Não é à toa que ao saber da existência de vinícolas mineiras, muitas pessoas além de curiosas, acham difícil de acreditar. Afinal, uma região de clima seco e quente dificilmente seria o terroir ideal para o plantio de uvas. Mas o grande trunfo dos sócios da Estrada Real, foi encontrar a casta que melhor e adapta a este clima: a Syrah. Veja como foi possível este projeto tão inusitado.
Projeto Inusitado
Fundada por um agrônomo e um médico que tinham em comum a paixão por vinho e o desejo de inovar no mercado, a vinícola Estrada Real conseguiu unir a qualidade francesa à criatividade brasileira. O resultado? Vinhos com excelência e aromas tão marcantes que fizeram que a deixaram conhecida pelo primeiro vinho fino produzido em Minas Gerais: o Primeira Estrada Syrah.
O segredo? Diferentemente de outras regiões, onde a colheita é feita no verão, em Minas Gerais, ela é realizada entre o outono e inverno para que seja aproveitado o clima ensolarado de dia e o vento frio da noite. Essa combinação é ideal para o cultivo da Syrah, proporcionando o alcance do mais perfeito estado de maturação. A uva, conhecida por sua potência, precisa mesmo evoluir o máximo que puder nas vinhas, amaciando seus taninos e deixando seus sabores mais aparentes; Ao mesmo tempo, o típico friozinho mineiro deu uma acidez que muitos consideram o trunfo desse vinho.
Primeira Estrada Syrah 2010
Sempre atrás desses achados, o Sonoma foi um dos primeiros a levar o Primeira Estrada para além das estradas de Minas. De cor púrpura, traz um toque de caramelo e pimenta-preta, típicos da casta (e das fazendas mineiras também!). Sabe aquele tanino que amacia a boca? Ele está presente no Primeira Estrada Syrah 2010, assim como o potencial de guarda da linha dos Syrahs australianos.
Harmonização: Carnes assadas e suculentas, como a costela.
Quanto custa: R$ 53 (Exclusividade Sonoma!)
Conheça nossos vinhos nacionais