Um pequeno e informativo guia com dicas e recomendações de vinhos para o calor e dias quentes, incluindo tintos frescos e leves. Confira e escolha o seu favorito!
fqjfumgobsgltb6na8sy

O clima esquentou? Dicas de vinhos para dias quentes!

O clima esquentou? Dicas de vinhos (inclusive tintos) para dias quentes!

Que calor! Nestes dias tudo que a gente quer é sombra e água fresca… Mas não precisa deixar os vinhos de lado!Temos opções muito mais saborosas e refrescantes que vão muito além dos brancos. Eles são acompanhantes ideais para os dias de sol à beira da piscina, na praia ou até mesmo no parque.

Só não se esqueça dos tintos… Tintos nesse calor? Sim! Tem muitos tintos bons e leves, e alguns podem até serem servidos mais geladinhos, tudo para refrescar.

Prepare a adega com as nossas dicas de vinhos para os dias quentes!

Vinhos Brancos

Pensou em calor, pensou em vinho branco! É inevitável não fazer essa ligação, e não é para menos, afinal de contas os vinhos brancos são de fato incrivelmente leves, suaves, refrescantes… Perfeitos para espantar o calor!

Mas quais?

A dúvida sempre surge ao ter que escolher os rótulos? Deixa com a gente! Veja nossa seleção de brancos…

Sauvignon Blanc

É muito difícil de errar com essa casta, para não dizer impossível! Suave no paladar, com uma acidez perfeita, o Sauvignon Blanc agrada a todos os paladares, desde os mais simples até os mais exigentes.

Harmonize com: salada de carpaccio, peixes assados e até mesmo queijo de cabra.

Chardonnay

Apesar de mais encorpado, o Chardonnay nunca perde sua refrescância típica dos brancos, devido as super aromáticas notas olfativas frutadas sempre presentes no paladar.

Harmonize com: petiscos leves, saladas com frutas ou carnes brancas.

Riesling

Diferente dos outros vinhos brancos que são feitos com castas mais jovens, o Riesling é uma das uvas que melhor evolui com o passar dos anos. Aromático, sensível e elegante, além de notas florais ao fundo, seus minerais se destacam.

Harmonize com: carnes brancas (em geral) assadas, risotos leves e queijos.

Chenin Blanc

Equilíbrio perfeito entre acidez e sabor, o Chenin Blanc conta com uma incrível evolução no paladar e ainda traz notas aromáticas de avelãs, pêssego e damasco. Mais refrescante, impossível!

Harmonize com: queijos amarelos, pratos à base de frutos do mar ou aves assadas.

Gewurztraminer

O nome pode ser difícil de se pronunciar, mas o vinho é super fácil de apreciar. Este elegante e delicado branco da Alsácia possui fragrâncias pra lá de fascinantes e notas herbáceas.

Harmonize com: carne de porco, peixes e frutos do mar.

Pedro Ximénez

Este encorpado vinho licorado de notas aromáticas de uvas passas é o resultado do perfeito equilíbrio entre acidez e frescor.

Harmonize com: saladas, tortas e pudins, de preferência bem geladinhos.

Tintos

Achou estranho uma seleção de tintos em vinhos refrescantes? Não se assuste!

Muitas pessoas acham que os vinhos tintos só combinam com climas mais amenos, afinal, quem nunca tomou uma taça e sentiu em seguida aquele calorzinho?

Não é à toa que este espanto surge quando falamos sobre tintos em dias quentes. Mas isso pode e deve ser possível! Como? Simples, é só escolher rótulos que se destaquem pela graduação alcoólica mais baixa e que permita ficar alguns minutinhos em um balde com gelo.

Mas, quais?

Ainda na dúvida? Calma, nós listamos esses tintos aqui:

Pinot Noir

Destaque com seus aromas frutados e notas de especiarias, o Pinot Noir possui uma acidez refrescante ao mesmo tempo que que mantém toques terrosos. Perfeito para dias quentes!

Harmonize com: peixes, carnes vermelhas magras e queijos brancos.

Beaujulais

Um dos tintos mais leves, este vinho possui aromáticas notas de frutas vermelhas bem frescas, um sabor marcante e refrescante.

Harmonize com: carnes de porco, aves e peixes.

Valpolicella

Extremamente aromático, com aromas de frutas passadas, secas e doces. No paladar muita mineralidade e principalmente estrutura. Uma verdadeira joia!

Harmonize com: aves com molho de ervas, pratos de frutos do mar e saladas.

Cabernet franc

Vindo do Vale do Loire, França, esta região costuma oferecer vinhos bem leves e frescos, porém sem perder a intensidade necessária para um tinto. Elegância e maciez presentes em uma só garrafa.

Harmonize com: carnes vermelhas assadas, risotos leves e carnes brancas.

Mesmo depois de toda essa lista, você só consegue pensar em se refrescar com aquela cervejinha? Dê uma chance para os minerais rosés, como o Portuguieser. Não estamos loucos, mas surpreendentemente, essa casta possui a acidez igual à da cerveja, e inclusive harmoniza com os mesmos petiscos. Vale a pena experimentar!

Conheça nossa variedade de vinhos

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário