TANINO

Tanino – Descubra Tudo Sobre essa Característica

 

Tanino – O Que Significa ?

Dentre os termos utilizados em degustações de vinho, “tanino” é certamente um dos que mais aparecem. Mas, você sabe o que significa essa palavra?

Tanino é um composto fenólico (um grupo de antioxidantes) que atua na defesa de uma planta ou fruto.

Esse composto está geralmente em partes lenhosas das plantas e em frutos não maduros, protegendo-os de predadores.

Em contato com a saliva de um predador, as células vegetais da planta ou fruto liberaram os taninos, que dão aquela famosa sensação de ‘boca amarrada’ associada à adstringência, além de liberar um sabor amargo que espanta o predador.

Você já deve ter sentido isso ao morder uma semente de uva, ou comer uma banana muito verde.

Por isso que, em algumas degustações de vinho, escutamos o termo ‘taninos’ com frequência, designando o teor de adstringência da bebida como pouco ou muito tânica.

Vinhos feitos com uvas de casca grossa, como o Cabernet Sauvignon, são considerados muito tânicos e complexos, enquanto outros, como o Pinot Noir, feitos com uvas com cascas mais finas, são mais delicados e pouco tânicos.

Curiosamente, a característica de ser ou não tânico é associada somente aos vinhos tintos, uma vez que os brancos possuem quantidade reduzida de taninos.

Isso se deve ao fato dos vinhos brancos não serem fermentados com partes sólidas da uva.

Além de ser associado à degustação de vinhos e sensações que provocam ao paladar, os taninos também têm papel fundamental no processo de produção da bebida, já que o nível de maturação dos frutos é um fator importante para decidir quando a colheita deve ser feita.

Por Sonoma Brasil

Conheça os vinhos do momento.


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

 

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário