Receita perfeita para o almoço de domingo, este espaguete ao vôngole harmoniza maravilhosamente bem com uma taça de vinho branco ou rosé! Aprenda a preparar.

Por Lena Mattar

Ingredientes

Ingredientes da pangritata (farofa de pão):

  • 1 xícara de pão bem picadinho (pode ser pão velho, desde que não esteja muito duro)
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • Raspas de 1 limão siciliano
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Ingredientes da massa:

  • 400 g de espaguete ou linguine (precisa ser massa seca e longa)
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 punhado de salsinha fresca picada
  • 1 pitada de pimenta calabresa
  • 250 ml de vinho branco seco
  • 1 kg de vôngole com casca

ingredientes-receita-espaguete-ao-vôngole

Modo de preparo da massa

Aqueça uma panela grande (onde caibam as conchas e a massa) e adicione o azeite. Deixe aquecer por 1 minuto e então adicione o alho picado e a pimenta calabresa. Deixe dourar por 1 ou 2 minutos e então adicione o vôngole.  Atenção: descarte qualquer concha que já esteja aberta.

Logo na sequência, acrescente o vinho branco e tampe a panela. Aumente o fogo e deixe cozinhar até que a conchas se abram, descartando qualquer concha que não fique aberta ao final. Com uma escumadeira, retire as conchas já cozidas e reserve.

Cozinhe a massa por alguns minutos a menos do que sugere a instrução do pacote uma vez que, depois escorrê-la, ela irá para a panela e será misturada com as conchas. Por isso, cozinhará mais um pouco. Separe ½ xícara da água do cozimento da massa e reserve. Escorra a massa e reserve-a na panela aquecida, mas fora do fogo.

Pegue a água do cozimento da massa que você separou e adicione ao vinho branco. Em fogo médio-alto, acrescente a massa e misture com afinco. Para mexer bem, utilize um pegador (tome cuidado para não quebrar a massa). A ideia é incorporar a massa ao caldo ao passo que ele reduz e “engrossa” levemente por conta do amido da água do cozimento. Retire do fogo e coloque em uma vasilha grande ou já sirva dividindo entre os pratos.

Obs: É importante salientar que essa não é uma massa que ficará coberta por um molho grosso, como um molho branco ou de tomate.

Finalize com a farofa de pão e a salsinha picada. Sirva imediatamente.

Harmonizando o spaghetti ao vôngole com vinhos

A massa com vôngole pode ser harmonizada com vinhos de estilos diferentes. Caso você seja da turma dos vinhos brancos, um vinho branco italiano o Caviro Musiolo Bianco. Leve, fresco e super convidativo. Ideal para combinar com amigos e boa conversa, aperitivos, bruschettas, salada de bacalhau e spaghetti alle vongole.

Outra opção é o Mandorla Fiano, um vinhos branco italiano da região da Puglia muito suculento, equilibrado e gastronômico. Para harmonizar, pensamos em um fettuccine Alfredo com frango, um linguine alle vongole ou ainda um risoto de queijo brie com damasco.

Agora, se você é apaixonado por vinhos rosé, a indicação é o Castelli del Grevepesa, um vinho Rosato produzido nas Colinas da Toscana da Maremma. Perfeito para acompanhar o almoço nos domingos de sol. Vai muito bem para acompanhar entradas e crostini mistos, peixes e frutos do mar, tainhas, carnes brancas e legumes grelhados.

Outras receitas de massas com frutos do mar?

Então vem dar uma espiada nessa tradicional receita portuguesa de arroz com polvo, harmonizada com um belíssimo vinho tinto!

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário