manual para temperos especiais

Manual Para Temperos Especiais

Os europeus simplesmente deram a volta ao mundo para encontrar a fonte dessas pequenas maravilhas: as especiarias, os temperos.
As especiarias são um conjunto de produtos de origem vegetais oriundos principalmente do Oriente, incluindo a China e a Índia, cujo sabor e/ou aroma é acentuado, mas não necessariamente picante, como a pimenta.

São produtos que realçam determinadas características dos alimentos. “Muitas vezes, são tantas as especiarias em uma receita, que não conseguimos processar todos os sabores, é muita informação”, alerta o chef Eric Thomas, do restaurante Tantra, de comida afrodisíaca.

A maior parte das especiarias é originária do Leste Asiático, entre China e Índia, mas algumas se espalharam também pela costa do Mediterrâneo, influenciando a dieta local, outra boa representante da culinária ‘bem temperada’.

Enquanto algumas delas já se tornaram populares e são cultivadas nas áreas tropicais do continente americano desde a época da colonização europeia – outras permanecem mais “exclusivas”: o açafrão, por exemplo, é tido como uma das mais caras, pois para cada quilo do condimento, é necessário processar manualmente 150 mil flores, que são plantadas em uma área de dois mil metros quadrados.

Além das qualidades gastronômicas, muitas especiarias também beneficiam a saúde de seus consumidores, sendo inclusive utilizadas medicinalmente.

O cardamomo, termo que na verdade abrange três espécies da família do gengibre, é comum na medicinal tradicional chinesa, vietnamita, coreana e indiana; o açafrão foi utilizado, ao longo da história não só como condimento alimentar, mas também como auxiliar no tratamento de câncer e depressão.

Se a sua única experiência em um restaurante tailandês, por exemplo, foi intensa demais, não se assuste: temperos são culturais, e é sempre recomendado não abusar das quantidades.

“As iguarias baianas, adoradas no país todo, são preparadas sob a mesma lógica das orientais – que destacamos como muito condimentadas”, explica o chef Thomas.

As masalas, por exemplo, são temperos indianos feitos de diversos condimentos e usados na mesma receita que o curry, por exemplo – o que explica o ‘excesso de informação’ dos pratos típicos.

Segundo Thomas, em algumas regiões do Extremo Oriente, como as Ilhas Maldivas ou o Sri Lanka, as masalas são utilizadas até no café da manhã.

E depois de toda essa conversa sobre temperos e condimentos, qual vai ser o escolhido para inovar na cozinha?

Por Sonoma Brasil

Conheça os produtos da Sonoma.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário