Conheça mais sobre a comuna de Serralunga d’Alba e os Barolos produzidos por lá pela tradicionalíssima família Palladino.

Barolo DOCG

Barolo é uma Denominazione di Origine Controllata e Garantita (DOCG) para vinhos tintos produzidos sob certos critérios na região norte da Itália, no Piemonte.

A DOCG se estende pelas comunas de Barolo, Castiglione Falletto, Serralunga d’Alba e parcialmente pelas comunas de Cherasco, Diano d’Alba, Grinzane Cavour, La Morra, Monforte d’Alba, Novello, Roddi, Verduno, todas essas na província de Cuneo.

Barolo é frequentemente descrito como tendo aromas de alcatrão e rosas, e os vinhos são conhecidos por sua capacidade de envelhecer e geralmente assumem um tom vermelho ferrugem à medida que amadurecem.

Para ser considerado um Barolo, o vinho precisa ser elaborado com a uva Nebbiolo de vinhedos dentro da DOCG Barolo e deve ser envelhecido por pelo menos 36 meses após a colheita antes da liberação, dos quais pelo menos 18 meses devem ser em carvalho.

Localizada entre as colinas de Langhe, a zona de Barolo é uma coleção de diferentes mesoclimas, tipos de solo, altitudes e exposições que podem ter um efeito pronunciado no desenvolvimento da uva nebbiolo e do vinho resultante.

Qual a relação com a Barbaresco?

Dentro da zona de Barolo existem dois tipos principais de solo separados pela estrada Alba-Barolo. Dentro das comunas de Serralunga d’Alba e Monforte d’Alba existe um solo compacto, à base de arenito, que data da época helvética. Na zona de Barolo e La Morra, os solos são semelhantes aos encontrados na zona de Barbaresco, que datam do período tortoniano, sendo compostos por margas calcárias mais compactas e férteis.

Falando em Barbaresco, a zona de Barolo está localizada a 3 km a sudoeste da zona de Barbaresco, com apenas os vinhedos de Diano d’Alba plantados com Dolcetto entre as duas fortalezas de nebbiolo.

Comparada com a zona de Barbaresco, a de Barolo é mais fria e localizada em altitudes mais altas, elevando-se quase 50 m acima de Barbaresco.

Hoje vamos destacar um produtor peso-pesado da comuna de Serralunga d’Alba, a vinícola Palladino.

Serralunga D’Alba

Serralunga d’Alba é uma vila muito discreta e silenciosa, sem a badalação de lojas, música ao vivo ou bares, que conta com mais ou menos 400 habitantes. O seu nome significa “longa estufa”, pois lá se tem sol por toda parte, de norte a sul, com um microclima especial e sem vento, o que favorece o cultivo de Nebbiolo.

Serralunga é a única comuna que representa mais a essência do vinho Barolo do que a própria comuna de Barolo. O chega a ser irônico, já que até mais ou menos a década de 1960 a comuna vendia todas as uvas cultivadas ali. Apenas após esse período os vinhateiros começaram a fazer morada na região.

Serralunga dalba italia barolo vinho

A comuna de Serralunga D’Alba.

O vinho pode receber o nome da vila de Barolo, mas a sua essência, tudo que o torna Barolo – seu poder, sua estrutura, sua nuance, sua fruta cereja, seus aromas – é encontrada mais em Serralunga do que em qualquer outro lugar.

Apesar de ser uma opinião pessoal, também é verdade em termos de terroir. A chave para Barolo é o solo de calcário, e há mais calcário em Serralunga do que em qualquer outro lugar. É isso que lhe confere maior estrutura, enquanto os Barolos de La Morra e Barolo tendem a ser mais elegantes do que necessariamente estruturados.

Mas quem é Palladino? 

Peso-pesado na região, considerado pela Forbes e também pela Decanter como TOp 20 Produtores de Barolo, a pequena vinícola Palladino nasceu em 1974, em Serralunga d’Alba, no coração da região do Langhe, naquela paisagem encantadora típica de uma antiga vila. Neste caso, dominado pelo Castelo de Serralunga, que se destaca elegantemente na paisagem envolvente juntamente com as famosas vinhas.

A empresa foi fundada em 1974 por Piero Palladino, que confiou sua gestão a seu primo e sócio Maurilio, auxiliado por sua esposa Domenica. Hoje, seus sobrinhos Verônica, Alessandro e Margherita, o auxiliam na gestão da vinícola. Uma união de forças que representa a nova geração.

palladino vinicola barolo italia

Os vinhedos da Palladino.

A propriedade é uma das mais antigas de Serralunga, tendo sido um convento por volta do século XIX.

O terroir da Palladino

Os 11 hectares de vinhedos, cultivados com uvas autóctones, situam-se em diferentes áreas. Em Serralunga encontramos os vinhedos San Bernardo, Ornato, Parafada, Serra e Gabutti. 

Compostos principalmente por argila e calcário, típicos desta parte do Piemonte, os vinhedos se beneficiam de uma faixa de temperatura e microclima ideais para o amadurecimento das uvas. A heterogeneidade que distingue os vinhos é verdadeiramente ampla.

Por exemplo, os vinhos obtidos a partir das vinhas de Ornato têm características de marcada mineralidade, grande estrutura e volume, enquanto os vinhos produzidos nas vinhas San Bernardo são austeros, rígidos e com taninos vigorosos.

Não menos importante são os obtidos a partir de uvas cultivadas em Parafada, com características de extrema elegância e requinte.

Os vinhos da Palladino

Os vinhos da família Palladino refletem a grande tradição piemontesa, onde se destaca a produção de Barolo, ao lado de outros vinhos igualmente finos como Barbera, Dolcetto e Nebbiolo d’Alba, todas variedades típicas desta terra.

A vinificação do Barolo é feita exclusivamente em grandes barris, com longa fermentação a temperaturas controladas e fermentação maloláctica em tanques de concreto, o que ajuda a amaciar e integrar ainda mais os taninos e também permite uma micro-oxigenação. Apenas depois disso o vinho é transferido para os grandes barris de carvalho eslavo.

Estas escolhas permitiram produzir vinhos de grande identidade e carácter territorial inconfundível, permitindo que seu Barolo fosse conhecido e apreciado internacionalmente.

Palladino Barolo DOCG Parafada 2017 – PRÉ VENDA

Piemonte, Itália

Considerado #8 dos Top 10 Barolos do Ano pela Decanter (com mais que 400 vinhos degustados pelo painel de Master of Wine).

Este Barolo foi elaborado com Nebbiolo cultivada apenas no vinhedo Cru Parafada, em solo calcário e argiloso com pequena porcentagem de areia. O resultado? Um Barolo elegante, fluido e leve, de linda cor rubi, um pouco mais clara do que muitos Barolos. Com um bouquet de flores doces e salgadas na boca, nos traz aromas salgados e carnudos, lembrando uma tábua de charcutaria. No final, um pouco de pimenta preta e e uma leve picância, com taninos bastante sérios.

Uma grande estrela da nossa degustação!

PALLADINO BAROLO DOCG PARAFADA 2017 PRE VENDA

Palladino Barolo DOCG Del Comune di serralunga D’Alba 2017 – PRÉ-VENDA

Piemonte, Itália

Este Barolo é um elegante e concentrado Barolo de Serralunga d’Alba, aclamado pela crítica internacional.

Tem grande intensidade aromática e apresenta notas de pimenta preta moída na hora, flor de violeta, um pouco de couro, alcatrão e um fundinho de especiarias.

Em boca é grandioso, cheio de presença e personalidade, com notas de frutas vermelhas secas, alcaçuz, figos e tâmaras desidratadas e um leve mentolado. Encorpado e concentrado, tem excelente finesse, com taninos profundos exuberantes que são de qualidade muito superior!

PALLADINO BAROLO DOCG DEL COMUNE DI SERRALUNGA DALBA 2017 PRE VENDA

Aperte os cintos e aproveite esta viagem sensorial pela comuna de Serralunga d’Alba.

Abraços,

Priscila Figliuolo

Equipe Sonoma Market

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário