Vinho Branco – Como São Produzidos

O vinho branco é um dos tipos mais bem aceitos e tem como características principais a cor dourada e o sabor frutado.Uma das bebidas mais populares do mundo, o vinho existe há centenas de anos. O vinho branco é um dos tipos mais bem aceitos e tem como características principais a cor dourada e o sabor frutado.

O vinho branco pode ser desenvolvido tanto a partir das uvas negras como das brancas. Uma das grandes diferenças em relação ao vinho tinto é a temperatura em que é servido.

O branco deve ser servido gelado. O tinto, em temperatura próxima à ambiente.

O vinho branco tem várias particularidades que podem ajudar em sua harmonização. É ideal, por exemplo, beber acompanhado de peixes e frutos do mar dos mais diferentes tipos.

Entre as uvas brancas, a mais comum é a Chardonay. É de fácil cultivo, resistente e de alta produtividade. É a base mais comum de um vinho branco seco.

Outras uvas são utilizadas. Destaque para a Chenin Blanc e a Gewürztraminer, mas existem marcas que optam pela Moscatel – encontrada com facilidade em países como Austrália, Brasil, França e também em Portugal.

Outro tipo é a Sauvignon Blanc, facilmente encontrado no Brasil e no Chile. É bem conceituada também em Bordeux, na França.

Esse tipo de vinho possui um nível de acidez muitas vezes superior ao encontrado na classificação tinto.

Por Sonoma Brasil

Encontre na Sonoma os melhores vinhos brancos


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.