Receitas Sem Carne

Que tal se por UM DIA durante a semana você considerar não comer carne? Essa é a principal questão do Meat Free Monday (Segunda Sem Carne), um movimento global que encoraja as pessoas a não comerem carne toda segunda-feira.

A redução do consumo de carne vermelha traz benefícios imediatos à nossa saúde, mas também tem um grande reflexo sobre a saúde do planeta. 

Segundo dados do Imaflora, em 2016 o rebanho bovino brasileiro emitiu 392 milhões de toneladas de gases de efeito estufa. Isso equivale a 17% de todas as emissões de gás carbônico do Brasil naquele ano, ou 79% de tudo o que foi emitido no setor de agropecuária.

Se fosse um país, o gado brasileiro seria o 17º maior poluidor climático do planeta, à frente da Ucrânia. Esses dados contemplam apenas as emissões diretas – excluindo o desmatamento, realizado em grande parte para a implantação de pastagens, outro grande problema.

Para Paul McCartney, um dos embaixadores desta campanha, “você pode decidir sobre sua própria saúde, pode considerar a vida das animais, mas a questão do planeta não se trata de uma decisão particular, e sim de uma responsabilidade ética com as crianças, presente e futuro”.

Aqui na Sonoma Market nós também compartilhamos desse posicionamento. Sim, podemos ao menos um dia da semana não comer carne – e ainda assim comer muito bem! Por isso, resolvemos publicar sugestões de receitas vegetarianas e complementá-las com vinhos para uma linda harmonização.

Almoço

imagem 1
fonte: aunicavegetarianadacasa.com

BATALHOADA

Ingredientes:

5 batatas médias fatiadas em tiras grossas

3 tomates médios fatiados em rodelas grossas

3 cebolas médias em rodelas

2 pimentões cortados em tira

5 dentes de alho grandes descascados e cortados

1 xícara (chá) de azeitonas (variar na cor)

3 folhas grande de alga nori rasgadas grosseiramente

Azeite o bastante

Sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:

Pré cozinhe as batatas com uma pitada de sal, devem ser retiradas antes de ficarem macias. Em uma forma ou recipiente que possa ir ao forno, misture delicadamente aos demais ingredientes, deixando o sal por último (lembrando que ao levar ao forno o sal será acentuado) e leve ao forno pré aquecido a 180 oC até os legumes dourarem ou ficarem macios, conforme preferência. Sirva quente.

Ah, e você também pode adicionar palmito e cogumelos!

Harmoniza muito bem com tintos, especialmente leve ou de corpo médio e com boa acidez. E também com brancos portugueses, claro!

Mas se quiser sugestões mais precisas, essa batalhoada vai muito bem com o Zaranda País 2018 (Natural) e também com um dos melhores brancos da região do Vinho Verde, o Quinta do Ameal Loureiro 2019 (Orgânico)

Jantar

 

MIX DE COGUMELOS

Ingredientes:

1 cebola média picada

200g de cogumelo Paris fatiado

200g de cogumelo Shitake fatiado

200g de cogumelo Shimeji soltos da raíz

200g de tomate cereja cortados ao meio

2 a 3 colheres (sopa) de cebolinha picada

5 colheres (sopa) de shoyu

Óleo de gergelim o bastante

Azeite o bastante

Pimenta rosa à gosto

Preparo:

Numa frigideira ou panela wok, adicione um fio de azeite e refogue a cebola picada até dourar. Acrescente os cogumelos e deixe refogar sem mexer por aproximadamente 2 a 3 minutos. Mexa os cogumelos para virá-los o máximo possível, adicione o tomate cereja, o shoyu e refogue por mais 2 minutos ou até o shoyu secar (caso queira eles mais sequinhos). Desligue o fogo e adicione um fio de óleo de gergelim junto à cebolinha picada, misture e sirva com algumas pimentas rosa por cima.

Harmoniza com tintos tintos leves de boa acidez, onde a fruta madura compartilha espaço com ervas e nuances terrosas. Casos da Pinot Noir do Velho Mundo e de ótimos Cabernet Franc.

Recomendamos o lindo Messmer Pinot Noir Seco 2012 (Orgânico/Biodinâmico) ou o Faccin Cabernet Franc 2018 (Natural), da Serra Gaúcha.

Fonte: Receitas Veganas | ebook gratuito | SBV – Sociedade Vegetariana Brasileira – svb.org.br 

Quer saber mais sobre o Meet Free Monday?

Neste vídeo, Paul McCartney explica sua adesão e a importância do movimento.

@meatfreemonday

https://www.meatfreemondays.com/

No Brasil:

@segundasemcarne

http://segundasemcarne.com.br/

Rafael Campoy (Equipe Sonoma)

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário