jewi3jtyj2wl6xipzmt3

A doce mostarda de Cremona

Confira essa receita de mostarda Carona!Uma mistura de frutas frescas, água açucarada, uma pitada de óleo (ou pó) de mostarda e alguns dias de descanso são o segredo da Mostarda de Cremona.

Originária do norte da Itália, a mostarda de Cremona contraria nosso senso comum ao fugir da imagem tradicional que temos das mostardas. Feita à base de frutas, um xarope adocicado e mostarda em pó, ou em óleo, esta iguaria remonta à época em que a palavra mostarda era incumbida de nomear molhos ou condimentos que agregavam sabores doces e picantes.

A palavra mostarda, em italiano, deriva do termo “moutarde”, do francês, que está associado à expressão “mout ardent”, ou seja, “muito picante”. Da tradição e dos vinhedos italianos, a origem dessa compota está intimamente relacionada com o mosto das uvas pois, juntamente com o mel, ele era a base para a mostarda de Cremona em sua concepção por volta de 1600.

A Mostarda de Cremona é conhecida como mostarda de frutas, por ser elaborada a partir delas. Esse tipo de preparo pode ser encontrado em toda a Itália, mas a mais famosa que existe por lá é, sem dúvidas, a mostarda de Cremona.

Este alimento versátil pode acompanhar queijos mais suntuosos, qualidade do roquefort e o provolone, ou acrescentar sabor e delicadeza a pratos assados ou cozidos, como um bom bollito misto, um cozido de carnes típico italiano.

Seja como acompanhamento ou estrela da refeição, a mostarda de Cremona é uma saborosa surpresa para o paladar e deve ser apreciada sem moderação!

Também já passamos uma deliciosa receita de pato recheado com mostarda de Cremona há um tempo atrás.

Conheça nossa variedade de vinhos!

Por Sonoma Market

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário