Receita perfeita para o almoço de domingo, este espaguete ao vôngole harmoniza maravilhosamente bem com uma taça de vinho branco ou rosé! Aprenda a preparar.
Por Lena Mattar
Ingredientes
Ingredientes da pangritata (farofa de pão):
- 1 xícara de pão bem picadinho (pode ser pão velho, desde que não esteja muito duro)
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- Raspas de 1 limão siciliano
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Ingredientes da massa:
- 400 g de espaguete ou linguine (precisa ser massa seca e longa)
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 dentes de alho picados
- 1 punhado de salsinha fresca picada
- 1 pitada de pimenta calabresa
- 250 ml de vinho branco seco
- 1 kg de vôngole com casca
Modo de preparo da massa
Aqueça uma panela grande (onde caibam as conchas e a massa) e adicione o azeite. Deixe aquecer por 1 minuto e então adicione o alho picado e a pimenta calabresa. Deixe dourar por 1 ou 2 minutos e então adicione o vôngole. Atenção: descarte qualquer concha que já esteja aberta.
Logo na sequência, acrescente o vinho branco e tampe a panela. Aumente o fogo e deixe cozinhar até que a conchas se abram, descartando qualquer concha que não fique aberta ao final. Com uma escumadeira, retire as conchas já cozidas e reserve.
Cozinhe a massa por alguns minutos a menos do que sugere a instrução do pacote uma vez que, depois escorrê-la, ela irá para a panela e será misturada com as conchas. Por isso, cozinhará mais um pouco. Separe ½ xícara da água do cozimento da massa e reserve. Escorra a massa e reserve-a na panela aquecida, mas fora do fogo.
Pegue a água do cozimento da massa que você separou e adicione ao vinho branco. Em fogo médio-alto, acrescente a massa e misture com afinco. Para mexer bem, utilize um pegador (tome cuidado para não quebrar a massa). A ideia é incorporar a massa ao caldo ao passo que ele reduz e “engrossa” levemente por conta do amido da água do cozimento. Retire do fogo e coloque em uma vasilha grande ou já sirva dividindo entre os pratos.
Obs: É importante salientar que essa não é uma massa que ficará coberta por um molho grosso, como um molho branco ou de tomate.
Finalize com a farofa de pão e a salsinha picada. Sirva imediatamente.
Harmonizando o spaghetti ao vôngole com vinhos
A massa com vôngole pode ser harmonizada com vinhos de estilos diferentes. Caso você seja da turma dos vinhos brancos, um vinho branco italiano o Caviro Musiolo Bianco. Leve, fresco e super convidativo. Ideal para combinar com amigos e boa conversa, aperitivos, bruschettas, salada de bacalhau e spaghetti alle vongole.
Outra opção é o Mandorla Fiano, um vinhos branco italiano da região da Puglia muito suculento, equilibrado e gastronômico. Para harmonizar, pensamos em um fettuccine Alfredo com frango, um linguine alle vongole ou ainda um risoto de queijo brie com damasco.
Agora, se você é apaixonado por vinhos rosé, a indicação é o Castelli del Grevepesa, um vinho Rosato produzido nas Colinas da Toscana da Maremma. Perfeito para acompanhar o almoço nos domingos de sol. Vai muito bem para acompanhar entradas e crostini mistos, peixes e frutos do mar, tainhas, carnes brancas e legumes grelhados.
Outras receitas de massas com frutos do mar?
Então vem dar uma espiada nessa tradicional receita portuguesa de arroz com polvo, harmonizada com um belíssimo vinho tinto!