Conheça a mais versátil de todas as uvas, preferida de muitos sommeliers pelo mundo: a Riesling!

Personalidade alemã? Conheça a uva Riesling.

Uva aristocrática, de origem alemã, que se adapta tanto a regiões frias, como o vale do Mosel, na Alemanha, quanto a climas quentes, como o sul da Austrália. Sua versatilidade é maior que a Cabernet Sauvignon.

Produz vinhos de sobremesa suaves, mas equilibrados; mas também vinhos secos, robustos e adstringentes, com toques de maçã e frutas cítricas. O potencial de envelhecimento dos vinhos é alto.

A Riesling tem habilidade única de demonstrar o caráter do terroir onde foi plantada, mas apresenta melhores resultados quando não entra em contato com barris de carvalho.

Em comparação com a Chardonnay, outra variedade branca muito popular, a Riesling produz vinhos opostos: leves e pouco encorpados, mas frescos e de personalidade, que podem tornar grosseiros alguns Chardonnays.

No Brasil, a variedade é cultivada no Vale do São Francisco, entre Bahia e Pernambuco, onde as vinhas são irrigadas com avançados sistemas que coletam a água do ‘Velho Chico’.

Bons exemplares de vinhos dessa variedade são encontrados em diversas regiões, como a ilha do Sul, na Nova Zelândia, o estado norte-americano de Washignton, além de áreas mais frias da Califórnia, e Constantina, na África do Sul.

Por Sonoma Brasil


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.