a razao de pontuar os vinhos

A Razão De Pontuar Os Vinhos

Por que os Vinhos São Pontuados ?

Beber um vinho é muito mais que isso. Há critérios que vão além do paladar.

De estrelas a taças, todos os grandes críticos de vinhos criaram sistemas próprios de pontuação para falar dos rótulos: se são bons, muito bons, ou simplesmente fantásticos.

Essa classificação alterou o modo de fazer vinho e, inclusive, o preço dos produtos. Entenda alguns dos critérios utilizados para esse cálculo.

Tudo começou com Robert Parker, o crítico norte-americano, e seu famigerado sistema de 100 pontos.

Os vinhos do sul do Rhône tornaram-se estrelas depois da paixão arrebatadora que acometeu Parker, e com isso, seus preços subiram e os rótulos ganharam o status de “vinhos-celebridades”.

A avaliação de um vinho é dividida em quatro partes: visual, olfativa, gustativa e final. A visual é o primeiro contato com o vinho, quando ele é servido na taça.

Também é o momento em que se pode observar se há algum problema. A olfativa diz respeito aos aromas do vinho, tanto sua qualidade quanto complexidade.

Os quesitos gustativos abrangem o trio acidez-adstringência-álcool, entre outros pontos. A parte final classifica a persistência do sabor na boca.

Os aspectos visuais do vinho são a limpidez e a transparência. Quanto mais límpido e transparente, mais alta a pontuação nesses quesitos. Vinhos turvos podem ser defeituosos.

A cor também é julgada nesse quesito, mas as notas são mais subjetivas. Para sentir – e classificar – os aromas do vinho, eles devem ser sentidos antes e depois de analisar a cor.

Os adjetivos Floral, Frutado ou Vegetal remetem ao conjunto de aromas, mas também são analisados a duração e quantidade de diferentes aromas na taça, por exemplo.

Quando a avaliação chega aos quesitos gustativos, açúcares, acidez, álcool, taninos e corpo são os principais critérios considerados – e pontuados.

A análise também inclui o conjunto do vinho, como quanto tempo seu sabor dura na boca ou o equilíbrio de todos os fatores. E depois de engolir o vinho, qual a sensação?

Essa é a avaliação final. É nessa parte que se percebe o “fim de boca” ou “retrogosto”, muito comentado por críticos.

E agora, que tal pontuar sua próxima garrafa? Não esqueça de ser sincero em todos os pontos…

Por Sonoma Brasil

Conheça os excelentes vinhos da Sonoma

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário