A Eslovênia não é apenas a nação dos Alpes montanhosos e das florestas primitivas. É dos vinhos!
Saber analisar um rótulo não é uma tarefa difícil, mas é preciso dar importância aos detalhes.

Esse país, que conquistou sua independência da antiga Iugoslávia apenas em 1991, possui vinhedos que fornecem bebidas tradicionalmente magistrais.

Cerca de 24.500 hectares de vinhedos formam as paisagens da Eslovênia, com vinícolas de ótima qualidade. Os Celtas levaram os vinhos para a região, bem antes dela se tornar parte do Império Romano, há mais de 2.500 anos. Hoje em dia, o país produz 20 variedades de vinhos brancos e 12 de vinhos tintos, e está dividido em três regiões que um amante de vinhos precisa conhecer.

A primeira região a ser conhecida é Primorje (ou Primorska), que significa literalmente “ao lado do mar”. Ela é banhada pelas águas azuis do Mediterrâneo, e produz tanto vinhos brancos como tintos. As uvas mais cultivadas são as Merlot, Refosco e Cabernet, para os tintos, e as Ribolla, Malvasia, Pinot Gris, Chardonnay e Friulano, para as brancas. Essa região divide-se em quatro áreas vinícolas: Brda, continuação das conhecidas Collio Italianas, que são rodeadas por vinhedos; Vipava, o vale de clima ideal para os vinhos brancos da região; Kras, onde a safra de Refosco é plantada em terra roxa e resulta no famoso vinho Teran; e Koper, onde outra safra de Refosco produz vinhos com um destacado sabor de framboesa.

A segunda região é Posavje, que fica a sudeste. Seu nome significa “ao lado do rio Sava”. O forte dessa área são os vinhos cortados, mas os ice wines também são bem apreciados (vinhos feitos com uvas congeladas naturalmente, no inverno). Aqui, o destaque vai para os vinhos com Beli Pinot, Chadonnay, Riesling e Sauvignon, com os famosos espumantes fermentados na garrafa. Também temos o notável Cyicek, um vinho cortado com quatro cepas, bem fresco, leve e ácido.

A terceira e última região vinícola é Podravje (ou Posavje), que por sua vez significa “ao lado do Rio Drava”. Ela está situada aos pés dos Alpes eslovenos, e é a maior região vitivinícola do país. O clima bem frio é um ótimo terroir para a produção dos brancos com acidez bem destacada. A área de Maribor, dentro de Podravje, é conhecida por ser a melhor região para os vinhos brancos, além de ter a vinha mais antiga de toda a Europa, com 400 anos! Nas outras áreas de Podravje, também são produzidos outros vinhos brancos muito bons, tanto secos quanto doces nobres, além dos vinhos de colheita tardia e outros tipos de ice wines.

É fato que os nomes das regiões não são simples de lembrar, mas provavelmente os gostos dos vinhos serão. Então, nada melhor do que começar conhecendo a Eslovênia pela melhor parte. Boa degustação!

Por Sonoma Brasil

Na Sonoma você encontra os melhores vinhos.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário