A palavra Cabernet denomina inúmeros tipos de uva, começando pelas clássicas Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, e seguindo pelas novas culturas como Blanc, Cubin, Cortis, e muitas outras.

A mais conhecida, a Cabernet Sauvignon, é tida como uva nobre, sendo o resultado do cruzamento entre Cabernet Franc e Sauvignon Franc. Assim como as demais uvas Cabernet, a Cabernet Sauvignon também vem de Bordeaux, uma região de prestígio entre as produtoras de vinho francesas e mundiais.

Embora tenham o mesmo nome, são notáveis as diferenças entre as Cabernets, tanto na maneira de produzir os vinhos quanto nos sabores e aromas finais. Enquanto os vinhos de Cabernet Sauvignon têm sabor intenso e corpo médio para maior, os vinhos de Cabernet Franc são menos ácidos e tânicos, de corpo mais reduzido.

Cabernet Sauvignon pode ser tranquilamente armazenada em barris de madeira, onde adquire características de cedro tostado, madeira e baunilha. Já o Cabernet Franc só deve sofrer este envelhecimento se o processo não comprometer sua delicadeza.

Os amantes brasileiros de Cabernet Sauvignon sabem que, na América Latina, a produção deste tipo de vinho é liderada pelo Chile, um país que vem aprimorando sua produção a cada ano.

A grande vantagem do Chile sobre outras regiões produtoras no mundo é que as uvas Cabernet Sauvignon lá cultivadas não sofreram com a praga Phylloxera, que dizimou os vinhedos europeus. Essa praga obrigou muitos países europeus a plantarem Cabernet com enxertos sobre raízes de outras espécies.

Mas as espécie européias podem ser plantadas no solo chileno em “pé-franco”, sem precisarem de enxerto, já que a praga não chegou ao solo sulamericano.

Por Sonoma Brasil

Vinhos Cabernet Sauvignon você encontra na Sonoma!


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

 

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário