MOSCATEL

Moscatel – Um Vinho Doce e Elegante para Todas as Ocasiões

 

Moscatel

Moscatel é um tipo de uva especialmente doce, ideal tanto para a produção tanto de vinhos brancos secos, quanto de vinhos doces de sobremesa e também espumantes mais leves.

A uva conhecida há mais tempo pelo homem tem muitas variantes em todo mundo, mas sua origem é supostamente a Grécia, mais exatamente Alexandria, e o Egito.

Estas regiões fornecem o clima ideal para o desenvolvimento da Moscatel, uva de amadurecimento em tempo médio: sol, terra úmida e a influência direta do mar.

Uma característica interessante da uva Moscatel é o sabor intenso de sua casca: durante seu processo de fabricação, é comum adicionar-se aguardente de uva (água vínica) ao vinho e deixá-lo por 3 meses com as cascas, para que absorva melhor os sabores.

Se o resultado do processo tradicional é um vinho seco, muito aromático, o processo com as cascas origina um vinho doce, de característica mais floral, originada das essências contidas na casca.

O aroma do vinho e dos espumantes de Moscatel é com certeza seu ponto de referência, uma combinação leve entre floral, almíscar, uva madura, mel, damasco e pêssego. Com tantas variedades, é natural encontrarmos grande diversidade nos resultados.

No Brasil, a Moscatel é processada principalmente em forma de espumantes finos, considerados delicados e de muita qualidade por famosos enólogos do país.

O destaque no setor fica para a região de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, onde se encontra 50% da produção de uvas Moscatel do país.

Por Sonoma Brasil

Conheça nossa variedade de Vinhos e Espumantes


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

 

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário