PROSECCO

Prosecco – Tudo Sobre Esse Vinho Espumante Italiano Leve e Refrescante

Prosecco, o que é ?

Prosecco é uma casta de uva branca originária de Veneto, mais precisamente de Valdobbiadene e Canegliano, na Itália. Além de designar a fruta, o nome Prosecco também foi dado ao vinho espumante produzido com esse tipo de uva.

O vinho espumante Prosecco possui sabor fresco, equilibrado e acidez marcante. O sabor de frutas, como maçã, pera e pêssego, bem como aromas florais, são marcas registradas dessa bebida, que costuma ser consumida em ocasiões festivas, devido ao seu perlage (clique aqui para saber sobre o perlage).

Por ser fresco, leve e ácido, o Prosecco é um ótimo vinho para abrir refeições, funcionando como aperitivo, ou então para ser harmonizado com pratos como sopas, carnes brancas, frutos do mar e sobremesas.

O Prosecco é constantemente confundido com o Champagne, mas as bebidas têm características diferentes. A primeira diz respeito às castas de uvas utilizadas: o Champagne é feito somente com a Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier.

Outra característica que diferencia o Prosecco do Champagne é o processo de obtenção do dióxido de carbono, que origina o perlage do vinho.

No Prosecco, o método utilizado é o Charmat, que submete o vinho espumante a uma segunda fermentação, em tanques. O Champagne tem essa segunda fermentação na própria garrafa, método chamado de Champenoise.

Além dessas diferenças, o vinho Prosecco, embora tenha denominação de origem controlada, pode ser encontrado em qualquer país produtor de vinho, até mesmo no Brasil, onde a marca Salton fabrica o Prosecco.

Já o Champagne só pode ser produzido na região de Champagne, na França.

Por Sonoma Brasil

Conheça os vinhos do momento

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário