Uma verdadeira dinastia que dura mais de 700 anos, a família Frescobaldi é uma das mais celebradas da vitivinicultura toscana

No minúsculo vilarejo de Val di Pesa, na Toscana, Itália, estão os primeiros registros da produção vitivinícola da família Frescobaldi. Foi no ano de 1056 que fundaram a Tenuta Castiglioni, propriedade que até hoje faz parte do que mais tarde viria a se tornar o grupo Marchesi Frescobaldi.

Quase 200 anos depois, em 1252, mudaram-se para Florença – e curiosamente foram eles que, à época, construíram a primeira ponte através do rio Arno, permitindo acesso de suas terras ao centro da cidade. A ponte existe ainda nos dias de hoje, não mais na versão original em madeira, e se chama Ponte Santa Trinita. E a influência da família vai além da arquitetura e urbanismo da cidade de Florença.

vinicola frescobaldi chianti classico riserva gran selezione

Registros históricos indicam que os Frescobaldi tinham relações comerciais com a Corte Britânica e com a Corte Papal nos séculos 15 e 16, além de serem muito bem relacionados com os banqueiros florentinos e com artistas como Donatello, Michelozzo Michelozzi e Filippo Brunelleschi. Em 1855 introduziram em primeira mão as variedades Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Chardonnay, variedades ainda não conhecidas na Toscana.

Apesar dos grandes feitos até aqui, foi a partir do século 20 que estão as principais conquistas dos Frescobaldi – Vittorio, Ferdinando e Leonardo -, que foram fundamentais, inclusive, para construir a excelente reputação que a Toscana tem hoje ao redor do mundo.

O Império Frescobaldi

E o império Frescobaldi vai muito da histórica Tenuta Castiglioni, localizada dentro da distrito de Chianti Colli Fiorentini…

As primeiras aquisições, que aconteceram ao longos dos primeiros séculos de história da propriedade, foram o Castello Nipozzano (castelo em Chianti Rufina com mais de mil anos de história, construído para a guarda florentina e adquirida pela poderosa família, e é rodeado por mais de 240 hectares de vinhas e oliveiras), Tenuta CastelGiocondo (Montalcino), Castello Pomino (Pomino), Tenuta Ammiraglia (Maremma), Poggio a Rèmole (Chianti) e Tenuta Perano (Chianti Classico).

Já as aquisições mais recentes são Ornellaia (Bolgheri), Masseto  (Bolgheri), Danzante, Tenuta Luce della Vite (Montalcino), Gorgona (Arquipélago Toscano) e Attems (localizada no Friuli, é a única propriedade da família localizada fora da Toscana).

Lamberto Frescobaldi, da 30ª geração da família, é presidente do grupo desde 2013 e responsável pela vitivinicultura, além dos planos de expansão da Marchesi Frescobaldi.

Poggio à Rèmole

A propriedade de Poggio à Rèmole e seus 150 hectares de vinhas passaram a integrar o Marchesi Frescobaldi em 1863 a partir do casamento de Angelo Frescobaldi com Leonia degli Albizzi. Porta de entrada aos vinhos do grupo, oferecem os melhores preços e levam a assinatura dos grandes vinhos da família. Apesar de a propriedade estar em território de Chianti, destacam-se, aqui, os vinhos regionais.

Frescobaldi Poggio à Rèmole Bianco Toscana IGT 2019

Seus aromas são de frutas brancas, maçãs e peras, que abrem caminho para notas de cidra e limão maduro, além de notas florais. É um vinho sedutor e versátil, pedindo a companhia de um farto aperitivo, generosas saladas e peixes.

FRESCOBALDI RÈMOLE BIANCO TOSCANA IGT 2019

Frescobaldi Poggio à Rèmole Rosato Toscana IGT 2019

Este rosé, feito a partir de Sangiovese, tem nariz floral e frutado, repleto de frutas vermelhas. Na boca é delicado, sedutor, equilibrado e fresco, tornando-se excelente companhia para acompanhar uma bela salada caprese, ratatouille ou um bom peixe assado na brasa.

FRESCOBALDI RÈMOLE ROSATO TOSCANA IGT 2019

Frescobaldi Poggio à Rèmole Rosso Toscana IGT 2019

Cabernet Sauvignon e Sangiovese atuam em dupla neste Toscana IGT. O vinho tem aromas frutados que combinam-se às notas florais e de especiarias, incluindo o cravo-da-índia, que se destaca. Um vinho curinga, perfeito para acompanhar pratos com carnes, queijos e massas com molho encorpado.

FRESCOBALDI RÈMOLE ROSSO TOSCANA IGT 2019

Frescobaldi Tenuta Castiglioni

Fundada em 1056, a propriedade mais antiga da família Frescobaldi que se tem registro possui 180 hectares de vinhedos na região de Chianti Colli Fiorentini. Foi fundada depois de a família ter feito sucesso enquanto importantes banqueiros e produtores têxteis da época.

Frescobaldi Tenuta Castiglioni Toscana IGT 2018

Reconhecido com 91 pontos pelo crítico James Suckling e 90 pontos pela Wine Enthusiast, este Toscana IGT tem  aromas intensos de amoras,  groselhas e muita especiaria, como pimenta, cravo e notas sutis de alcaçuz. Em boca é macio e envolvente, com um toque de acidez que lhe confere uma frescura maravilhosa e final persistente e picante. É um vinho excelente para acompanhar carnes vermelhas e de caça, além de queijos maturados.

FRESCOBALDI TENUTA CASTIGLIONI TOSCANA IGT 2018

Frescobaldi Tenuta Castiglioni Chianti DOCG 2020

Feito a partir do corte de Sangiovese com Merlot, este Chianti DOCG que não viu qualquer carvalho tem bouquet agradavelmente frutado, com notas que lembram frutas como  morango, framboesa e figo, e leves aromas minerais. Em boca tem especiaria agradável, com elegantes fragrâncias de pimenta e cravo. Harmoniza com molhos encorpados, carnes assadas, aves e queijos meia cura. Cai bem com fraldinha marinada na cerveja preta, bruschettas de berinjela defumada e risoto com ossobuco.

FRESCOBALDI TENUTA CASTIGLIONI CHIANTI DOCG 2020

Tenuta Perano

A mais recente aquisição do grupo, a Tenuta Perano passou a integrar o grupo em 2017. A propriedade está localizada em Chianti Classico, em algumas das colinas de maior altitude da comuna, mais especificamente na região de Gaiole. Com apenas 64 hectares, está entre as menores propriedades do grupo – e é certamente onde está a sua menor produção (e algumas das mais brilhantes!).

Frescobaldi Perano Chianti Classico DOCG 2018

Este Chianti Classico da belíssima safra de 2018 foi agraciado com 90 pontos pela Decanter Magazine. Não à toa. Feito 100% a partir de Sangiovese que estagiou por 24 meses em carvalho, seus aromas são bastante frutados, com fragrância distinta de cereja. Frutas vermelhas e pretas são acompanhadas por notas florais como violeta e especiarias. Em boca, a elegância profunda é realçada pelo frescor. Um vinho harmonioso, seco, agradável e com bons taninos que melhoram com o tempo. 

FRESCOBALDI PERANO CHIANTI CLASSICO DOCG 2018

Frescobaldi Perano Chianti Classico Riserva DOCG 2016

Elegante e equilibrado, este Chianti Classico Riserva, que tem a assinatura da Frescobaldi, ganhou o crítico da The Wine Advocate: “prefiro este vinho à grande maioria das amostras de Brunello provadas recentemente”. Além de receber 94 pontos pelo Robert Parker, também foi avaliado com 93 pontos pela Wine Spectator e 91 pontos pela Wine Enthusiast. 

É um vinho complexo e intenso, com aromas florais e toques de violeta e rosa, além de notas de groselha e mirtilo. Vai se abrindo em taça para noz-moscada, pimenta preta, cacau e balsâmico. Extremamente refrescante.

FRESCOBALDI PERANO CHIANTI CLASSICO RISERVA DOCG 2016

Frescobaldi Perano Chianti Classico Gran Selezione Rialzi 2016

Eis a máxima expressão de Chianti em um vinho elegante e autêntico, elaborado pela milenar Frescobaldi e eleito o melhor produtor da região pelo Gambero Rosso em 2020. 

Também arrancou 96 pontos de James Suckling, 95 pontos da Robert Parker’s Wine Advocate e da Revista Adega, além de 91 pontos pela Wine Enthusiast. 

No nariz, oferece aromas de cereja, uva passa, ameixa e nuances levemente herbáceas e de especiarias, que se completam com notas florais e de chocolate. Traz ainda, uma sensação balsâmica, que confere elegância extrema ao vinho. Seus taninos sedosos pulsam com vigor e se equilibram com uma acidez vibrante e notas de frutas maduras com um toque de chocolate amargo. A madeira não ultrapassa limites, bem pelo contrário, equilibra o todo com perfeita sincronicidade.

FRESCOBALDI PERANO CHIANTI CLASSICO GRAN SELEZIONE RIALZI 2016

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário