A perfeita sintonia entre o Brasil e a Merlot
Uva francesa em território brasileiro! E o resultado é surpreendente.

Uva francesa em território brasileiro! E o resultado é surpreendente.

Quando falamos em vinhos nacionais, a região Sul logo é lembrada, já que possui condições climáticas favoráveis para a produção de excelentes rótulos. A variedade francesa Merlot, por exemplo, tem se adaptado muito bem ao terroir brasileiro, onde tem se produzido vinhos de qualidade inquestionável.

Segundo dados da OIV (Office Internacional de la Vigne e du Vin), o Brasil tem se situado, nos últimos anos, entre os 20 maiores produtores de vinho do mundo. Porém, o consumo dos brasileiros ainda é reduzido. Cada brasileiro bebe, em média, cerca de dois litros de vinho por ano – bem pouco se forem levadas em consideração a superfície e a população do país. Entretanto, percebe-se um aumento de interesse dos brasileiros na bebida, graças a melhora da qualidade do vinho nacional.

Um dos motivos de destaque é a adaptação de algumas uvas ao nosso terroir, como é o caso da Merlot. “É uma das variedades que se expressa muito bem nos diversos microclimas brasileiros. Observamos seus resultados em Encruzilhada do Sul e no Vale dos Vinhedos, ambos no Rio Grande do Sul. Apesar de serem territórios com características distintas, apresentam resultados qualitativos de alto nível, porém, cada um revela um perfil enológico particular”, comenta a enóloga Monica Rossetti, da renomada vinícola brasileira Lidio Carraro. Monica, no entanto, destaca que uma das virtudes da uva é justamente sua ampla versatilidade de adaptação, ou seja, é uma variedade cultivada em muitos lugares do mundo.

Atualmente, a região sul do país é a única representativa para o cultivo da Merlot no Brasil e, por isso, naturalmente, se torna a mais importante. “É interessante destacar também que as condições de terroir do sul do Brasil permitem a elaboração de um Merlot mais elegante e equilibrado em comparação à outras regiões da América do Sul”, complementa. Inspirada na busca pela identidade do vinho brasileiro, a vinícola Lidio Carraro orgulha-se por manter sua filosofia purista – que visa a interferência mínima e o máximo respeito à expressão natural da uva e do terroir de origem, oferecendo vinhos de carácter natural.

A uva Merlot, que agrada muito o paladar dos brasileiros, possui aromas típicos de frutas vermelhas e oferece bebidas mais encorpadas. Muitas vezes, pode-se observar que a variedade é misturada com outras, principalmente, a Cabernet Sauvignon. Essa junção é feita para somar o corpo da Merlot com os taninos da Cabernet Sauvignon. Porém, esta mistura muitas vezes resulta no domínio do vinho pela Cabernet. De fato, para se conhecer o verdadeiro gosto da variedade é indispensável ter experiência com um vinho 100% Merlot… ainda mais, se ele for produzido em nosso terroir.

Por Sonoma Brasil

Conheça nossos produtos.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário