Vinícola

Sem vinícola, não há vinho! Este é um aforismo que todo apreciador da bebida não contesta. A vinícola é onde o vinho é produzido.

Seja ela de fundo de quintal ou de grande porte, ela é a responsável por transformar uvas em vinhos. A fabricação de vinho envolve muito conhecimento.

É por isto que cada uma das regiões viticultoras especializa-se em certos tipos de uvas, aperfeiçoando cada vez mais a bebida resultante. Importante frisar que a vinícola é onde se produz o vinho, e a região viticultora é onde as uvas são plantadas.

Sendo assim, uma região onde as uvas são plantadas e o vinho é produzido, tudo no mesmo lugar, é chamada de vitivinícola.

É nas vinícolas que a fermentação do conteúdo açucarado provindo do processamento das uvas acontece, originando álcool etílico e outras substâncias, dentre elas o vinho.

Deste processo, faz parte a conhecida “pisa” das uvas, onde as frutas são esmagadas, separando a polpa e o suco da semente, no que chamam de “tratamento mecânico”.

É no final desta fase que são adicionados taninos e outras substâncias, para evitar que as bactérias indesejadas se proliferem.

Neste momento, adiciona-se também as leveduras, e é assim que se inicia a primeira fermentação. A segunda fermentação acontece em barris e tanques especiais.

Depois disso, o próximo passo é o armazenamento: em garrafas para alguns vinhos, em barris de madeira para outros, dependendo do resultado a ser alcançado.

No Brasil, as vinícolas mais conhecidas são: Aurora, Salton, Garibaldi e Miolo, todas no Rio Grande do Sul.

A história das vinícolas é mais antiga que a da própria escrita e, portanto, não existem registros exatos sobre o “nascimento” do vinho. Além disto, por ser uma bebida universal, a história do vinho e das vinícolas acaba sendo contada de modo diferente de acordo com a cultura.

Por Sonoma Brasil

Comprar vinhos de qualidade, é só na Sonoma.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário