Conheça a uva tinta de muitos nomes: Garnacha!

A Grenache é uma variedade tinta, de origem espanhola e uma das mais plantadas do mundo, por se adaptar facilmente a climas quentes e secos. Sua popularidade vem aumentando, e pode ser encontrada em vinhos de corte, misturada com as variedades Shiraz ou Mourvèdre.
Na Espanha, a variedade é conhecida como Garnacha tinta, e amplamente cultivada nas regiões de Rioja e Priorat. Na ilha italiana da Sardanha, a uva é chamada de Cannonau.Seus vinhos são fortes e frutados, têm sabores de morango, pimenta branca e framboesa, além dos aromas de alecrim e tomilho. É uma excelente variedade para vinhos rosados ou doces fortificados por seu alto nível de açúcar. A uva é uma das preferidas dos produtores por ser resistente e alcançar cedo boa maturidade.

Bons exemplares de Grenache são de textura aveludada e cores fortes, e podem ser encontrados em vinhedos na França, como o Château Rayas (Châteuneuf-du-Pape), no sul do vale do Rhône – onde representa 80% do corte –, e nos vales de Barossa e McLaren, na Austrália.

Nossa Indicação: BELO GARNACHA TINTA TERRA DE CASTILLA 2020

los tinos belo garnacha tinta tierra de castilla

Por Alykhan Karim
Co-fundador e CEO de Sonoma Market

Por Sonoma Brasil

Os melhores vinhos do mundo você encontra na Sonoma Market.


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

 

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário