É da região de Piemonte, na Itália, que vem a casta de uvas Barbera.

Juntamente com o Barolo e o Barbaresco, a uva é responsável por um dos 3 “B”s: três tipos de vinho que vem conquistando cada vez mais espaço nas mesas dos degustadores de todo o mundo.

Originária do país que disputa com a França o título de maior produtor mundial de vinho em volume de litros, a Barbera é chamada carinhosamente de “princesa” das 3 “B”s, seguida do “príncipe” Barbaresco e do “rei” Barolo.

“La Barbera”, como é conhecida na Itália, é uma uva da qual se derivam vinhos de sabor mais fresco e frutado do que os outros dois, Barolo e Barbaresco. Segundo registros de plantio de vinhedos de Barbera no século XIII, sua terra natal é a cidade de Casale Monferrato.

A acidez natural da Barbera a torna perfeita para o cultivo em regiões de clima quente, resultando desde vinhos mais baratos até os mais especiais, com boa estrutura e relativamente longevos.

Para harmonizar com vinhos Barbera, nada como recorrer à culinária da mesma origem, ou seja, antepastos e embutidos italianos. Graças ao seu corpo médio e boa acidez, degustar um vinho Barbera significa automaticamente ser tentado às massas com molhos mais fortes, como por exemplo o clássico spaghetti alla Bolognese, pratos com funghi ou ainda prosciutto di Parma.

Quem está no Brasil encontra boas safras de Barbera no mercado, como Angheben Barbera 2007, Valfieri Barbera d´Asti DOC ou Michele Chiarlo Barbera d´Asti “Le Ormes”, todos eles a preços dignos de um jantar sofisticado, mas sem exageros.

Por Sonoma Brasil

Os melhores vinhos italianos você encontra na Sonoma


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

 

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário