rzrexvvyo2nxtrnndjmx

Spring is in the air…

Spring is in the air…

Ah, a primavera… Tem estação do ano mais inspiradora? Tempo bom para se dedicar à gastronomia!

Ah, a primavera… Tem estação do ano mais inspiradora? Tempo bom para se dedicar à gastronomia!

É quando os jardins começam a florescer, árvores e amores também. Quando desperta tudo aquilo que estava dormente no inverno. Vida talvez seja a palavra – tudo colorido, alegre e cheio de vida! Que tal aproveitar o clima, e seus bons frutos, e dedicar um tempo às panelas?

É fato que, em se tratando de um país de clima tropical, não sofremos grandes restrições alimentares durante o ano. Ainda assim, alguns alimentos, como a alcachofra, desaparecem dos mercados e feiras, a não ser que tope pagar preços altíssimos! Falo da alcachofra porque sou simplesmente apaixonado, mas a lista é enorme, acredite.

O maracujá, em inglês, “passion fruit” (a cara da primavera, não?!), é um bom exemplo de fruta típica da estação, e não só pelo nome, não. Somente quando as temperaturas do inverno ameaçam subir que começam a aparecer os melhores azedinhos, e essa fase só dura até o final da primavera. Além dele, acerola, banana maçã e prata; caju; graviola; jabuticaba – só setembro e outubro! -; laranja baia, lima e pera; maçã fuji e formosa; mexerica; nêspera; tamarindo; e uva thompson.

Meu legume preferido, a alcachofra, como já disse, também está em seu auge! Inclusive notei que a primavera já estava chegando quando os preços começaram a baixar na feira. Cenoura, ervilha, inhame, jiló e mandioca são outros legumes que estão em alta.

Como descendente de sírio-libaneses, não posso deixar de comemorar a chegada da folha de uva e da hortelã, que também nunca passam despercebidas (experimente fazer um charutinho fora da época!). Também são notadas – e celebradas – a melhora notável no sabor do aspargo, beterraba, brócolos, chicória, couve-bruxelas, couve-flor, erva-doce, espinafre, louro, mostarda, palmito e rabanete.

Frutas, legumes e verduras não são os únicos que estão na época. Alho, cebola e ovos de codorna, além de alguns peixes, como bagre, dourado, manjuba e namorado (outra brincadeira da primavera! Rs) também estarão mais frescos, saborosos e baratos!

Pode existir época melhor para cozinhar?!

Primavera até no nome

Salada, rolinho, arroz, risoto e até pavê já ganharam nome da primavera! Com exceção (por sorte!) do pavê, todas elas levam verduras e legumes. As receitas tradicionais pedem os mais conhecidos, como cenoura, abobrinha, e brócolis, mas, agora que você já sabe quais estão na época, aproveite e crie suas próprias receitas!

Se estiver sem criatividade, damos alguns sugestões. Confira algumas receitas aqui:

Harmoniza com esta matéria:

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário