tradicional de produção tendem a ter aromas mais parecidos como Champagne, como brioche, nozes e leve fermentação. Enquanto os espumantes brut elaborados pelo método charmat costumam ser mais refrescantes e focados em fruta, com corpo mais leve.

Como beber espumante brut?

Taças apropriadas

Foto de espumante brut em taças.Em uma comemoração e ou ao brindar um momento especial, espera-se que as taças ou copos já tenham sido separadas, embora a melhor taça seja sempre àquela que se encontra à mão. Mas quando a oportunidade se mostra, como escolher a taça ideal para o seu espumante brut?

Não tem absolutamente nada de errado em servir um espumante em uma taça de vinho tinto ou branco, ou qualquer taça padrão de base mais larga e boca mais estreita. Não tem nada de errado, mas também não é o ideal. O espumante brut é um tipo de vinho com características bem marcantes e a taça que mais realça essas características é a taça flute ou taça de champanhe. 

A taça flute foi especialmente designada para champanhe e espumantes mais secos como o brut. A flute de champanhe é uma taça de haste longa, recipiente cônico, alongado e estreito, com capacidade em média para 180ml. O formato permite segurar-se na taça pela haste sem que a bebida esquente, a forma alongada e cônica ajuda a preservar a bebida gaseificada e a taça geralmente é transparente para permitir observar as bolhas ou perlage, e o formato estreito concentra os aromas e sabores.

Outra opção é a taça tulipa. A tulipa de vinho branco é distinguível da taça de champanhe por seu corpo e boca mais largos. Alguns enófilos preferem a taça tulipa, pois permite que o bebedor obtenha mais aroma do que uma taça tradicional, enquanto a boca ainda é estreita o suficiente para evitar a perda rápida de carbonatação.

O colunista de culinária do Washington Post, Dave McIntyre, argumentou que a tulipa permite que o champanhe se mova para o meio da frente da língua, permitindo que o sabor do vinho seja melhor expresso.

Foto de taça tulipa.Em alguns locais são utilizadas as taças coupe. A taça coupe possui boca mais larga que as outras taças, assemelhando-se a um pires raso com haste curta e base com diâmetro menor, com capacidade em média para 200ml.

Introduzida na França no século 18, a taça foi vastamente utilizada até 1970, particularmente nos Estados Unidos, onde ainda é utilizada como taça para coquetel. Reza a lenda que a taça foi moldada no formato dos seios da Rainha Maria Antonieta da França, considerada uma fusão de formato e quantidades perfeitas.

No entanto, o formato da taça a torna difícil de ser segurada pela haste, e segurar pelo corpo da taça faz com que o líquido esquente em contato com o calor das mãos. A pouca superfície de contato e boca larga faz com que seja mais difícil captar os aromas.

Foto de leonardo di caprio segurando taça coupe.

Temperatura Ideal

Champanhes e espumantes devem ser servidos gelados. O mesmo vale para espumante brut. Sua temperatura ideal para beber é de 7 a 9 °C. Frequentemente, a garrafa é resfriada em um balde com gelo e água, meia hora antes de ser aberta, o que também garante que o espumante fique menos gasoso e possa ser aberto sem derramar.

Os baldes de champanhe são feitos especificamente para esse fim e geralmente têm um volume maior do que os baldes de resfriamento de vinho padrão para acomodar a garrafa maior e mais água e gelo.

Cuidados quando servir

Para reduzir o risco de derramar ou borrifar seu espumante, a garrafa é aberta segurando a rolha e girando a garrafa em um ângulo de 45º para facilitar a saída da rolha. Este método, ao contrário de puxar a rolha para fora, evita que a rolha voe para fora da garrafa em alta velocidade (os gases em expansão são supersônicos e a velocidade da rolha é particularmente perigosa).

Além disso, segurar a garrafa em um ângulo permite a entrada de ar e ajuda a evitar que o champanhe saia da garrafa. Para evitar a espumação de um líquido que não foi gelado adequadamente considere inclinar a taça servida de modo que o líquido escorra pela superfície e ao invés de servir diretamente ao fundo da taça.

O que comer com espumante brut?

Foto de frutos do mar.A natureza seca e refrescante do espumante brut, juntamente com a acidez abundante, faz com que este estilo seja uma excelente opção gastronômica. 

Os brancos brut são uma excelente opção para petiscos e canapés, e também combinam de forma perfeita com peixes e frutos do mar, limpando o paladar para melhor apreciar a comida. Lagosta na manteiga, peixe assado com um toque de limão e sabores leves são um bom caminho, embora alguns possam harmonizar também com queijos leves mais salgados e feijoadas bem temperadas. 

O mesmo vale para o espumante brut rosé, embora a mudança de sabor possa sugerir combinações mais diversas com sabores mais intensos como massas leves, crepes, queijos e peixes defumados e mais carnudos. 

Mas a melhor opção, além de tentar descobrir suas próprias harmonizações favoritas é sempre seguir a sugestão do sommelier, maitre ou da curadoria responsável pelo espumante.

Onde comprar?

Embora espumante brut seja um dos tipos mais encontrados em supermercados, para encontrar algo que se adeque ao seu paladar ou da pessoa presenteada, é sempre uma ótima opção procurar uma adega especializada ou curadoria responsável. 

Aqui no Sonoma Market temos diversas opções de espumantes brut e outros estilos com descrição exclusiva de nossa curadoria para auxiliar em sua escolha, além de nosso e-mail marketing sempre com as melhores sugestões em ofertas incríveis. Conheça!

O espumante, através de sua história como um vinho especial, consolidou seu lugar como indispensável em comemorações e celebrações. Mas entre fatos e curiosidades, o importante é poder celebrar bons momentos de forma plena com quem amamos. Mas se a escolha for um espumante brut, espero que este artigo possa ajudar na escolha.

Saúde!

Sidnei Fernandes, Equipe Sonoma Market.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário