Uma Uva Que Honra Suas Origens

 A Chenin Blanc é uma das muitas variedades de origem francesa, e como tal, honra o título de prata da casa: na parte central do Vale do Loire, essa uva dá origem a diversos tipos de vinho, dos secos e ácidos até os doces, alguns entre os melhores do mundo.A África do Sul, por sua semelhança com o Velho Mundo, também produz rótulos de características suaves, mas ao mesmo tempo bem elaborados. Lá, a variedade é chamada de Steen, e a técnica nacional de fermentação fria dá ao vinho toques de pêra, que aumentam à medida que o açúcar do vinho diminui e a bebida se torna mais seca.

A acidez dessa uva favorece o processo de envelhecimento, principalmente nos rótulos mais secos, mas seus vinhos de sobremesa, feitos de frutos com a “podridão nobre”, também têm grande potencial para serem guardados. Os principais aromas da Chenin Blanc são maçã, pêra (principalmente oriundos da fermentação fria), marmelo, nozes, mel e cevada.

Bons vinhos também são produzidos na Califórnia, estado responsável por grande parte da produção norte-americana da uva. Na Argentina e na Nova Zelândia, a Chenin Blanc é uma das principais variedades brancas cultivadas.

Por Sonoma Brasil

Os melhores vinhos do mundo você encontra na Sonoma Market.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário